Peña de Bernal

Marido aqui trabalha demais. Nossa Senhora.
Então oportunidades que ele tem de ficar em casa são raras. Por um milagre a empresa parou dois dias, quinta e sexta! Como tínhamos acabado de chegar de Cabos, não podia exagerar com o pedido... Fui bem sensata e convidei pra passear aqui por perto.

Sorte a minha que SLP está a 2 horas de todos os lugares do México (rs), vantagens de morar no meio do país.

Foi fácil escolher o destino: Peña de Bernal, um dos Pueblos Mágicos (Que expliquei tudinho aqui, CLICA!).



Fica em Querétaro, normalmente a 2:30, 3 horas daqui. Mas como nada no mundo é perfeito, encontramos a carretera em obras e demoramos mais 2 horas que o normal! Super tranquilo, #sqn, eu só rezava e pedia que a cidade fosse tão bacana que fizesse meu marido esquecer a chatice que foi ficar presa no carro com um baita calor! E como quem tem fé tem tudo, ADORAMOS Bernal! 

San Sebastián de Bernal,  tem como seu principal cartão postal , um antigo vulcão que se solidificou há mais de 10 milhões de anos e foi levado pela erosão, restando apenas uma rocha única do magma sólido, um monolito a 2.510m de altitude sobre o nível do mar. Bernal fica a 59 km de Querétaro, e sua maior atração tem 300 m de altura e eu nunca soube, mas é a 3. maior do mundo, perdendo apenas para Gibraltar, na Espanha e nosso Pão de Açucar , no RJ. Se é verdade ou não, vai saber, o que sei  é que o Pueblito se aproveitou dessa posição, e seu turismo gira em torno da rocha.




Longe de mim ser uma apreciadora de turismo ecológico, escaladas, montanhismo... Nossa, pago pra não fazer exercício físico.  Então a experiência de subir a rocha eu passei, apoiada na desculpa de que meu marido está com o joelho lesionado (UFA!). Mas é totalmente possível subir, de moto, de quadricíclo, escalando, andando. Disse a guia pra gente, que uma pessoa normal caminhando, levaria 2 horas. Um fumante, 3, 3h30m. E tem a opção de ir de moto. Mas até o cume não, é permitido até certo ponto, onde se encontra uma igrejinha minúscula.



Dizem que a cidade foi construída sobre uma imensa pedra de quartzo, antes minerada pelos espanhóis, hoje procurada por diferentes grupos por ser um local de energia muito especial. Verdade ou não, há milhares de anos o local recebe milhares de peregrinos. A guia até comentou (não sabemos se procede), que há fiéis que escalam a pedra, sem proteção alguma, contando só com a proteção divina, e tamanha é a fé, que nunca se registrou nenhum acidente.

É super fácil ter informações do turismo local,  tem um posto na praça principal e vários funcionários uniformizados pelo pueblito, super simpáticos.

Eu mergulhei na "Villa de Bernal" mesmo. Fofa, fofíssima. Parecia um cenário de filme (e ali foram filmados vários clássicos mexicanos mesmo, totalmente compreensível!). Fiquei encantada com as casinhas, as lojinhas, as ruas de pedra irregulares, e as sacadas das casas gente! Cheia de flores .... Bem "pintoresco" (sim, leram bem, aqui é PINTOresco, piada pronta). Tem museus ( Museo de la Máscara), tem lugares pra comer de todos os tipos e sempre presenteados com aquela paisagem linda que nos proporciona a Peña.







É a típica cidadezinha que tem A IGREJA, no caso, o Templo de San Sebastián Mártir, uma construção de estilo eclético, construído entre 1700/1725. Me espantei com o número de americanos por lá, e fiquei me perguntando se só eu nunca tinha ouvido falar....





Pra completar minha alegria muitos artesanatos.

Dicas:

- Calçados super confortáveis e garrafinhas d'agua.

- Onde comer? Um amigo me deu uma dica incrível, de um restaurante que fica ao lado da igreja San Sebastian, Calle Iturbide, chama "El Mesquite" . Além de ter um ambiente ímpar,  da comida ser excelente, vai te render fotos incríveis, pois o lugar tem uma localização privilegiada e um ângulo maravilhoso da Peña.






- Onde ficar? Hotel Centenário.  CLICA AQUI!
Fofo, fofíiiiissimo. Parece de boneca. Lá vi a igreja mais bonitinha do mundo. Une o conforto, paisagem, super recomendo!






- Passeio: de bondinho! O Turibus oficial de Bernal. Custa 70 pesos adulto e 50 crianças. Muito divertido, guias super animados que te contam tudinho, com muito senso de humor. A noite tem a versão de Lendas do Pueblo, com direito a fogos de artifício.



- Não deixem de provar:  As gorditas martajadas con chile rojo, as deliciosas enchiladas serranas con cecina, os nopales santos (me falaram também de "nopales en su madre", e nada de grosserias, chama assim mesmo...) ou  "barbacoa de borrego tapada con pencas de maguey". O mercado de postos de comida foi reformado e está mudando pra instalações super arrumadinhas. Eu confesso que não consegui comer tudo, porque comi super bem no almoço. Mas o cheiro de doces e queijos, é de deixar qualquer um doido.


