Como abrir uma EMPRESA no MÉXICO





Google Imagens




Em primeiro lugar antes de iniciar os trâmites para abertura de empresa que serão demonstrados aqui você precisa tirar o visto de investidor, esse visto te permite além de morar no México, permite que você abra uma empresa no México e se torne um empresário mexicano tendo todos os direitos e deveres inerentes as empresas do país.


O tempo para abrir um negócio no México é de, em média, 10 a 15 dias.  O México possui a 65ª posição no ranking de países com maior facilidade de abrir uma empresa. O custo para abrir um novo negócio no país corresponde a 17,9% da renda per capita do país.
Os passos para abrir um negócio no México foram reduzidos graças à diminuição da burocracia exigida para um criar uma empresa e iniciar um empreendimento no país na última década.


Google Imagens



Esses são os cinco passos para abrir um negócio no México:



1. Permissão para uso do solo: A permissão do uso do solo é de responsabilidade de cada município. Os requisitos variam de acordo com cada estado, mas não é nada complexo. O trâmite dura cinco dias e a permissão tem uma vigência de dois anos, facilmente renováveis.

2. Aviso de declaração de abertura de estabelecimentos comerciais: Imediato e gratuito, em alguns estados pode ser realizado online. Assim, é só tirar o certificado, imprimi-lo e mantê-lo no estabelecimento.

3. Licenças de funcionamento: Somente os negócios que envolvam venda de bebidas alcoólicas, como restaurantes, bares e hotéis, por exemplo, exigem uma licença especial de funcionamento. O custo delas varia de acordo com cada estado e têm uma vigência de três anos. Se o seu negócio não se enquadra em nenhuma dessas hipóteses não há a necessidade de emissão da licença de funcionamento.

4. Anúncios externos: Para colocar placas e anúncios externos, os empresários precisam pedir permissão ao município. O custo e tempo vão depender do tamanho deles, aqui em Guadalajara por exemplo, o governo de Jalisco emite a permissão em 5 dias.

5. Inscrição no Registro Federal de Contribuintes: Finalmente, o empreendedor precisa fazer um cadastro na Secretaria de Fazenda e Crédito Público, que se chama SAT (Serviço de Atendimento Tributário)

Google Imagens



O procedimento para abertura é relativamente simples, porém burocrático.  É importante ter toda a documentação apostilada e traduzida juramentada pois, os documentos corretos ajudam e agilizam bastante na obtenção das permissões e licenças para abertura da empresa. Para aqueles que não tem muita paciência para enfrentar os tramites, a contratação de um advogado tanto para o tramite inicial de visto de investidor, como para a abertura da empresa pode ser de grande ajuda.



Google Imagens



Escrito por:


Larissa Mota Abreu
Advogada brasileira com atuação em Guadalajara, proprietária da LMA Assessoria e Consultoria Jurídica para estrangeiros para obtenção de vistos, aberturas de empresas, registro de contrato sociais e todas as demandas que envolvam direito corporativo.






Share:

11 comentários

  1. Oi Melissa, mais uma vez obrigada pela matéria!
    Poderia me dizer se há um investimento inicial obrigatório? Por exemplo, se quiser trabalhar no ramo de estética, posso fazer isso como uma microempreendedora, em um pequeno espaço? Tenho que comprovar um valor X para se manter por determinado tempo?
    Gostaria de trabalhar com depilação e sei que a depilação brasileira é muito procurada no exterior.
    O que me diz?

    Grata, um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, gostaria de saber se tenho alguma facilidade, pois tenho duas filhas que moram no México a mais de 6 anos e tenho 3 netos mexicanos.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. O endereço de email que consta aqui não está funcionando.. Retorna sempre!
    Alguém teria o contato da Dra. Por favor? Meu email para retorno soaresmirian@gmail.com
    Grata!!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de algumas informações, sobre abertura de micro empresa teria algum e.mail para contato.Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Larissa, lhe procurei no linkedin sem exito. Gostaria de um orçamento para a abertura de empresa no Mexico, Colombia e Argentina para empresa de importação e comercio de brindes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Favor enviar um email pro Blog: viviendoenelmexico@hotmail.com :)

      Excluir
  6. Qual o valor mínimo para pedir visto de investidor no México?

    ResponderExcluir
  7. boa tarde
    larissa me chamo georgeton e tenho intençao de abrir um empresa no segmento de alimentos no mexico algo inovador na qual nao tem ai,me envie seus contatos por favor meu email georgetonperes@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Ola tudo bem? gostaria de um contato seu, queremos abrir uma empesa no Mexico. Meu telefone (51) 98301 98 13

    ResponderExcluir
  9. Ola gostaria de um contato, queremos abrir uma empresa no Mexico. Contato (51) 98301 98 13

    ResponderExcluir