Primeira Comunhão no México

Andei sumida esses tempos né?

Já explico: Fiquei sem computador, o meu queimou a placa mãe e tive que comprar outro. E tive visitas, minha mãe e minha irmã vieram passar uns diazinhos aqui em casa, pra participarem de uma festa da Helô, a Festa da Primeira Comunhão.






Festa da Primeira Comunhão?





É isso mesmo que vocês leram. Aqui no México me deparei com essa novidade. Nunca fomos muito católicos, desde que mudei pra cá me apeguei muito a Lupita. Mas coisa minha e Dela, nada de ir em missas e cumprir com todos os protocolos. Mas, minha filha há muito tempo vinha me pedindo pra colocá-la na preparação. Eu fui enrolando até o dia que uma amiga muito próxima, me fez o convite de participar junto com elas ( ela e suas filhas, que são amigas da minha filha....). Não tive como negar, afinal Helô já estava um ano atrasada.

E então , nos inscrevemos como convidadas do colégio onde as meninas estudam.




Achei super legal porque o curso, era em poucos meses, 4. E sempre aos sábados pela manhã, as aulas iam das 10 horas até as 13:00. As meninas iam pra um lado, junto a criançada e os pais, pra outro. Foi interessante.




É tudo basicamente a mesma coisa, mas, em outro idioma. A missa é igualzinha e enquanto os mexicanos rezavam, eu, mentalizava tudo em português, ou seja, fazia uma tecla SAP na minha cabeça. Acredito que a maior dificuldade da minha parte foi, rezar o CREDO. Aqui é praticamente o triplo do CREDO do Brasil, que eu conhecia. Vale ressaltar que minha filha, teve que decorar todas as orações pra uma provinha oral no dia do retiro!





Gente, eu causei no retiro! Tenho que compartilhar com vocês. Estávamos todos lá, e como minha filha estuda em outra escola, teve que aproveitar pra se confessar no sábado, junto aos adultos. Eu , fui acompanha-la e ficamos em fila.
O padre iniciou as confissões, e juro , juro mesmo: cada senhora que entrava na salinha levava em média 40 minutos. Aquilo começou a me estressar de uma tal forma, que , quando a quarta senhora estava lá, com o nariz vermelho de tanto chorar com o padre/psicólogo INVADI a salinha!!!!! As mexicanas não acreditaram no que estavam vendo! Fui lá com o padre e dei uma chamada nele, que me olhou com uma cara incrédula.... hahahahaha.
Mas funcionou! Chamou os outros padres pelo whatsapp e começaram uma força tarefa! Minha filha quase morre de vergonha, mas, eu solucionei o problema de muita gente ali (e cá entre nós, ainda estou morta de curiosidade de saber o tannnnnto de pecado que esse povo tinha pra confessar gente....)


A missa do dia da Primeira Comunhão foi super agilizada e organizada. Eu achei meio no sense as menininhas lá, praticamente vestidas de noiva. Eu optei por um look mais moderninho pra Helô, achava tudo muito exagerado quando ia procurar roupas pro grande dia. Véu , vestidos longos e cheios de rococó. A minha filha foi clean.




Outra coisa bem interessante em contar , é que, depois da missa, ocorre uma festa. Mas não pensem que é festinha ... é A FESTA! Quase um casamento. Tem um mercado especializado em tudo isso: convite, enfeites, buffet, brinquedos.... Você pode gastar muito dinheiro tentando fazer uma festa bacana. Como dividimos a festa, eu e minha amiga, foi mais tranquilo. Nossos convidados eram quase os mesmos, e tínhamos em mente mais ou menos a mesma coisa. A gente continua amiga, mesmo depois de idealizarmos a festa, então, acredito que deu certo! rs.

Vale ressaltar dois pontos: o primeiro é que se você vai fazer uma festa e , não tem intenção de chamar os pais dos amiguinhos do seu filho, deixe claro isso. Sim, escreva pro PAI IR BUSCAR o filho tal hora. Aqui , quando se coloca só o nome da criança no convite, não entendem que é só ela (suei frio gente, tive que ser enfática em falar que era só pro amiguinho). Outra coisa é uma particularidade minha: caraaaa, já tenho muito amigo mexicano....rs Que difícil fazer uma lista.

As meninas ganharam muitos presentes!!!! Sim! Como em uma festa de aniversário. E ótimos presentes, as lojas fazem até lista!!! (como casamento, to falando!)













Outro ponto interessante é que as meninas tem MADRINHAS. E os meninos, padrinhos. Reza a lenda, que as madrinhas ficam responsáveis financeiramente por vários gastos da tal festa, mas a gente achou chato, e como queríamos as coisas da nossa maneira , deixamos elas super a vontade. A madrinha da minha filha, foi a Vick, nossa vizinha. A Helô praticamente mora lá, é da família. Nada mais justo, adorei a decisão dela.






