Cascada El Salto - Huasteca Potosina


Vou comecar o ano relatando uma experiencia que foi das mais surreais que passei o ano passado.

Eu já tinha visitado o Hotel Huasteca Secreta (El Meco) C L I C A!  em junho com minha família, entao, nao fiquei de queixo caído porque já sabia o azul que me esperava. Óbvio que se admira a paisagem que mais parece uma pintura, mas eu estava preparada pra aquilo.

Voltando ao tema ¨selva sem malas¨, sim, eu continuava sem mala e já um pouco cansada daquela situacao e do descaso das pessoas que poderiam me ajudar. Tava de bico mesmo, e me controlando absurdamente para nao virar o Grinch da viagem. 

No último dia de passeio por El Naranjo, onde fica localizado o hotel, a gente iria conhecer uma cachoeira nova, EL SALTO.






A cachoeira fica pertinho do hotel, e em poucos minutos chegamos por lá. Nao paga nada por isso e eu tenho uma palavra pra resumir a minha impressao sobre ela: IMPACTANTE.
Fiquei até muda quando cheguei por lá porque nao esperava tamanha beleza da natureza, e pra mim Tamul era a mais bonita. ERA.
A imagem que eu vi me remeteu as paisagens que sempre pesquisei da Croácia, lugar que tenho paixao por conhecer. Nunca na minha vida pensei que aqui, ¨no quintal de casa¨, me depararia com um espetáculo desse.




A cachoeira tem 70 m de queda, e é a segunda maior do estado de SLP. Na época de chuvas, forma piscinas naturais de coloracao verde/turquesa, super tranquilas para nadar.  Bem acima da cachoeira se localiza uma hidrelétrica, que as vezes, proíbe o acesso ao lugar.





(A cachoeira leva o nome de El Salto, e logo depois, da origem ao nosso conhecido , e azul céu, rio El Naranjo.)




Até aí tranquilo, a gente sobe umas pedras com cuidado para tirar fotos no melhor angulo sem escorregar, mas, nao exige nada de preparo físico. O guia convidou os mais ¨extremos¨ (aventureiros) a encarar um salto super alto na cachoeira, acredito de 10m. 
Óbvio que sei dos meus limites e fiquei tranquilinha ali, só observando.

Os que pularam foram pra um lado, e eu segui a trilha com os outros.

Aí foi que houve um boi na linha. Eu tenho certeza absoluta que ninguem me comentou que chegaria um ponto da trilha que eu nao teria outra opcao além de pular. E de um lugar alto, bem alto.
Eu queria que voces tivessem a nocao do meu pánico de altura, nem sei como explicar. Me da vertigem.
Eu desacreditei no que estava acontecendo comigo, porque se eu soubesse obviamente eu nao teria encarado a trilha. Mas chegamos nesse ponto: ou eu pulava ou eu moraria ali, no meio do nada.





Foram minutos de desespero absoluto. Me dei um tapa na cara mental, pra eu voltar a pensar, e respirar fundo. Eu nao tinha o que fazer. Deixei todo mundo pular primeiro até me acalmar, e quando chegou a minha vez pensei:

¨Já me ferrei tanto nessa viagem, já estou sem mala, sem pentear o cabelo, sem roupa....rs nao vai ser essa cachoeira que vai me vencer! ¨ 

Olhei pro horizonte e caminhei até que nao tinha mais chao e despenquei. Quando falo que despenquei, é porque despenquei mesmo, e caí de bunda ( nao preciso passar maiores detalhes!). Gritei. Mas sobrevivi! E terminei o ano vencendo um dos meus maiores medos: altura e queda livre.

Devo ter roxos até hoje no meu corpo, nao faria isso de novo e na hora de dormir a noite, me dava aqueles espamos de queda livre, horríveis. Mas depois dessa cachoeira , vieram mais 3, até chegar o ponto final do passeio. E eu pulei todas.

O lugar é maravilhoso de lindo, mas, se certifiquem com o guia do percurso que terao que fazer para ter acesso a essa beleza. Ou encare seus medos e aperte o botao do FODA-SE como eu....rs





Feliz 2019! (se quiserem mais fotos e vídeos, é só buscar no meu INSTA, tem pastinha de destacados da Huasteca!)



Share:

0 comentários