As "Quinceaneras" mexicanas.

Esqueça todos os conceitos de Festa de Quinze Anos que você já soube.


*fotos google

Assim que eu mudei pro México há quase dois anos passados, foi o primeiro contato que eu tive com a sociedade mexicana, o convite pra uma festa de quinze anos da filha de um funcionário da empresa do meu marido.  E fiquei assim, de queixo caído.

Eles levam muito a sério essa tal apresentação a sociedade, da "quinceanera".



Começa pelo convite, digno de casamento, cheio de rococós. 




O ritual consiste no seguinte: uma missa, de agradecimento. Da missa, elas seguem ao salão do baile, na grande maioria das vezes, elegendo uns BFFS para acompanhá-la em sua limusine, fazendo festa! Música alta e animação. Param nos pontos turísticos da cidade e tiram fotos! Quem nunca viu, quando estava no DF, muitas meninas e seus vestidos imensos, na frente do "Angel de la Independencia"?  Ou limusines fazendo a maior farra por onde passa? 








Depois do álbum e do tour na limusine .....

A "quinceañera" chega no salão munida de um vestido inspirado nos bailes europeus, ou nas Princesas da Disney. Chega a ser uma "fantasia", não é nem um vestido....rs A menina que eu fui na festa, maL conseguia andar com tantas camadas de tule! Mas estava feliz da vida. E pasmem: o que mais tem no centro de San Luis Potosí são lojas especializadas nesse tipo de vestido. Alguém aí assiste "Mi grand boda gitana?"... Pois é, acredito que as mexicanas só ficam atrás das noivas ciganas, tratando-se de vestidos! 




E no pacote vem as damas de honra, com os vestidos iguais,  mas óbvio que menos chamativos! E os "chambelanes" de fraque, sim gente!!! Descobri o que era chambelan quando o paquerinha da minha filha, me disse que seria o chambelan dela! kkkkk.




Outro ponto importante é o brinde, com a quinceañera, os pais e os padrinhos E o tradicional vídeo com a retrospectiva da aniversariante, aquelas fotos, que sua mãe tira já pensando em queimar seu filme em público. 
Depois a dança com o vô, o pai, o irmão, o melhor amigo, gente, não tem fim...  Claro, que aqui também tem as 15 rosas, uma na mão de cada amigo, que representam os 15 anos da menina. Mas pra mim, o ponto alto da cerimônia foi a dança entre a aniversariante e os chambelanes. Eles ensaiaram uma coreografia moderninha, com músicas de moda e se apresentaram, ovacionados pelos amigos.




Óbvio que por certa hora da noite, eles invadem a festa. De quem estou falando? Dos Mariachis , óbi. Festa de 15 anos sem mariachis, no México, não é festa. 



E uma curiosidade, tinha fotógrafos reportando tudo, mas depois ele vem e TE VENDE a foto. Raro não?!? Você vai embora da festa cheia de história pra contar e de lembrancinhas de todos os jeitos.

Ou seja, aqui o pessoal deve fazer poupança 15 anos pras meninas, ainda não caiu de moda. E quem é mãe de menino, centraliza todo esse cosmo na festa de primeira comunhão acredita?

Eu acho que todo mundo deve ir numa Festa de Quinze anos no México, é um evento cultural. Lógico que ela muda de acordo com o nível social da família, mas glamour, cores e brilho, creio que está presente em todas elas.


Será que minha filha vai fazer questão ou vai fazer a linha moderninha e viajar sozinha? A ver....rs

Saludos!

Share:

13 comentários

  1. Já fui à algumas festas de 15 anos aqui, é interessante como aspecto cultural porém muito brega, de muito mal gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto é subjetivo. O que pra você é brega, ou pra mim, pra outra pessoa, outra cultura, ,pode não ser! Faz parte do mundo deles. o bacana é conhecer.
      Saludos.

      Excluir
    2. Que gosto é subjetivo isso nem se discute e como eu disse, o aspecto cultural é interessante porém, o que me refiro é que em qualquer país a moda evolui seguindo tendências mundiais o que aqui parece que não acontece mas, como você disse: é o mundo deles... Saludos

      Excluir
  2. ACHO QUE ELA IRÁ PREFERIR AS FESTA HEIII JAJAJA!!! EU AMO AS FESTAS MEXICANAS DE QUINZE ANOS, OS PAIS FAZEM QUESTÃO DA FESTA E AS MENINAS SE SENTEM LINDAS E PRINCESAS, PASSAM ANOS E AINDA FICAM POSTANDO AS FOTOS DA FESTA DE TÃO INESQUECIVEL QUE FOI, SUPER LEGAL. SALUDOS ARIANE ROJAS.

    ResponderExcluir
  3. Prefiro as festas brasileiras. Os pais gastam rios de dinheiro em festas lindas! As meninas dançam a valsa com a família e depois se divertem horrores com os amigos em uma balada que dura toda a noite. Esses momentos são eternizados em fotos do dia em um book feito antes da festa, muitas vezes em cidades da Europa ou Estados Unidos. Gosto é subjetivo, o meu é bem apurado.

    ResponderExcluir
  4. Oi Melissa. Estou indo pra ai pro'ximo mes. Voce nao sabe de alguma pensao que tenha brasileiros para me indicar por gentileza ? Agradecerei muito Berto abracos. bobbb_22@yahoo.com

    ResponderExcluir
  5. Tá aí algo que não vi por lá! kkkk Um evento, sem dúvida. Ultimamente aqui anda também na onda dos eventos estratosféricos "causadores" para festas de 15 anos e outras. Eu já estou fazendo lavagem cerebral com as minhas pra que elas queiram viajar ao invés de festa! Descaradamente :-)

    ResponderExcluir
  6. Eu imaginava que esse tipo de coisa acontecia só no Brasil... Na verdade não vi tantas diferenças entre as tradicionais festas daqui, exceto é claro, pela venda da foto! Oi? Que viagem! A diferença é que no Brasil ( pelo menos no Rio) por muito tempo no lugar dos Mariachi entravam as escolas de samba! Rs

    ResponderExcluir
  7. Acho muito interessante saber como outras culturas se comportam em datas marcantes, a exemplo dessa. No México, com certeza, há muito glamour!!!

    ResponderExcluir
  8. Não sei como andam as festas de 15 anos no Brasil, já que as de 1 aninho mais parecem festa de casamento - a julgar pelos orçamentos - qdo completei 15 anos morava no interior de SC e lá existia o baile de debutantes (existe até hoje), onde as meninas são apresentadas para a sociedade, normalmente vestidos brancos e pares para se dançar a valsa. Eu optei por não ter pois pra mim não fazia sentido, mas respeito a tradição e a vontade das pessoas ... é como um ritual de passagem.
    beijocas
    Li

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que festão! Tem coisas até caricatas, né, bem culturais mesmo! Aqui no br as festas de quinze anos estão verdadeiros casamentos, juro, dá até para confundir vendo de longe. Eu não quis festa de 15 anos, mas se a Rafa quiser eu vou ficar toda feliz, rsrs. Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Já fui em bailes de debutante aqui no Brasil... Muuuito luxo mas breeega que só.
    Quinceaneras tb tem seu lado brega mas eu ia amar participar de uma pelas diferenças culturais, afinal tudo que é novo diverte mais né?

    ResponderExcluir
  11. Amo México amo a cultura a música

    ResponderExcluir