Consumismo no DF : Ciudadela!

Que o México é um mercado de artesanatos maravilhosos a céu aberto, pra quem lê meu blog, já deve saber.



Agora imaginem um lugar , de super fácil acesso, onde se tem TUDO! Absolutamente todos os tipos de artesanatos mexicanos juntos? Assim, colados, em lojinhas uma do lado da outra? Pois esse lugar existe e chama : Mercado Ciudadela, no DF.

Nunca tinha dado certo de eu me aventurar por lá... De todas as vezes que fui ao DF , sempre ficava pra depois, e quando minha mãe ler essa matéria, certamente vai me dar um pito do "por que" eu não ter a levado pra essas bandas. Mas dessa vez botei como prioridade, e fui passear por lá. Tudo bem que quase não chegamos! rs Fomos com medo....kkkk O taxista falou que estava tendo uma manifestação contra o presidente, insistimos! De novo não!!! Ele nem queria levar a gente pra lá... Mas insistimos... Não sabia que o quarteirão que se encontra as autoridades locais, fechavam os portões, evitando todos os acessos aquelas ruas ...cheio de policiais! Mas, corajosas que somos, não abortamos a missão (tudo por enfeitinhos!!!). Não deu nada, só friozinho na barriga.




Um lugarzinho bem simples, sem o luxo dos grandes shoppings,  mas cheio de cores, formas e surpresas. Chega aquela hora que a mente até se confunde! Parada super obrigatória pra quem tá afim de comprar lembrancinhas do México (clica!) para os amigos e familiares sem gastar tanta grana (15 pesos uma miniatura da caveira mexicana, uma árvorinha da vida 80 pesos e  200 pesos a coleção com 12 personagens do Chaves). Todas essas  artesanias você encontra lá! Clica!





Mas não pense que dá pra você deixar o marido tomando uma cervejinha e ir pra lá! Tipo, tire assim, no mínimo uma tarde toda! (São mais de 350 lojas!!!! oh my) É um mundo sem fim! Tenho que confessar pra vocês que não consegui ir em todas as lojinhas, como geralmente faço! Chegou uma hora que não sentia mais minhas pernas e cansa! É gente! Inacreditavelmente cansei!!!! Não se preocupem que óbvio que por lá, tem comidinhas da dieta mexicana! ;) Pode sentar, descansar, comer um taco, e voltar pra ativa....





Curiosidade...
O mercado se originou nas Olimpíadas que foi realizada no México em 1968: o governo convocou a todos os artesãos, desde Sonora a Yucatán, para trazerem mostras de seus artesanatos locais. Depois, em 1970, serviu como sede de souvenirs para o Mundial de Futebol de1970; por seu sucesso, passou a ser um mercado fixo....






Dica: Leve dinheiro em espécie, a maioria das lojinhas não aceita cartão! Tem lojas que trabalham sim, mas com dinheiro é mais seguro.

Outra Dica: Antes de sair comprando artesanias pela cidade, passe por lá! É mais barato e tem uma infinidade de opções...

E vá sem marido, você vai entender o por quê e me agradecer....rs



Missão cumprida! Status: falida.  Acho que o grande desafio aqui, é não comprar tudo que a gente vê pela frente e transformar nossa casa numa loja de 1.99. Aquele difícil equilíbrio entre o "cool" e o "brega"...rs (sofro!)


Horário de funcionamento:  Segunda a Sábado (das 9 as 19hs) e domingos (das 9 as 18h)

Onde fica: 
 Avenida Balderas y Plaza de la Ciudadela
Col. Centro delegación Cuauhtémoc.
México D.F., C.P. 06040
Site Oficial: Clica!

E não pensem que as dicas terminam nesse post! ;) Andei viu?

Share:

0 comentários