Natal e Ano Novo chegando no México.

Vocês que me acompanham no Blog sabem que eu , particularmente tive um ano complicado em 2016. Mas no dia 31/12 vou comemorar muito que sobrevivi ( e aprendi muito!). A novidade é que vai ser a primeira vez que passaremos o ano em casa mesmo, porque nessas datas a gente sempre aproveitava e saía do México, sempre pros USA , pra não deixar a deprê tomar conta da data.






Mas esse ano não vai rolar, vamos ficar em terras potosinas e pela primeira vez em 3 anos passar a noite de Natal e Ano Novo aqui. O grande agravante é que a maioria dos amigos brasileiros saem de viagem em sua maioria, para o Brasil, aí, fica um pouco mais difícil.






Dezembro é um dos meses de viagens mais movimentados do ano no México (acho que no mundo todo né?), com  três grandes eventos a nível nacional e dezenas de eventos regionais por todo o país.

Começa no 12/12, Dia de Guadalupe: Evento religioso mais importante no calendário anual do México (acredito que antes da Páscoa). Depois já começam as Posadas Navideñas que duram até o Natal,  seguidas do  Ano Novo.





Se você estiver viajando por aqui, entre 20 de dezembro e 6 de janeiro , cuidado porque é a época mais movimentada nas estradas , nas grandes cidades e nos pueblos (tanto faz), estações de ônibus e aeroportos. Se você está planejando pegar estrada durante esse período, lembre-se  que estradas fora da Cidade do México (em direção a Cuernavaca, Puebla, Toluca e Queretaro) ficam lotadas, e a mesma regra vale para a volta,  entre 30 de dezembro e 6 de janeiro.

Tudo LOTADO de pessoas querendo curtir suas férias. Muitas empresas param, e as escolas tem em média 2 semanas entre Natal e Ano. Tem que ter muita paciêcia para não encarnar o Grinch natalino.


Se resolver passear no México durante o Natal e / ou Ano Novo, você precisará reservar hotéis com bastante antecedência, para conseguir boas opções. A partir de 15 de dezembro, os preços dos vôos aumentam e a disponibilidade de assentos nos vôos domésticos ou internacionais, diminui (essa é a época em que mais se visita a famílias e amigos). A mesma atenção tem que se ter com os terminais rodoviários: geralmente você chega na hora e compra os boletos desejados, mas, nessa época é quase impossível!





O ponto positivo é que a Cidade do México fica vazia entre o Natal e o Ano Novo, os ¨chilangos¨ deixam a cidade e invadem os resorts nas praias mexicanas, visitam as famílias no interior, ou mesmo dão aquele pulinho no vizinho USA. Super oportunidade de conhecer a cidade sem aquela muvuca tradicional e tirar fotos exclusivas sem ter que se esforçar muito! Acredito que até o Museu da Frida Kahlo deve estar mais tranquilo....rs

Acho que vale dizer que os mexicanos, depois do Aguinaldo (13. salário) e Buen Fín, saem como loucos as compras. Então é bem comum faltar muita coisas nos hipermercados e shoppings. Garanta tudo com antecedência, até mesmo meses antes dessas datas. Principalmente os presentes dos niños.


Andei pesquisando os melhores destinos para o Natal no México, e sou da opinião que mexicano sabe como ninguém fazer uma festa, mas chega no final do ano, deixam a desejar. Acho que porque comemoram muito em família.













Eu vou ficar aqui, porque meu porquinho tá magrinho, mas o desejo de boas festas é bem GORDO! :)


FELIZ NAVIDAD!








Share:

0 comentários