Mais um poquinho das "Haciendas" no México!

http://www.ocioenlinea.com/contenido/asueto-en-espacios-de-antano



O México tem mil e uma particularidades. Coisas realmente incríveis pra conhecer, como todos já podem ter percebido nos posts do Blog.
Eu quero mostrar um pouco das haciendas, ou fazendas antigas, que fazem parte desse país tão particular.

As fazendas surgiram quando México ainda era colônia da Espanha e muitas apareceram nos séculos seguintes. A maioria, pelo seu espaço territorial era destinada ao cultivo de milho, maguey ou agave (Link!) – como é mais conhecido hoje em dia (a planta que produz as famosas bebidas mexicanas: Pulque e Tequila), cana de açúcar, algodão, café, lenha, criação de gado e porcos. Enfim, vários tipos de fazendas que, como no Brasil, faziam crescer a economia do país na época e alimentavam a população mexicana.



Hacienda de La Concepción – Tepotzotlán – Estado de México

Hoje em dia, as haciendas são lugares mais procurados para festas de casamentos,  batizados e outras reuniões de famílias. Muitas se tornaram Hotéis e Pousadas e, graças a Deus, mantiveram sua arquitetura e charme rústico.
Como as que nos indicam AQUI!


Muitas mantêm ainda seus traços de fazendas de cultivo ou para criação de gado, claro. Sem glamour de festas “de revistas” nem nada. Para mim, são as mais bonitas.
Como a foto abaixo. (Fonte)
 



Tive a oportunidade de conhecer algumas que estão aqui no Estado do México, próximas onde moramos e, definitivamente, tenho vontade de conhecer muitas outras.

Uma delas, que fica pertinho aqui de casa, no meio da cidade, mais especificamente no município de Tlalnepantla, se chama Ex-Hacienda de Santa Monica. Peço mil desculpas, mas não encontro as minhas fotos. Como não permitem que a gente tire fotos do museu que aí se encontra, creio que guardei fotos somente no celular e já não tenho nenhuma. Encontrei um vídeo no Youtube que mostra um documentário sobre ela e compartilho abaixo.




Outra ex-hacienda que conheci por aqui, fica no município de Tepeji del Río, se chama La Cañada. Também conheci esse lugar porque tivemos uma festa de graduação. O mais interessante desses lugares é que mantêm as salas, quartos, cozinha, como antigamente. Parece que voltamos no tempo, embora algumas coisas sejam mais modernas.

Olhem só... Geladeira, microondas e a cozinha bem rústica de pedra.




Antiga “rede social”, onde o papo rolava solto enquanto lavavam louça e roupas.

 

Sala de jogos e de bate papo dos homens da fazenda. 






Outra muito bonita, fica no município de Tepotzotlán e se chama Hacienda La Concepción, podem dar uma olhada no Site Oficial!
As fotos abaixo são minhas, quando estive aí em 2013. Essa é muito conhecida por realizar festas de casamento BEM chiques mesmo. O lugar é lindo. Cheio de verde e romantismo pra todo lado.









E a última que conheci, num evento da escola dos meus filhos, também na região de Tepeji del Río, se chama Hacienda Caltengo. O espaço hoje também é usado para festas, casamentos. Tem vários jardins espalhados pela propriedade, um salão grande para festa, capela. Muito bonita também.




Detalhe para os azulejos em Talavera na janelona do banheiro feminino.









A maioria das fotos não retrata 1/3 da beleza dos lugares. A sensação de estar nessas Haciendas, pra pessoas como eu, muito deslumbradas com coisas simples, é bem diferente. Prometo buscar novas fazendas para conhecer e pra quem quiser ver fotos TOP, cliquem Aqui!, onde nos dão dicas das Haciendas imperdíveis para se conhecer aqui no México e que contam muita história.

Saludos.



Gostou do artigo? Então você pode gostar desse também, Clica!


Escrito por:

 
 
Marina Machado, Pedagoga de profissao, mãe tempo integral por opção, mexicana de coração. Mãe de 2. Vivendo no México desde 2011. Dona do blog México Lindo by Marina! (e minha amiga pessoal....)

 


Share:

0 comentários