Rebelde!


Hola! que onda?

Eu parto do princípio que eu só escrevo assuntos que eu conheço. Por isso temos que nos adaptar. Muita, mas muita gente me pergunta e me pede matérias sobre o RBD (Rebeldes). Eu tenho que ser sincera e responder que eu não sei absloutamente nada sobre eles, e só os reconheço por seus uniformes clássicos.
Mas, tenho amigos que conhecem e são fãs.
Por isso pedi pro meu "correspondente Televisa", Nathan,  preparar um texto pros fãs. No final, leio o que ele escreveu e aprendo um pouco sobre eles.



Rebelde






Eles chegaram chegando, em uma época que o SBT já estava iniciando sua crise devido ao crescimento da Record. Uma novela com um título um tanto quanto peculiar estreou no dia 15 de agosto de 2005, 17:30 horário de Brasília, disputando diretamente com Malhação , a febre Rebelde começou.
Ninguém (exceto eu) imaginava o sucesso que a novela faria em terras tupiniquins, mesmo com diversas trocas de horários, uma dublagem horrível, Rebelde ainda sim foi o pote de ouro da emissora. Conhece a história teen? Não ? Então aí vai.... 




Um colégio particular da alta sociedade mexicana, o Elite Way School (que foi o sonho de 9 entre 10 estudantes da época) , era o palco , para história divertidas, de amor e intrigas, que lembravam e muito o dia a dia dos jovens, inclusive os brasileiros.
Mia a patricinha, Roberta a riquinha roqueira , Lupita a nerd boazinha, Giovani o pobretão vida louca, Miguel o galã em busca de justiça, e Diego o playboy mimado. Estes sendo os principais protagonistas da trama, que depois formariam o fenômeno RBD. A novela abriu as portas ainda mais do mundo para a Televisa, para os atores Anahi, Dulce Maria , Maite Perroni, Christian Chavez , Alfonso Herrera, Christopher Uckerman, Angelique Boyer, Eddy Villard, Diego Boneta, Alison Lozz, etc etc etc. 



Fama , depois de Rebelde cada um com seu ramo , descobriu o sabor dela, e a nível mundial. Música, cinema, séries, eles são garantia de sucesso. Um dos destaques da trama, foi Ninel Conde uma cantora, ex Big Brother , com curvas bem brasileiras , na novela ela fez um papel não muito diferente dela própria, a cantora boazuda Alma Rey. A novela ainda chamou atenção por não se concentrar na história da moça pobre que se apaixona pelo homem rico, aqui ninguém era tão mal e muito menos bom. Personagens com desfechos mais reais ao longo de três temporadas.....
Mas você sabia que a novela Rebelde não foi tão famosa em audiência no México? Suas três temporadas somaram 20/ 19/ 17 pontos respectivamente . Claro, não nega-se o sucesso, devido aos horários 7 da noite e posteriormente 6 da tarde. 




Mas a Televisa exibiu tramas juvenis com muito mais audiência Mi pequeña traviesa, Primer Amor e Amigas y Rivales, por exemplo. Mas o que foi um fenômeno mesmo, e indiscutível foi a banda formada pela novela o RBD. Milhares de cds e dvds vendidos, suas músicas nas paradas de sucesso, multidões de fãs espalhados pelos 4 cantos do mundo, brinquedos, revistas, roupas, figurinhas, pôsters tinha tudo deles. Estavam o tempo todo na tv, ganharam prêmios, cantaram no Miss Universo, na trilha oficial do Big Brother Mexico, do reality circense Los Cinco magníficos, gravaram o tema oficial da Copa do Mundo,para o México em 2006, lotaram o Maracanã, enfim foram um furacão mexicano. 
Uma triste parte desta fama toda, foi a morte de três fãs brasileiras, esmagadas devida a euforia dos jovens. Até que em 2009 o grupo que permanecia mesmo três anos após o fim da novela, decidiram se despedirem dos fãs, para cada um dos integrantes seguir carreira individual. E o que aconteceu com os amados, adorados e inesquecíveis ex RBD's .....?


Bem ainda em 2009 Anahi lançou se na carreira musical solo, mesmo com muitas críticas Any levou os fãs ao Delírio. O cd Mi Delírio foi um sucesso de vendas incluso no Brasil , a loira deu close no Jô, Ana Hickman, Eliana , Celso Portiolli, Gugu.....Só deu ela. Já na tv Anahi protagonizou Dos Hogares, novela das nove lá , quanta responsa! A novela não foi muito bem em audiência mas nunca deixou o primeiro lugar, depois disso se afastou dos espetáculos, e hoje se prepara para realizar o sonho de casar. O sortudo é um governador mexicano. 




Maite Perroni foi a que mais se deu bem na Televisa, hoje ela é considerada uma das rainhas das novelas da nova geração ja protagonizou pós RBD : Cuidado con el Angel, Mi pecado, Triunfo del amor , Cachito del Cielo e La gata. Além de participações em series e filmes. Em 2014, também lançou se na música, e com Eclipse de Luna , foi sucesso mais uma vez aqui no Brasil.



