Vacinas BRASIL X MÉXICO - A grande dúvida.



Quem vive na rota Brasil / México, com filhos de qualquer nacionalidade, sempre tem dúvidas sobre quais são as vacinas que devemos aplicar, que tem ou não tem no México, fica aquela dúvida cruel sobre algo tão importante, que é a prevenção de doenças nos filhotes.





Gostaria de dizer que, pessoas de todos os niveis sociais me recomendaram amplamente aplicar as vacinas no México na rede pública de saúde, nao apenas pelos preços, mas porque vacina tem que estar o mais fresca possivel, e os consultórios particulares nao tem a mesma rotatividade dos brasileiros, uma vez que nao há cobertura de planos de saúde na questao preventiva. Eu fui meio cismada (meu filhote brasileiro tomou todas no pediatra particular) e chegando aqui, levei meu molequinho e depois minha bebe nascida aqui nos centros de saúde públicos, fui sempre muito bem atendida, sem filas, sem reaçoes a nenhuma vacina.

Vacina é um assunto super controverso e eu não tenho nenhuma intenção de formar opiniões, assim que vou escrever um pouco sobre o que pesquisei, acho válido e vou mostrar um paralelo sobre o programa de vacinação mexicano e brasileiro. Eu mesma tenho restricoes sobre algumas vacinas e nao vou entrar nesse tema aqui.

Participo ativamente em muitas comunidades internacionais, com mamães em todo o mundo, e uma das opiniões (que eu considero válida, opinião pessoal) é a de que cada país tem o programa adequado a sua realidade, histórico de epidemias e problemas relacionados as doenças cujas vacinas vão prevenir, ou seja, segundo esse critério, se está no México deve usar o calendário mexicano, se não viaja nunca ao Brasil não precisaria (em tese) tomar as vacinas de lá. Se vai frequentemente ao Brasil, melhor estar prevenido aqui e lá. O exemplo que vem a calhar é o da febre amarela, que aqui no México não é um problema e no Brasil é um problema fora de controle, tanto que recentemente estão pedindo em vários países, que brasileiros de passagem tenham a vacina da febre amarela. Segundo informação de hoje, o México está entre os países que exigem, porém, os brasileiros que estão chegando disseram que não estão pedindo (ainda).
  


Então para sanar as dúvidas quanto as vacinas básicas, passo o calendário de cada pais e uma tabela que mostra as diferenças entre um pais e outro e quais vacinas se quiserem estar cobertos, terão que ser dadas no médico particular, como está um pouco difícil de visualizar as tabelas oficiais, vou colocar os links para quem queira visualizar melhor.


link Carteira de Vacinaçao brasileira
fonte: http://www.blog.saude.gov.br




Esquema Vacunas Mexico
Fonte: http://www.gob.mx/salud




Comparativo e Resumo Vacinas Brasil x México






É isso aí pessoal, espero que com isso voces possam tirar suas duvidas. Os preços das vacinas variam de 700 a 3500 pesos em clinicas particulares (as que pesquisei). Segundo meu Imunologista em Guadalajara, as vacinas que hoje aparecem no mcalendario nacional como tripolice viral já sao todas Tetra Viral -  que incluem Varicela (Catapora). Mas como isso foi informacao informal sugiro que perguntem exatamente no posto de saude ou pediatra.

*SRP - (sarampion, rubeola y papera) Sarampo Rubeola e Caxumba
* DPT - Difteria, tetano, tos ferina (coqueluche)



Escrito por:




Fabiana Giannotti, brasileira radicada no México desde 2008.. Blogueira, Escritora, Fotografa, Assessora a expatriados. Me considero afortunada por viver no México, aprender a respeitar e conhecer essa bela cultura. Conhecer, adaptar-se, aprender, mudar, acostumar, respeitar, amar o diferente são algumas coisas que descobri nos últimos anos, além do fato que, por mais perfeito que seja o plano tudo pode mudar de repente...

Ebook, livro digital - Venda Direta: fabiana.giannotti@yahoo.com.br





Se gostou desse texto, comparta com seus amigos, conheça nossa fanpage e faça parte dessa enorme familia brasileira no Mexico!







Share:

0 comentários