Formatura da Primária: Mexicanos são experts em festas.

Final de semana passado foi a  festa de FORMATURA da minha filha.
Tratando-se de México , esqueçam as festinhas simbólicas e dancinhas engraçadinhas que estamos acostumados no Brasil. Aqui quando as representantes de salas do colégio se propõe a fazer um evento simplezinho, espere de tudo. Mas de tudo mesmo.

Vamos começar por partes.

Quem acompanha o Blog sabe que quando minha filha chegou aqui, tinha acabado de concluir o 2. ano da primária no Brasil. Era dezembro, e o ciclo escolar aqui do México é diferente (inicia em agosto e termina em junho....) Heloísa fez um exame de matemática e inglês e adiantou 6 meses, ou seja, entrou na metade do terceiro ano. Eu tive um certo medo, pela mudança colossal da sua vidinha, mas ela tirou de letra.






Esse ano ela concluiu o 6. e último ano da primária, marcando o ingresso ao 1. ano da secundária (equivale a 7. série no Brasil). É um ano muito simbólico para a criançada (no caso, minha experiência com o colégio da Helô), basicamente por 3 motivos:

* CAMPAMENTO DO 6. ANO
* APRESENTAÇÃO DO PROJETO PEP
* FORMATURA DA PRIMÁRIA.


Preparem os ¨bolsos¨ e vamos lá.... rs


1. Campamento:

Eu ouço sobre esse tal campamento ( sim, aqui é CAMPAmento) desde que minha filha está no colégio. É uma espécie de tradição dos alunos dos 6s anos, eles aguardam ansiosamente por isso. É interessante ressaltar que é algo adotado pelos pais dos alunos, a escola não se envolve. E logo no inicio do ciclo escolar, os pais se reunem com o pessoal do camping.

Eu quando ouço camping, vem na minha cabeça algo rústico, cabanas, programas alternativos, corrida de saco, colher com ovo. Mel, PARE AGORA! É a Disney mexicana, tem de um TUDO: pista de kart, mergulho, disco, parques aquáticos....uma super estrutura que me deixou boquiaberta e esperando o precinho daquilo tudo.
E sim, se paga bem caro por isso. Mas o que você mãe faria? Eles mostram um vídeo que dá vontade até na gente de ir, todos os amigos, todo mundo vai.... ela merece. Pronto, mais um quadrinho pra planilha de gastos (e que quadrinho!). Só pra constar eles usam os filhos do presidente da república como exemplo de visitantes satisfeitos! É muito top mesmo, e aqui em San Luís Potosí.

Querem maiores infos do ¨camping¨ ? Só clicar!


Mas Mel, cade as fotos oficiais? Tem que pagar my people!!!! To esperando chegar, depois atualizo.


Ela gostou???? A M O U, nem precisava comentar né? 5 dias de pura diversão com os amigos (e sem qualquer tipo de comunicação com os pais, haja confiança e unhas para serem roídas!)







2. Projeto PEP:

Eu pesquisei e não é em toda escola mexicana que se aplica. Trata-se de um projeto de conclusão da primária, onde eles passam grande parte do 6. ano trabalhando em equipe e pesquisando sobre o tema escolhido. Temas esses que tem que a ver sobre atitudes e pessoas.
Eu achei incrível, e rotulei como um MINI TCC. 
E eu estava certa, porque além da feira de exposição dos temas para pais e convidados (com direito a convite formal e tudo....), eles participaram de uma banca e tiveram que responder perguntas aos professores e diretores envolvidos sobre como foi o processo do trabalho, tanto temático como envolvimento da equipe. Eu vibrei! hahahaha.

Helô super nervosa com seu grupo (por que será? a quem será que saiu? rs) , chorou e ficou muito nervosa, mas cresceu muito no processo todo e ARREBENTOU no dia D da apresentação do seu tema: ¨Analfabetismo mundial¨. O resumo do tudo isso foi um 10 (pra vocês terem comparativo, somente 2 alunas tiraram 10 da sala dela, eu, explodindo!)

Eu fiz várias stories e tirei muitas fotos do dia:


Grupo da Helo

Explicando o tema

Banca 

Barraquinhas de expositores dos temas



3. Formatura da Primária:

A formatura foi surreal.
Mas , surreal mesmo.

Teve missa na catedral de Guadalupe? TEVE.







Teve cerimonia formal com os diretores e professores, com entrega de diploma como na universidade? TEVE. (eles todos com roupa de gala ¨Chiquititas¨ do colégio.



Professora da Helo, Miss.




Teve premiação dos melhores alunos (em várias categorias: esportes, amizades....), eleitos por eles mesmo com direito a plaquinhas e certificados? TEVE

Teve Helozinha arrebentando e ganhando o premio de MELHOR qualificação no exame de Cambridge (!) e 2. melhor resultado da escola no exame do governo (aplicado a todos os 6. anos do país  - Piense)? TEVE





E com um gran finale, onde a equipe das mães organizadoras, fizeram um almoço chiquérrimo, com muita coisa bacana pra criançada, presentes, música E BAILEEEE COM VALSA! Queixo caiu? O meu caiu quando li a respeito.....rs Foi lindo emocionante, e todo exagero antes rotulado por mim, se transformou num dia da minha vida que eu jamais, jamais, vou esquecer! Se eu não morri de orgulho na formatura, se não desmaiei de emoção, tá tudo ok com a saúde.
Vale também falar que elas, super caprichosas, fizeram fotos oficiais, quadros, anuário, TUDO!




Mamas del 6.A



Eu pensei muito em contar  e expor tudo isso, mas o Blog é meu diário do México, e como eu não iria registrar tamanha felicidade? Então haters, se controlem!:) Estamos falando de uma criança.

Besitos da mamá más chiflada de todo México! :)




Share:

4 comentários

  1. Nossaa!!! Eu ameiii. Muita diferença do Brasil, poderiam adotar isso por aqui.

    OBS: A sua filha esta enorme kkk!!!

    Saludosss Ariane

    ResponderExcluir
  2. Mel, não posso deixar de comentar...
    Eu que acompanho o blog a um tempão (rs), me espantei com o tamanho da Helô!!!
    Cadê aquela carinha de criança??? Já está uma moça!!! Lindona!!!
    E o visu da mamãe orgulhosa?! Adorei a produção! Típica mãe mexicana,chiquérrima!!!!

    Adorei o post. São muitas diferenças Mex x Bra. Queria todo esse glamour aqui... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bru!!! Estava sentindo falta de voce por aqui! Viu só que adolescente? Ë excelente isso, mas relativamente significa que estou ficando velha....rs hahaha. Beijos, bom ter noticias suas!

      Excluir
    2. Pois é Mel!
      Não posso ficar muito tempo sem acompanhar o blog, senão perco as novidades! rs
      É muito bom ver essa transição e se você está ficando velha,eu estou ficando junto!!! kkkkkkk
      Bjs e estou de volta! =)

      Excluir