Viver no México SEM TRABALHO ou GANHANDO MAL - Prós e Contras.


A uma década atrás quando me mudei como local, era uma exceção total em um mundo de expatriados com vida bancada pelas grandes empresas. Hoje, muitas empresas estão contratando pessoal de staff, a salários de 1000 a 2000 dólares, com uma ajuda de custo mínima de transição ou sem ajuda nenhuma (tudo por conta do empregado). É a lei da oferta e demanda agindo sobre o desespero de muitos brasileiros loucos para deixar o país.
A pergunta que muitos nos fazem através do BLOG é: Vale a pena? Dá para viver?






Custo de vida

Já fizemos vários posts sobre custo de vida onde cada um pode fazer sua lição de casa e descobrir se dá para viver, se quiser uma análise personalizada, para seu estilo de vida temos um serviço de assessoria que faz esse trabalho por você. Isso é muito relativo. Eu não consigo me mudar hoje para o Brasil, sem casa, documentos, carro, e viver bem com 1000 dólares bruto menos impostos. Tem gente que consegue viver com muito menos que isso. A pergunta aqui é, vale a pena viver assim em outro país? Depende da sua motivação, plano de vida, estrutura, pé de meia para manter-se e disposição para gastar.

Documentação:

Já explicamos em vários posts anteriores sobre o fato de que para permanecer mais que 180 dias no México precisa ter um visto de residencia temporal, seja obtido por aturorizaçao de trabalho, estudante ou por vinculo familiar. O visto deve ser renovado todos os anos e tem um custo. Os vistos de trabalho e de estudante NÃO PODEM ser emitidos dentro do México, tem que sair do país para tramitar (exceçao se voce ja for residente temporal com vinculo familiar e for apenas mudar o status). 

Não é qualquer empresa que pode contratar, ainda que você seja genial, tem que ter autorização do departamento de relações exteriores para contratar estrangeiros. Isso exclui a possibilidade de vir aqui e trabalhar "por conta" ou em profissoes que nao exijam qualificaçao profissional. Ou seja, vir sem trabalho oferece riscos de não conseguir o visto, e se conseguir, tem que estar preparado para entrar e sair do país para tramitar, considerando o tempo e gastos extras. Se vier com visto de residencia, coloque nos seus gastos anuais o custo desse tramite. Dá para montar um negocio? Tem que obter autorizacao para isso, se voce já for residente nao é tao dificil, como turista eu nao possuo a informacao se é possivel ser emitido, mas considere que oferecer um produto ou serviço sem conhecer a cultura local é bastante arriscado. Todo mundo ama brigadeiro e pao de queijo mas todos mexicanos podem viver sem isso.




Distancias e segurança:

Segundo dados da Wikipédia, as dimensões das áreas metropolitanas da CDMX e Guadalajara, comparado com Área metropolitana de SP:


Zona Metropolitana total
Área Urbana
São Paulo
2.139Km2
Ciudad de Mexico
7.984km2
Guadalajara
2.734 KM2



Daí podem traçar um comparativo, que a CDMX é uma megalópole, as distancias, o transito são enormes. Se você não ganha bem, não poderá viver em uma região central, terá que viver nas periferias da cidade, dependendo do seu local de trabalho isso pode refletir em muitas horas no transito, independente do meio de transporte. A segurança está proporcionalmente ligada a região onde irá viver, como costuma ser em toda grande cidade. Ou seja, ganhar mal na CDMX reflete em uma qualidade de vida muito pior que ganhar mal em SP, uma vez que sendo estrangeiro está mais vulnerável a questão de segurança e viver “seguro” custa caro. Outras cidades já são menos criticas nesse sentido, mas não necessariamente será facil ou barato de viver ou locomover-se.






Saúde

Se vier indocumentado ou com visto de residencia, mas sem uma condição financeira boa, considere que mesmo que tenha um seguro de gastos médicos, a cobertura é apenas para os gastos maiores, ou seja, internações, doenças crônicas, cirurgias etc. Consultas de rotina, exames preventivos ou para diagnostico não são cobertas pelo seguro particular, se não tiver um emprego registrado não pode utilizar a rede pública, e mesmo que tenha as consultas e exames não são 100% gratuitos. Ou seja, acrescente ao pé de meia que precisa ter para vir para cá, um valor para garantir pequenos problemas de saúde.

