México Segundo os Brasileiros - Ciudad Juárez



Entrevista - Ciudad Juárez



Ciudad Juárez é uma cidade do México, no estado de Chihuahua. É uma das maiores cidades do México, contando com cerca de 2.6 milhões de habitantes na região metropolitana, incluindo a vizinha cidade de El Paso, no estado do Texas, Estados Unidos. É a sétima maior região metropolitana do México, foi fundada em 1659 com o nome de Paso del Norte, e abrangia as duas margens do rio Grande. Só em 1848 foi dividida entre o México e os E.U.A., passando o lado mexicano a designar-se Juárez em 1888. Conta com 17 parques industriais, dedicados às Maquiladoras.
A cidade é classificada como uma das mais violentas do mundo (chega a desbancar a cidade de Gaza na Palestina), de acordo com a organização civil mexicana Consejo Ciudadano para la Seguridad Pública (CCSP) . Ela uma das cidades mais perigosa do México e por este motivo é considerada "Faixa de Gaza mexicana" (Wiki)











1- V.E.M.M: Nome completo, idade.








Flavio Ono42 anos. 


2- V.E.M.M: Como veio parar aqui no México, em Juarez? 

Trabalhava há 15 anos em uma empresa que ofereceu uma vaga em Cd. de Juarez, em face a conjuntura politica economica do nosso Brasil a decisão foi meio que imediata. 


3- V.E.M.M: O que mais gosta da cidade? 

Cd. de Juarez é uma cidade conurbada com El Paso que fica na pontinha oeste do Texas. Vivendo aqui você pode aproveitar tanto as vantagens do lado de lá quanto as do lado de cá da fronteira. 
Roupas e itens eletrônicos por exemplo são muito mais baratos em El Paso, principalmente perto dos feriados e na famosa Black Friday. Já comida (supermercado e restaurante) e serviços gerais são bem mais em conta aqui em Juarez. Diarista, Jardineiro e lavanderia e planchados me surpreendeu pelo baixo custo. 

ps: Outra coisa boa é o preco da gasolina. 9,50MNX o litro. Para evitar que a cidade inteira vá abastecer nos EUA, temos aqui um acordo bilateral que faz com quea zona fronteriza tenha o preco da gasolina pareado.


4- V.E.M.M: O que menos gosta? 

O trânsito é coisa feia, nem muito pelo movimento mas pela terra sem lei que é esse velho oeste. 
Cordialidade é besteira, ultrapassagem pode por todos os lados e retorno no meio da avenida tá liberado em qualquer momento. Do nada um onibus faz um 180 graus na tua frente e você que se vire para frear a tempo. 
Som alto e Mariachis em TODOS os restaurantes. 
Falta uma loja de importados com coisas do Brasil. 
Falta vigilancia sanitéria, parece o Brasil de 20 anos atrás. Tudo e qualquer um pode vender qualquer comida em qualquer lugar 


5- V.E.M.M: E o custo de vida, como é? 

No geral mais barato que no Brasil. Já me falaram que Juarez é mais caro que Mexico DF por conta da proximidade de americanos cheios de dolar na carteira, mas pelo que li nos posts da galera no site eu ví não muda muito. 
Ainda hoje me surpreendo quando faço a conversão de algumas coisas em Real e vejo a fortuna que eu pagava por uma garrafa de vinho chileno por exemplo. Aqui dá pra tomar banho de Concha e Toro. 


6- V.E.M.M: Tratando-se de segurança, como você qualifica a cidade? 

Juarez era a cidade mais perigosa do planeta em 2010. Por algum milagre que ninguém sabe explicar ao certo (algumas teorias da conspiração circulam pelas rodas de conversa), a cidade está em 2016 fora das top 50 mais perigosas do mundo. Nessa mesma lista o Brasil tem 20 cidades entre as 50. Eu particularmente me sinto mais seguro parado no semaforo a noite aqui do que em São Paulo. 


7- V.E.M.M: Quais são os pontos turísticos que você indicaria para um turista que quiser conhecer sua cidade? 



Vista aérea 




Campos Elísios 





Catedral 





Museu da revolucao Mexicana





Parque Central





Ponte de froteira MEX-USA




O grande X na Plaza de la Mexicanidad 







Mas a atração máxima de Juarez é a fronteira com os EUA e o consulado americano pra quem precisa de visto. Fora isso não tem muita coisa. Em 10 meses morando aqui meus finais de semana foram todos nos EUA. Daí sugiro os seguintes: 

- Ruidoso (NM), cidadezinha nas montanhas do Novo México (2 horas ao norte de Juarez) com ares de Campos do Jordão ou Monte Verde, muita cabana da madeira e uma estação de Ski de primeira. No verão tem passeios a cavalo, caminhadas e escaladas. http://www.ruidoso.net/ 

- Albuquerque (NM), maior cidade do NM 4 horas ao norte de Juarez, também com uma estação de ski com teleféricos e bondinhos, zoológico, rota 66, breaking bad tour, museus, etc. http://www.visitalbuquerque.org/ 
- Carlsbad caverns (NM), uma das 250 global attactions http://www.listchallenges.com/top-250-famous-attractions-in-the-world. Uma das maiores cavernas do mundo, 10 doletas a entrada e lá no fundão da caverna depois de 2 horas caminhando tem uma lanchonete e um elevador pra você subir de volta. O Obama esteve visitando essa caverna semana em Junho de 2016 (semana passada) 

- Quem viu o filme contato com a Jodi Foster lembra dessas antenonas, fica aqui também a umas 3 horas ao norte. http://www.vla.nrao.edu/ 

Tudo isso fica mais perto daqui que a cidade de Chihuahua capital do estado que fica umas 4 horas ao sul. Por isso o turismo do Juarense com visto americano é atravessar a fronteira. 