E como todo mexicano, todo brasileiro, todo esse processo terminou em festa! Lembrancinhas, presentes pras convidadas mulheres, brinquedos, muita água de jamaica e horchata, um calor do Senegal.... Mas atingimos nosso objetivo, ficou tudo lindo! Se quiserem nos contratar, só mandar email, estamos nos especializando.... hahahaha. E o mais legal de tudo , é que um pedacinho da minha família conseguiu vir e participar! O sorriso da minha filha valeu tudo, os sábados, o dinheiro gasto....TUDO!









Share:

13 comentários

  1. Que lindo, Mel! Adorei, sabia? Como fui criada na tradição católica, gosto muito desses ritos e nada mais justo que celebrar à altura! Parabéns para a Helô! Beijoca nela!

    ResponderExcluir
  2. Haha que coisa maluca essas festas de comunhão, imagina as festas se quinceañera então, deve ser um luxo, dizem que tem missa e tudo.
    Imagina só, invadir o confissionario pra pedir pro padre agilizar na confissão, kkkkk.
    abraços, adoro seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Tem post delas no Blog, da uma olhadinha!!!! Um show a parte. Saludos.

      Excluir
  3. Mel, adoro ler seus relatos e curiosidades sobre a vida no Mexico.
    Linda a festa!


    Beijos,
    Fran @ViagensqueSonhamos

    ResponderExcluir
  4. Que legal, Melissa! Eu adoro festas, não sou muito religiosa, mas achei demais seu post. Sou católica, mas não pratico, né, minhas ideias andam muito diferentes das da igreja e tudo mais, mas tenho minha fé. Helo ficou linda e adorei a festa, ficou espetacular! Bjs!

    ResponderExcluir
  5. hahahahaha...queria ter visto a cena da sua invasão do local!!e vc Mel também demorou no confessionário? e parabéns, viu? ficou tudo muito lindo....a Helô deve ter adorado, aposto que até esqueceu a vergonha q passou!!! rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhh! Nem lembra mais, gostou muito sim! E com a gente, a confissao foi express. Me arrependo de todos os pecados, amém! hahahahahaha. Gracias! Mel.

      Excluir
  6. Oi,Melissa achei muito legal você fazer uma coisa mais clean. Acho bom comemorar,se tem que fazer festa que se faça mas não tem necessidade de exagerar.Você foi perfeita ao invadir o confessionário,muita gente deve ter te agradecido a intervenção.

    ResponderExcluir
  7. Que legal! Meus pais se denominavam "católicos", mas não frequentavam igreja nem missas, só em casamentos, batizados e quando morria alguém ... Como 80% dos católicos brasileiros hahaha...
    Resultado é que nós (eu e meus irmãos) acabamos nos afastando de vez da igreja. Cada um de nós tem seu grau de relacionamento com Deus... mas igreja ninguém frequenta... E minhas filhas seguem por esta linha... a mais nova nem batizada foi...
    às vezes me debato internamente com isso... vou e voto nas minhas opiniões, mas não me sinto "chamada" a voltar pra igreja sabe? Mas é bem complicado quando nossa decisão impacta os filhos... Achei bem legal vc respeitar o desejo da sua filha, mesmo aquele rito não sendo uma coisa que vc mesma valorizasse tanto naquele momento!

    ResponderExcluir
  8. Melissa, você arrasou indo lá e botando ordem na casa! kkkk Que povo bem festeiro os Mexicanos, fazem um evento pra tudo. Bem legal ;-)

    Claudia
    @AsPasseadeiras

    ResponderExcluir
  9. Oi Melissa primeiro desculpa ta invadindo rs,mas será que você poderia me responder algumas (talvez muitas) perguntas?
    Então é que já é quase certeza que eu e meus pais vamos morar no México o próximo ano,o "problema" é que eu sou muito curiosa e queria saber como são algumas coisas aí rs,bom esse ano termino o 2° ano do ensino médio e o próximo faço o 3° ano do médio e queria saber o 3° ano do médio é equivalente a que serie escolar daí?
    Quando começa e quando termina o ano escolar?
    Quais são as disciplinas?
    Quando começa e quando termina as aulas (horários de aula)?
    Como são os uniformes?
    E por último (finalmente ne? Rs) cada série escolar daí é equivalente a que série escolar daqui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, tudo bem? Olha só , tenho todas essas respostas em posts no Blog, é só buscar por Educacao no México, tem até a foto dos uniformes. Se nao achar me mande um email: viviendoenelmexico@hotmail.com . Saludos!

      Excluir
    2. Hola Melissa não consegui tirar todas as minhas dúvidas então te mandei um email
      Saludos

      Excluir