Festival de Calaveras de Aguascalientes... Surreal!

Eu já abracei a cultura mexicana.

Então pra mim, festejar o Dia dos Mortos, já é algo normal. 

Desde que mudamos pra cá, soube que em Aguascalientes, nessa época, rola um Festival de Calaveras, e eu enfiei na minha cabeça que queria porque queria ir. É perto, dá pra fazer "bate e volta", valeria a pena. Mas ano passado algo rolou que não consegui e este estava indo pro mesmo caminho... Até um prego no pneu do carro apareceu, tentando impedir a minha ida ao Festival! Mas, eu não desisti. Demorou, me irritei, passamos horas rodando por uma vulcanizadora (aquelas borracharias bemmmm particulares....rs) mas, CONSEGUIMOS!






Não sei se vocês lembram, mas, NESSE POST (clica!), eu contei toda a história da Catrina pra vocês. José Guadalupe Posada, pai da Catrina, é de Aguascalientes, então nada mais justo do que nessa época, existir uma grande festa na cidade!

O Festival de Calaveras de Aguascalientes é uma das atrações mais importantes da cidade (junto a Feria, que é a mais famosa do país). É incrível! A cidade se transforma em uma pitoresca celebração a defuntos. Esse ano foi o 21. edição do festival.
Tudo isso para resgatar e preservar a tão forte e presente cultura do Dia de Mortos, e obviamente, como já disse, fazer uma homenagem a Posada. 

* Não sei se vocês sabem, mas a Catrina antes era conhecida como "Calavera Garbancera", quem rebatizou a "filha" de Posada, foi Diego Rivera. E logo, ela se converteu em o grande símbolo das festividades mexicanas.

Fiquei bem chocada (positivamente...) com as instalações do Festival. Ele acontece num espaço chamado Isla San Marcos. Super moderno, bem cuidado , bonito de se ver! Com isso me dei conta do tamanho da festa. Tudo muito bem organizado! A entrada é livre, gratuita, e nem por isso vira um caos! Tudo muito bem esclarecido, postos com informações, folhetos funcionais e limpo! Tudo muito limpo!






São 10 dias de histórias encenadas por atores, lendas, ALTARES (tantos os fixos como uma versão VIVA!), caveiras por todos os lados!  E é claro que como um bom evento mexicano não podia faltar exposições de artesanatos (esse achei que deixou um pouco a desejar, mas levem em consideração que eu ando exigente!), comidas, MUITA comida, pão de morto (dizem que o melhor...), música e pessoas contentes por todos os lados! Aliás, a agenda de shows é bem interessante, Julieta Venegas ia fazer o fechamento...









A gente ainda se divertiu achando que o Festival lembrava a Epcot Center, por o lago do meio (bem bonito!), música pra todo lado, MUITOS brinquedos pra criançada e novos!!!E o que eu mais gostei: pessoas andando pelo evento assim, de catrinas e caveiras, desde vovós (fofoooooos) até as crianças. No pavilhão você podia ficar horas em filas imensas e "calaverizerse": uma equipe bem treinada e rápida transformava você em caveira em poucos minutos. Mas eu estou velha e odeio filas! #prontofalei. Vai ficar faltando uma foto com minha versão Catrina.








Foi um dia bem gostoso e interessante, "pintoresco", como a maioria das coisas desse país. Super dica pra levar a criançada, porque tem muita coisa pra elas se divertirem por lá! O espaço pras crianças é gigantesco, sem contar os brinquedos.




Dicas:

- Pra comer é barato sim! Nada inflacionado. Só tem que ter paciência.

- As atrações vão até as 11 PM, sendo que eu acho que a noite fica bem mais animado.

- A entrada é gratuita.

- Os altares vivos começam a ser exibidos depois as 7 pm.


Só o que me faltou foi o desfile de Calaveras... É praticamente um desfile de escola de samba, massss, de caveiras....rs Acontece na Avenida Madero, umas das principais do Centro Histórico de Aguascalientes. Mas esse vai ter que ficar pro ano que vem...
Essas fotos, como não fui , peguei no site oficial:








Corri pra escrever esse post pra vocês, porque o Festival segue até o dia 08/11! Quem sabe alguém se anima né? 
Pra qualquer informação mais detalhada, clica NO SITE OFICIAL!





Feliz Dia dos Mortos pra vocês! Por mais estranho que pareça!




Parceiros do Blog:









Share:

6 comentários

  1. Oi Melissa!
    Vivo aqui faz uns 8 meses no D.F. e adoro seu blog..Tenho acompanhado e através dele faço meus roteiros de passeio p conhecer o México.
    Adorei o post e tenha certeza...irei a Aguascalientes!!
    Abraço
    Josane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Josane!!!!
      Que honra saber disso! Fico muito contente em te ajudar nem que seja um pouquinho...
      Besitos! Mel.

      Excluir
  2. Amei, embora ache muito estranho uma festa de caveiras.Ignorância cultural minha.Você devia ter se maquiado também.Vamos ver no ano que vem se vc se anima. beijocas

    ResponderExcluir
  3. Que show! Muitas cores, brilhos. Uma cultura bem legal, né?

    ResponderExcluir
  4. A-do-ro essas comemorações do dia dos mortos no México, acho sensacional!!! Não conhecia esse da Aguascalientes e fiquei doida pra ir :-).

    Clau
    @AsPasseadeiras

    ResponderExcluir
  5. Necessito ir a uma festa como essa na vida, sempre admirei e só fiquei com mais vontade depois do desenho Festa no Céu. E aí vejo seus posts e fico maluca!

    ResponderExcluir