Eu só acho uma coisa: o Blog tinha que ser patrocinado. Depois que subi fotos no meu insta e no meu face particular, todo mundo quer ir pra Bernal. Só acho que o governo mexicano poderia me apoiar e me convidar pra conhecer o país e mostrar pra vocês! Estão de acordo? Vamos começar uma campanha então!!!!! Seria mais feliz ainda..... hahahahahaha.




Share:

23 comentários

  1. Sem palavras, fotos e documentários que fascinam, a Igreja e o Restaurante são demais!!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, tudo bem?
    Muito legal seu blog...parabens! Me ajudou muito ...

    Mas ainda tenho algumas duvidas.
    Sei que esse post nao fala sobre isso, mas queria saber quão bem um casal com uma crianca viveria no Mexico sobrando no orcamento 12 mil pesos? Essa grana seria para empregada (1x na semana), lavanderia, cabeleleiro, roupas, jantares (nada muito chic), guradar grana para passeios etc ... isso seria em uma cidade tipo SLP mesmo ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola! Boa Noite! Olha só, 12 mil pra outros só? Creio que dá tranquilo, principalmente fora das grandes cidades (sem contar escola, gasolina etc....). Manda email pra gente: viviendoenelmexico@hotmail.com!
      Gracias.
      Mel.

      Excluir
  3. olá, boa noite, poderia me ajudar com uma questão? estou precisando de um redirecionador de encomendas do méxico para o brasil, uma pessoa ou empresa que tenha endereço físico no méxico, pode me ajudar?
    att. wilson santos
    (trabalho com importação)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz vou ficar te devendo!
      Não sei mesmo!
      Saludos!

      Excluir
  4. Hola Melissa. Soy Mexicana. Me ha encantado tu blog. Gracias por decir tanto y tan bonito de mi País. Mientras te leía, se me enchinaba la piel.
    Trabajo para una empresa de origen Brasileña. Aún no conozco Brasil pero espero prontito poder hacerlo. Me encanta tu país y su gente. Te mando un abrazo desde el D.F.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mucho gusto Alejandra! Estoy muy contenta por tu mensaje! Soy encantada por tu país, creo que tengo la alma mexicana! Qué padre que trabajas con los brasileños! Son buena onda como los mexicanos! jajajaja. Besitos! Mel.

      Excluir
  5. Melissa que post mais lindo!!!! Adoraria conhecer esse lugar que reúne tanta coisa linda. Como já disse em outro post, amo pueblitos que guardam a alma do país. Parabéns, pela viagem e pelo post!

    ResponderExcluir
  6. Apoio seu pedido!!! Peña Nieto, hazme el favor!

    ResponderExcluir
  7. Mais um post fantástico ! Impressionante como o México tem lindas cidadezinhas. Melissa, vc podia fazer um tipo de dicionário de comidas pois os nomes são bem complicados embora devam ser deliciosos.
    Apoio a campanha !

    ResponderExcluir
  8. Mais uma cidadezinha charmosa para a minha coleção de lugares para conhecer no México!!

    Mas acho que eu iria querer subir o "vulcão"... adoro ver a cidade de cima!!

    ResponderExcluir
  9. Eu também nunca tinha ouvido falar, mas adorei cada foto, cada detalhe, que vontade de visitar e conhecer tudinho.

    ResponderExcluir
  10. Adorei! Que cidade charmosa (inclusive, essas cidadezinhas coloniais sempre são!)

    E é muuuuuito parecida com Guatapé, na Colômbia - que também tem uma pedra gigante que dá pra subir (a vista vale o esforço, viu :p )

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo post, delícia de ler. Senti toda essa energia que o lugar tem com seus relatos e fotos!!

    ResponderExcluir
  12. Alessandra Maróstica de Freitas30 de setembro de 2016 17:15

    Que lugar lindo! Parece um cenário de filme. Ler seu post deixa qualquer um com vontade de conhecer o local. Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Olá, Melissa! Cada lugar mais lindo e diferente que você nos apresenta! Aliás, está fazendo um trabalho fantástico de divulgação do México, parabéns! Abraços, Cristina e Renato - blog Pegadas na Estrada

    ResponderExcluir
  14. que lugar lindinho!! adorei as cores! e fiquei esperando as fotos lá de cima da pedra aueaheua não vai ter tão cedo né??

    ResponderExcluir
  15. Que lugar mais adorável, fiquei doida aqui já imaginando a vista lá da rocha, adoro ver vistas das alturas e com certeza iria querer dá um pulinho lá em cima haha
    <3

    ResponderExcluir
  16. Hahaha... acho que meu marido sofre do mesmo problema. Trabalha muuuuuitoooo!

    Mas ainda bem que você conseguiu fazer render o passeio, que por sinal, é muito lindo e diversificado! :) Adorei conhecer Peña de Bernal com vocês.

    ResponderExcluir
  17. Você sempre me fazendo apaixonar mais por esse país, haha <3 Muito encantador!

    ResponderExcluir
  18. Legal a dica do seu blog! E preciso dizer que gostei do jeito que você escreve. É gostoso e com personalidade!

    ResponderExcluir