Calaverandia - Guadalajara








Finalizando a temporada de "Muertos" em Guadalajara, fui conhecer o parque temático "Calaverandia", e passo para contar a vocês como foi a experiencia para a gente, sendo super honesta e sem colocar muito raio gourmetizador, rs.








O site não é muito claro, não dá para entender exatamente quais são e de que se tratam as "atracões", a gente fica imaginando se tem brinquedos, tipo Disney, se tem alguma interatividade, então se alguém tem essa ideia na cabeça, explico: não tem nada disso. As atracões são basicamente áreas decoradas, todas dentro do tema de "Dia de Muertos" para ver e fotografar. Temos "cemitério" catrinas, área de maquiagem, Altar de Muertos, Trajineras, tudo lindamente iluminado e decorado, o lugar é realmente belíssimo. De interação vimos uma área com piscina de bolinhas, outra que davam bolinhas para a gente "atirar" em caveiras projetadas 3D, nada de excepcional, mas as crianças curtiram.

Quem quiser entrar no clima e ver tudo que México tem, sem ter que buscar pela cidade, é uma ótima opção, tem 2 shows, um com musica e bailarinos e outra com projeção nas águas, que não conseguimos assistir. Há vários artistas, músicos, bailarinos em diferentes pontos com apresentações espalhadas no parque, muita musica tipica. O Parque é LINDO!





Todas as atracões tem uma organização de filas para se posicionar de forma a estar iluminado por luzes fortes (holofotes meio cegantes), pode pedir para a pessoa que está organizando a fila para tomar fotos com seu celular, são super solícitos e gentis, bem rápidos. Se tentar tirar fotos fora dos locais específicos (evitar as filas) não vai conseguir suficiente iluminação, e o uso de flashs é proibido, o que pessoalmente achei meio sacanagem, já que tinha fotógrafos do evento tirando fotos com flash.





Como qualquer evento novo (fui no segundo dia) tem muitos pontos de melhoria. Uma amiga que foi no primeiro dia tinha me dito que chegando um pouco antes estaria tudo bem, não estava muito cheio, só que minha experiencia não foi bem assim. Compramos os tickets pela Ticket Master, e achamos que com isso a coisa estaria mais tranquila, chegamos 20 minutos antes do parque abrir, estacionamos no local publico e gratuito em frente ao parque. Tinha 2 indicações - com ingresso, sem ingresso - entramos em uma fila no sentido com ingresso e depois de uns 10 minutos disseram que era a fila VIP (não tinha NADA explicando isso). Na maior boa vontade fomos onde nos indicavam e não víamos nunca o fim da fila, que estava com mais de 1km de distancia, demoramos mais de 1 hora para entrar no parque, tinha só 3 pessoas para liberar uma quantidade gigante de gente, um monte de "espertinhos" furando fila, bem chato.






Uma vez la dentro, tem que pegar uma fila para trocar dinheiro no banco, te dão uma pulseira com um chip, coloquei e ajustei a pulseira para descobrir que não conseguia tirar depois disso, ou seja , todo nosso dinheiro ficou preso ao meu braco, o que não era nada pratico quando cada pessoa da família queria uma coisa diferente, nas (varias) filas de comidas e bebidas.




Chegamos e fomos direto a um dos shows (tem diversos horários), passeamos um pouco, paramos para comer, não achei nada muito saboroso, com crianças e um grupo grande (estávamos em 9 pessoas) perdemos muito tempo nisso, recomendo levar snacks ou se programar para não perder muito tempo nessas filas, usando mais pulseiras. Tentamos ir no ultimo show, chegando 20 minutos antes do ultimo horário e já estava lotado, ficamos bastante frustrados.

Se for com um grupo grande como o nosso, sugiro chegar minimo 1 hora mais cedo, não perder tempo com comidas, ir nos shows logo no começo para depois ir nas demais atracões. O parque não é muito grande, mas o horário e as filas cansam crianças pequenas, nosso menorzinho, de 4 anos, ficou com medo e não saiu do colo do (pobre) papai. Pegamos um pouco de chuva e bastante frio, nessa época do ano já esfria bem a noite, por sorte estávamos preparados.




O pessoal é bastante cordial e amável e concordaram com todas nossas queixas, se desculparam pelos inconvenientes, naturalmente não era culpa deles, há uma curva de aprendizagem que a administração do evento terá que ajustar se quiser manter para os seguintes anos. Eu acho que deveria haver mais tempo, de 7 a 11pm é pouco tempo para fazer tudo com um parque lotado, ainda que as filas não fossem tao grandes há bastante perda de tempo. Se nosso grupo fosse menor talvez tivéssemos mais agilidade, no nosso caso não conseguimos cobrir quase metade do parque. Há uma opção VIP, mas achamos meio carinho, o ingresso normal custa quase 500 pesos e o VIP o dobro (crianças com menos de 12 pagam metade), tem filas normal e VIP e alternam a entrada de uma fila e outra, naturalmente havia poucas pessoas na fila VIP.

Em resumo, gostamos da experiencia, mas gostaríamos de ter feito o passeio de forma diferente, saímos um pouco decepcionados com aquela sensação de que pagamos caro por algo que não estava muito bem organizado, mas encerramos a temporada com lindas imagens e um excelente resumo de tudo que a cultura mexicana nos oferece dentro do tema.


*Todas as fotos do post foram tiradas no evento, sem equipamento profissional e sem uso de flash

Escrito por:





Fabiana Giannotti, brasileira radicada no México desde 2008. Blogueira, Fotografa, Assessora a expatriados. Me considero afortunada por viver no México, aprender a respeitar e conhecer essa bela cultura. Conhecer, adaptar-se, aprender, mudar, acostumar, respeitar, amar o diferente são algumas coisas que descobri nos últimos anos, além do fato que, por mais perfeito que seja o plano tudo pode mudar de repente...







Share:

0 comentários