Dia 1 : Puente de Dios/Cascada de Tamul - Huasteca Potosina



(preciso que voces levem em consideracao 2 coisas nesse post: nao tenho todos os acentos ortográficos e as fotos foram tiradas com celular com capinha de água...)


Vamos comecar pelo comeco.


Estava de boa em casa e recebi uma ligacao da Secretaria de Turismo de SLP, onde me falaram que a Huasteca Secreta, famosa rede de hotéis na Huasteca Potosina, iria fazer uma FAMTRIP (viagens promocionais com influencers de redes sociais) e iriam me chamar. Na hora nao me animei porque com os anos de Blog, já aprendi que nao podemos comemorar antes de ser ¨um hecho¨ ! Mas, entraram em contato comigo de lá e acertamos minha ida pra uma semana de aventuras na Huasteca.

Fiquei feliz porque iria encontrar Camo e Gaby (amigos que conheci em Veracruz), @planbviajero, e também com a possibilidade de conhecer outras pessoas cujas redes sociais eu já seguia, e sao bem notórias aqui no MX. 

Aquele esquema que voces já conhecem né (pra uma aspirante a blogger/mae/esposa): armei um esquema de guerra e contei com a ajuda de várias pessoas pra nao atrapalhar a rotina dos de casa, principalmente da Helo.

Resolvi contar pra voces do passeio, em ordem cronológica e dividir em vários posts, pra nao ficar cansativo. Depois reuno todos em uma sugestao de roteiro pra ficar mais organizado e funcional.


DIA 1 -  Puente de Dios e Cascada de Tamul.
(distancia entre SLP e Puente de Dios = 209 km, 2h30m)


PUENTE DE DIOS



Nos encontramos em um hotel daqui de SLP e constatei que realmente eu seria a ¨tia¨ do passeio. Meus companheiros eram muito jovens, mas super simpáticos! Daí embarcamos pro primeiro destino do passeio: PUENTE DE DIOS.

Mas pausa pra uma informacao que será muito, mas muito útil no transcorrer dessa viagem: minha mala, com T O D A S as minhas coisas, foi esquecida na recepcao do hotel.  O que eu por sorte tinha na mochila era um biquini, um shorts de cachoeira e aquashoes. (Nao vou dar spoilers....)


Ponte de Deus é um lugar formado por uma corrente de água, piscinas naturais e uma caverna, localizados no município potosino de Tamasopo. O lugar é chamado assim porque ao redor dessas piscinas naturais, se encontra uma pedra que parece uma ponte!




Mas para mim, o que torna o lugar muito bonito é o efeito que a luz solar produz nessas águas, principamente dentro da caverna. É de um azul único, que é difícil de reproduzir com fotos de celular (com capinha de protecao de água pior!).






Os jovens obviamente se animaram com o salto de 7m que podiam fazer, eu, rapidamente achei um ponto ¨seguro¨ onde pudesse curtir a paisagem e tirar algumas fotos. Nao gosto de altura, tenho medo. Mas teve uma hora que pra conhecer a tal caverna, eu teria que pular. 
Aí segura na mao de Deus e vai né? 
Pulei de uma maneira mais segura (rs) e que bom que fiz isso porque me levou a caverna de um azul surreal, e as famosas ¨estalagmitas e estalactitas¨. Daí subi numa pedra porque já estava mais wild life e literalmente tomei um banho de cachoeira desses de lavar a alma.









Pontos a levar em consideracao:


*  Se voce sofre de algum tipo de fobia de lugar fechado e agua, nao é recomendável.
*  Se tem alguma limitacao física (joelho, coluna....), esquece! Tem que subir muitos, mas muitos degraus depois da cachoeira. Desses que voce para no meio do percurso pra tomar folego.
* Leve capinha de protecao de água pra celular. Aí também vendem pelo preco de 100 pesos.
* Indispensável o uso de sapatos pra água. As pedras sao escorregadias demais.
* Tente visitar a cachoeira, entre novembro e junho, período mais recomendável a banhos de cachoeira, pelas águas estarem mais baixas.
* Banheiros só ecológicos, a infra estrutura pra turismo é bem precária.
* O preco é de 40 pesos por pessoa.





CASCADA DE TAMUL
(distancia de Puente de Dios a Tamul : 53km, 1h15m)




Saímos de Puente de Dios e fomos a Cascada de Tamul.
Já estive nessa cachoeira há 5 anos, no meu primeiro ano de México. E foi tudo igual: a mesma sensacao de  PQP que lugar incrível! 

A gente chega no rio de água turquesa, Tampón , que , enfeitado com as ¨pangas¨ de madeira (canoas) forma uma das combinacoes mais bonitas que já vi aqui no MX.  





É bem importante saber que pra chegar próximo a cachoeira tem remar, mas remar muito mesmo! Cansa! O bom é que aproveitamos e vamos admirando a paisagem (canyons de 120 m de altura!) que é de cair o queixo.  Inclusive da outra vez que fui, paramos na ¨cueva del água¨, tipo um cenote. Mas dessa vez já era tarde e remamos direto a Tamul.








Tamul é  a maior queda de cachoeira do estado de SLP, com 105 metros de altura. É resultado da uniao do rio Gallinas e do rio Santa María.


O lugar estratégico pra uma foto com a cachoeira no fundo, é na pedra onde os barquinhos ficam ancorados. Aí voce sobe na pedra e consegue aquele angulo perfeito. Só nao foi tao perfeito porque já era tarde e nao tinha luz natural do sol, mas a beleza mesmo assim era impactante.




Confesso que até hoje meus bracos doem do tanto que remei, mas vale muito a pena!



Pontos a levar em consideracao:

* Nao precisa saber nadar pra fazer esse passeio, voce só entra na água se quiser.
* Tem que remar , mas remar mesmo... rs (4.5 km)
* Leve capinha de protecao de água pra celular. 
* Indispensável o uso de sapatos pra água, voce ainda terá que fazer uma parte do percurso caminhando na beira do rio, porque esssa parte tem muitas correntes.
* Tente visitar a cachoeira, entre novembro e junho, evitando época de chuva onde as águas perdem o azul turquesa e estao marrom, alé do rio estar cheio.


Daí foi só chegar no Hotel Tantala e desmaiar, mas fica pra outro post.


Me conta, deu vontade de conhecer?

* pra constar que como objetivo de 2019 quero equipamentos mais profissionais para fotografar, o primeiro dia nesse quesito pra mim foi péssimo. Depois os amiguinhos jovens me ajudaram muito. Mas chega! Quero GoPro, quero tudo....

Contato : Caro Tort ou Vero.

*E se quiserem podem usar meu desconto:
(descto válido pra hospedagem e atividades, em baixa temporada)
CÓDIGO: VIVIENDOENELMEXICO20%







Share:

0 comentários