Entrada e saída de menores do MÉXICO e do BRASIL






Recebi várias perguntas sobre a saída de menores tanto do Brasil quanto do México acompanhando de um dos pais ou de outro familiar. A Regra é bem simples:

Resultado de imagem para crianca e passaporte




- O menor possui passaporte mexicano: A saída do país acompanhado de um dos pais ou de outro familiar é obrigatória a autorização por escrito e firmada em notaria pública, isso quando a saída for México outro país. Quando do retorno desse menor, por exemplo, do Brasil não há a obrigatoriedade do referido documento.

- O menor possui passaporte brasileiro: Vale a mesma regra, porém segue o caminho inverso, quando menor sair do México não há a obrigatoriedade do documento, já na saída do Brasil para outro país é obrigatória a autorização, no caso do Brasil o site da Policia Federal possui um modelo básico de autorização onde você pode preencher e reconhecer firma da assinatura em cartório. Segue link: 



Um detalhe importante para o menor que possui passaporte brasileiro, a Policia Federal Brasileira já possui um formulário para que os pais possam solicitar quando da emissão do passaporte do menor que tenha a autorização de viagem na página de identificação do passaporte, autorizando o menor a viajar com apenas um dos genitores ou desacompanhado. 



Imagem relacionada



Nesse caso, não haverá necessidade de apresentação da autorização de viagem quando da realização do controle migratório de saída do menor do País, podendo o menor viajar acompanhado de um dos genitores ou desacompanhado. Essa autorização carimbada no passaporte do menor facilita muito a vida dos pais pois ela tem validade igual a validade do passaporte, já a autorização por escrita somente tem validade máxima de 180 dias.

Para facilitar segue um quadro comparativo:

    AUTORIZAÇÃO PARA A SAÍDA DE BRASILEIROS MENORES DE IDADE DO MÉXICO


Situação
Necessita
Não necessita
Turista
X
Estudante (+ de 180 dias)
X
Viaja desacompanhado
X
Viaja acompanhado de terceiros
X

     
AUTORIZAÇÃO PARA A SAÍDA DE BRASILEIROS MENORES DE IDADE DO BRASIL


Situação
Necessita
Não necessita
Menor estrangeiro
X
Menor brasileiro acompanhado pelos genitores

X
Menor brasileiro viajando desacompanhado
X

Menor brasileiro viajando acompanhado de terceiros
X




É importante que os pais estejam atentos quanto a emissão das autorizações, bem como a validade das mesmas para evitar passar por sufocos na hora de embarcar.





Escrito por:

Larissa Mota Abreu
Advogada brasileira com atuação em Guadalajara, proprietária da LMA Assessoria e Consultoria Jurídica para estrangeiros. Atuamos nas seguintes areas:
Processos de Nacionalidade: Somos especializados em processos de atribuição/aquisição de nacionalidade mexicana.
Vistos e Autorizações de Residência: Prestamos todo o apoio jurídico para quem deseja residir legalmente no México.
Equivalência de diplomas estrangeiros: Auxiliamos profissionais estrangeiros na revalidação de diploma e exercício da profissão no México.
Representação Fiscal: Oferecemos os serviços de representação fiscal para estrangeiros no México.
Apoio Jurídico a empresas no México: Prestamos apoio jurídico integral a empresas brasileiras que operam no Mexico

Share:

0 comentários