Dulce Maria, é muito amada ainda no Brasil a ruiva participou de diversos programas aqui, inclusive da versão nacional da novela , produzida pela Record. Após o fraco sucesso de sua novela Verano de Amor (2009) ,segue firme e forte na música.  



Os meninos Poncho segue na atuação Camaleones, filmes e várias series como El equipo e Tiempo Final.




Cristopher fez sucesso na carreira com a serie da Fox, Kdabra, e tentou algo na música que não deu muito certo.  




Pollito tem um exército de fãs no Brasil, fez sucesso na música, participou do reality Esse Artista sou Eu, do SBT. O mais polêmico, assumidamente gay, e envolvido em escândalos com drogas e relacionamentos,



Mas duas grandes estrelas conhecidas em Rebelde foram Angelique Boyer , que faz muito sucesso na carreira de atriz, e seu ex Diego Boneta ,que hoje faz sucesso em Hollywood. Outros continuam marcando presença em tramas da Televisa, os irmãos Eleazar e Zoraida Gómez, Eddy Villard, Alison Loz (que também abandonou a carreira, segundo ela para seguir sua religião) ,Estefânia Villareal, etc. 





O tempo passou, e os fãs seguem firmes , loucos para conhecer o México, torcendo para volta do grupo, com as letras das músicas na ponta da língua, e acompanhando dia a dia , a vida dessas estrelas Rebeldes que marcaram a adolescência de muitos , que como eu "Soy rebelde, cuando no sigo a los demas"...


Esse texto foi do meu querido amigo Nathan, do site Televisa +! 
Gracias Nathan.



Curiosidades da Novela:





#01 – “Rebelde” não é uma novela originalmente mexicana

Talvez isso vai te chocar, mas “Rebelde” não é da Televisa e muito menos foi criada no México. Como faz ainda hoje, o canal mexicano comprou os direitos de uma novela já existente na Argentina e produziu sua própria versão. A original se chama “Rebelde Way” e foi criada por Cris Morena, simplesmente a mulher por trás dos sucessos “Chiquititas” e “Floribella”. Bem que a gente viu as semelhanças: são novelas juvenis com muita influência musical.

#02 – O SBT já tentou fazer uma versão brasileira antes do México

O México comprou os direitos de “Rebelde Way” em 2004, mas antes o SBT já pensou em comprar o original argentino e produzir uma versão brasileira. Chegaram a gravar um piloto com os atores (e dubladores) Fábio Lucindo e Marisol Ribeiro, mas não deve ter agradado a cúpula do SBT e deixaram pra lá. Se fosse hoje em dia, entregariam na mão de Íris Abravanel e bateriam picos enormes de audiência.


#03 – Hillary Duff e Lenny Kravitz já participaram da novela

Assim como nas novelas brasileiras, muitas celebridades já deram as caras em “Rebelde” como participação especial. Até mesmo as estrelas americanas Hillary Duff (foi meio forçado chamar ela de “estrela”, né?) e o cantor Lenny Kravitz. Além desses e de outros cantores latinos que provavelmente você nunca ouviu na vida, a banda Gorillaz também fez uma pontinha na trama dos rebeldes.



#04 – Ninguém esperava o sucesso no Brasil

Era difícil prever a repercussão da novela aqui no Brasil. Os índices de audiência (pelo menos no começo) foram elevadíssimos, e a vinda da banda RBD (formada pelos atores) quase destruiu o estacionamento de um shopping pelo excesso de fãs. Infelizmente saiu até morte no meio dessa confusão toda. O número de produtos vendidos no país também surpreendeu: CDs, boxes de DVD, revistas, livros… ufa!

#05 – Os rebeldes já estudaram juntos ANTES de “Rebelde”

Antes da novela “Rebelde”, a Televisa exibia uma trama juvenil chamada “Clase 406″ sobre um grupo de jovens que acabava formando um grupo musical. Além de parecer um plágio de “Rebelde”, chama a atenção os atores envolvidos no projeto: Anahí, Dulce Maria, Alfonso Herrera, Christian Chávez… espera aí, são os rebeldes mexicanos!!!

#06 – “Rebelde” teve uma versão feita pela Record que afundou na audiência

Após firmar um contrato com a Televisa e produzir uma versão de “Betty, a Feia”, a Record decidiu investir em um remake de “Rebelde” depois de rejeitar produzir uma versão de “Carrossel” (quem diria, heim?). Embora tenha começado muito bem, não deu nem para o cheiro da versão mexicana, tanto que a trama foi cancelada na segunda temporada de uma hora para a outra. E olha que eu estou falando de “cancelado” do verbo “acaba esse negócio aí daqui 5 capítulo, se vira galera”.

(Blog Coisas de Novela)


Nessas eu aprendi com vocês! Besitos.




Share:

3 comentários