Diferencial Competitivo

Não são todos os que superam as dificuldades de viver fora, o choque cultural, a saudade e dilemas fazem parte dessa escolha, mas aqueles que o fazem, tem um diferencial competitivo e sobressaem no mundo corporativo. Além da vantagem obvia de dominar um idioma difícil como o português, o brasileiro tem um jogo de cintura, uma resiliência que faz parte da nossa cultura, não nos rendemos facilmente, somos criativos, uma pessoa que buscou reinventar-se em outro país certamente tem um potencial de pró-atividade bem-vindo no mundo atual. Suas chances de crescer dentro do mundo corporativo são grandes.







Cultura e Visão de Mundo

Sair da sua zona de conforto é difícil, doloroso mas viver e absorver uma nova cultura agregam valor a vida. Nos tornamos mais empáticos, tolerantes, humildes. Crescemos, amadurecemos, aprendemos a valorizar muitas coisas importantes e deixamos para trás muita bagagem desnecessária, física e emocionalmente. Você não vai gostar de tudo ou de todos, e vai ter que viver com isso. Você vai sentir falta de muita coisa e vai ter que sobreviver a isso também. Vai se dar conta de que se iludiu com muitas coisas que achava que seriam fáceis, porque não é, e quase ninguém vai entender suas escolhas, as vezes nem você mesmo. Se um dia voltar para casa será um profissional, cidadão, familiar e amigo melhor, porque cada parte de você vai amadurecer no processo.


Vale a pena?


Recentemente uma moça de 23 anos me chamou para conversar. Ela recebeu uma proposta para trabalhar em uma empresa localizada em uma zona nobre, sem acesso a transporte público direto (metro ou onibus) para ganhar menos do que custa um aluguel de um apto de 1 quarto nessa região. Me perguntava se valia a pena. Essa moça teria que viver a 2 horas mínimo de distância do trabalho, morando mal e de forma insegura (mulher jovem, bonita, sozinha na periferia). O Salário liquido mal daria para cobrir as despesas mínimas de habitação e alimentação. Era o primeiro emprego de uma moça recém-formada, que não acha trabalho no Brasil. 

Eu disse que na minha opinião, muito pessoal, se ela tiver “financiamento familiar” que ofereça um pouco de segurança em relação a moradia e eventuais gastos médicos, seria uma oportunidade incrível de viver uma experiência profissional e pessoal internacional, e que eventualmente, em um prazo relativamente curto de tempo, fazendo um bom trabalho, poderia encontrar melhores oportunidades em termos de salário, seja na empresa ou no mercado. Sem apoio externo eu acho que seria perigoso e nao recomendaria. Lembro sempre que o mundo nao é justo e uma moça jovem e bonita, vivendo e andando sozinha por aí é um grande risco, sim. Que dá para fazer acontecer dá, mas eu acho que estar consciente dos riscos é fundamental.

Esses sao os pros e contras. E voce, qual sua opiniao? 



Escrito por:




Fabiana Giannotti, brasileira radicada no México desde 2008.. Blogueira, Escritora, Fotografa, Assessora a expatriados. Me considero afortunada por viver no México, aprender a respeitar e conhecer essa bela cultura. Conhecer, adaptar-se, aprender, mudar, acostumar, respeitar, amar o diferente são algumas coisas que descobri nos últimos anos, além do fato que, por mais perfeito que seja o plano tudo pode mudar de repente...



E-book, livro digital – Venda direta: fabiana.giannotti@yahoo.com.br


Serviço Personalizado de Assessoria para mudança ao México


Se gostou desse texto, comparta com seus amigos, conheça nossa fanpage e faça parte dessa enorme familia brasileira no Mexico!





Share:

2 comentários

  1. Essa parte da fala "uma moça jovem e bonita, vivendo e andando sozinha por aí é um grande risco, sim." é muito triste e fez cair meu conceito do blog. Estamos no ano 2018 mesmo?

    ResponderExcluir
  2. caro Anonimo. Em 2018 temos feminocidios ocorrendo diariamente, no Mexico, no Brasil e no mundo. Crimes contra mulheres ocorrem independente de qualquer discurso feminista ou de empoderamento feminino. Politicamente correto ou nao, "uma moca jovem e bonita andando sozinha por aí" é perigoso SIM, e segurança é um fator crucial em qualquer escolha que fizer ao viver no México, como alugar uma casa, estabelecer um trajeto ao trabalho, escolher um meio de transporte. O Blog tem compromisso com a verdade, e as estatísticas dizem que o perigo para a mulher é maior, em especial as jovens e bonitas, porque o principal mercado, para o sequestro de jovens e crianças é o trafico como escravos sexuais. Em 2018. Independente da mulher "merecer" ou nao o risco existe e é real.

    ResponderExcluir