Dia 2 (Parte 2) - Xilitla e Castillo de la Salud



No programa da viagem, a parte da tarde estaria dedicada ao Sótano das Golondrinas, mas, pelo mau tempo, foi mudado. Fomos ao centro de Xilitla, que incrivelmente eu nunca tinha ido e depois pra um lugar que há muito tempo eu morria por conhecer: o colorido Castillo de la Salud.


Posso ser sincera?

Eu esperava mais do pueblo de Xilitla, logo que ele foi reconhecido como Pueblo Mágico (clica!), achei uma cidadezinha ok!, com o combo mexicano (pracinha, igreja...) mas longe de ser comparado a outros pueblos que já conheci.  Pra voces terem idéia, nao tirei foto de nenhum porta, rs, o que me chamou a atencao foi uma arte pintada em uma parede ao lado da igrejinha da cidade.






Xilitla é uma palavra náuatle que significa "Lugar de Caracóis", seu ponto mais alto é chamado "La Silleta" por causa de sua forma de sela. Sua vegetação é do tipo selva. Eu acredito que o grande atrativo da regiao fique sob responsabilidade do Jardim Surrealista de E. James mesmo, e pela fama do café local. (É famosa por seu café e sua produção de piloncillo, tipo uma rapadura, além de ser o lugar mais chuvoso em San Luis Potosí.)
Aí, num barzinho no meio da praca , finalmente consegui tomar um café expresso. Nao foi o melhor da vida, mas , parei de tremer....rs

Pátio do interior da igreja, na pracinha principal (mas acho que só tem ela mesmo....rs)




Daí, depois de 2 expressos, fomos pro Castillo de la Salud.


Foto : @nomadarte


Já tinha visto fotos no Instagram desse lugar SUPER colorido, mas confesso que nao tinha idéia do que se tratava.

Chegamos por lá já quase anoitecendo, mas já arregalei os olhos diante de tantas cores fortes, do jeitinho que eu gosto.

Domingo Ramón Guadalupe, conhecido por todos como Beto Ramón, era um médico ¨natural¨ (entendi curandeiro....nao sei) na cidade de Aguacatitla, município de Axtla de Terrazas, San Luis Potosí. Sua prática, fama e excentricidades elevaram-no à categoria de ¨lenda¨
Dedicou sua vida ao estudo, cultivo e aplicação de plantas medicinais no México. Sua paixão pelo assunto era tanta,  que ele construiu um castelo inteiro para cultivá-las, tirar proveito de suas propriedades curativas e cuidar de milhares de pacientes.






Os mais antigos da cidade contam que, quando ele começou a fazer consultas, não cobrava nada. Mesmo nos anos de pico, cobrava cinco pesos (1 real ) por pessoa.
As pessoas esperavam horas, dias,  para serem atendidas. Os pacientes chegavam da cidade, de todo o México... até do exterior. Uma das histórias que contam  é que, secretamente, ele era o médico-chefe do presidente Adolfo López Mateos.
Com o tempo, Beto Ramón conseguiu construir um enorme complexo dedicado à fitoterapia, botânica e medicina tradicional. O Castillo de la Salud, como ele nomeou, compoe uma paisagem colorida no meio da vegetação de selva da Huasteca.





O "castelo" é dividido em várias seções temáticas e edifícios, que revelam a estranha combinação de medicina com plantas, tradição indígena e cristianismo que constituiu o mundo de Beto Ramón: o Olho de Deus, a Torre de Babel, a Arca de Noé, a Casa dos Cervos, o Livro das Sagradas Escrituras, a Árvore do Coração.





Há também uma farmácia natural e um jardim cheio de plantas,  catalogadas por suas propriedades para curar várias doenças.
A Igreja do Senhor da Saúde é católica,  na qual Don Beto costumava rezar missas e de longe foi o que eu mais gostei do complexo.





Super indico a visita!



Tel: 01 (489) 361-0066

Segunda a Sábado 8:00 a 16:00hrs (fechado Domingo)


Juárez s/n Interior No.1,
Xilitla, San Luis Potosí

Localizado em   Axtla de Terrazas, a 30 min del Centro de Xilitla

E assim acabou nosso segundo dia na Huasteca Potosina, cheio de cores.


Contato : Caro Tort ou Vero.

*E se quiserem podem usar meu desconto:
(descto válido pra hospedagem e atividades, em baixa temporada)
CÓDIGO: VIVIENDOENELMEXICO20%




Share:

0 comentários