8- V.E.M.M: Qual o prato típico da sua cidade? 

Terra do BURRITO de calle. Quanto mais exotico for o recheio, melhor. Torresmo, lingua, barbacoa, tripa, buche, são os melhores. 
A famosa sopa de menudo. 
Mas nem tudo são comidas exóticas. 
Não sei por qual milagre da logística Mexicana, os frutos do mar aqui são excelentes (pelo menos melhor do que estava acostumado em São Paulo e interior de São Paulo). Receitas mar e terra (camarão com filé mignon) em qualquer restaurante é uma delicia. Churrasco de polvo (Pulpo a las brasas) também é sempre muito bom. 


9- V.E.M.M: As pessoas te acolheram bem quando você chegou? 

comportamento americano tem mais influência aqui no norte. O povo é mais na dele e menos acolhedor do que o resto do México, mas mesmo assim sem problemas de adaptação. Sim, o povo acolhe muito bem os estrangeiros. 


10- V.E.M.M: A cidade que você mora tem algum artesanato típico? 

Não creio. De novo os ares americanos do industrializado descartável acaba dominando tirando o mercado do artesanato local. Eu também não sou muito fã, então tampouco procurei. 


11- V.E.M.M: Como e o clima de sua cidade? 

As estações são bem definidas. O inverno tem temperaturas abaixo de zero e o verão é muito quente. O que não muda é o clima seco o ano todo, se por um lado as plantas sofrem um bocado tendo que regar 2 ou 3 vezes ao dia, por outro não há risco de mofo ou bolor naquele casaco guardado a tanto tempo no fundo do armário. Economiza com saquinhos de silica e gasta em soro fisiológico e creme hidratante. 


12- V.E.M.M:  Quais são os bairros bacanas para viver de acordo com classes medias e alta? 

Todo o lado leste é bom e seguro para se viver. Expansão em velocidade acelerada de condomínios para atender a demanda já que a cidade cresce muito devido a demanda de mão de obra que não dá conta de atender os pedidos das industrias “maquiladoras” (industria de manufatura de produtos principalmente para exportação aos EUA) 
Campos Eliseos, Campestre, Zaragoza, Missiones, Consulado, etc. 



Dicas 


Hotel para se hospedar 

  • Hamptons (perto dos restaurantes) 
  • Holiday Inn (perto da embaixada) 
  • Lucerna (perto da fronteira) 


Café Imperdivel 

No hay, hahahaha 
O único lugar com café expresso parecido com o nosso é o Starbucks (por incrível que pareça!)mesmo assim precisa discutir um pouco com o atendente explicando que o que você quer é apenas um cafezinho forte. Como assím? Sem chatilly? Sem canela? Sem caramelo? Devem me achar  um viciado louco para ter overdose de cafeina concentrada. 


Restaurantes 

  • Maria Chuchena – Mexicana Gourmet 
  • Los Arcos – Frutos do Mar 
  • La Juarez – Internacional 
  • Garufas – Churrasco argentino 
  • Playas Bichis – Frutos do Mar 
  • Villa del Mar – Frutos do Mar 
  • Viva Mexico – Com show de Mariachis e briga de galo ao vivo 



*todas as fotos e texto são de responsabilidade do entrevistado em questão. O Blog agradece pela disponibilidade em colaborar! Gracias! Viviendo en el México Mágico!

Share:

7 comentários

  1. Que bacana conhecer um pouquinho mais deste pais que sonho em ver tudo isso de perto um dia.achei por acaso o blog e estou amando.

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa entrevista. Com respostas completas e explicativas.
    Assim pude "conhecer" um pouquinho esse lado do México que não via muito.
    Gostei da experiência passada! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Pertinho da Ponte para El Paso está o Bar Kentucky, ai foi inventada a delicia chamada:Margarita!!!

    ResponderExcluir
  4. Estamos analisando uma proposta de emprego para mudança do Brasil para o México cidade de Juaréz, porém encontrei algumas informações que a cidade é muito violenta principalmente para as mulheres. Estão corretas estas informações? Tenho medo de aceitar a proposta e viver com medo no México.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, a fama existe mesmo mas , temos brasileiros morando por lá que contam que nao é assim... Se vc for no menu do Blog, tem uma opcao chamada GRUPO, com o endereco do nosso grupo de brasileiros que vivem aqui. Clica lá e pergunta pra eles diretamente. Saludos!

      Excluir
  5. Oi, como o camarada acima, estou analisando uma proposta de emprego em Juarez. Já li que a cidade saiu do ranking das "50 mais violentas do mundo" que (pasmem) aparece Curitiba em 44º. Com tenho esposa e filho (menor de 4 anos) gostaria de saber como é a vida com crianças por lá. E um pouco mais sobre a questão de segurança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola ! Como nao moro em Juarez fica difícil eu te dar detalhes, mas entra no nosso grupo ( o endereco ta no menu, e te coloco em contato com o Flávio! :) Ele tem filho pequeno também. Saludos!

      Excluir