Desmistificando - MX



Depois de todo esse tempo vivendo aqui, já posso responder algumas perguntas com certa autoridade e a imaginacao das pessoas que tem curiosidade de vir para cá, ou viagem marcada , é igual a de quando cheguei aqui, pela primeira vez.
A gente tem que concordar que criamos PRÉconceitos,e somos vítimas dele também. Vai falar que nunca pensou que chegaria aqui e tomaria tequila no bebedouro público? rs






Vou desmistificar algumas coisas pra voces, meus queridos leitores, vamos lá:


1 - Mexicano realmente come pimenta toda hora, em tudo?

SIM. Mexicano raíz acho que já nasce com ¨Tajín¨ na chupeta. Comem pimenta com tudo, das mais fortes, das que arde, das que faz chorar.... E nunca acredite num mexicano quando ele te afirma que o que ele tá te oferecendo nao vai ¨picar¨. PICA SIM!
Sem contar que eles colocam pimenta na cerveja e na fruta....isso nao consigo!

Vale ressaltar que tem alguns que já comecam a cuidar os efeitos colaterais inevitaveis* da pimenta e comecaram a cortar esse item do cardapio, mas mesmo com os amigos mexicanos que nao comem pimenta a gente acredita do "nao pica"

* Mexico é campeao em gastrite e hemorroidas



2 - Mexicano é fanático por Chaves e RBD?

NAO. Pra minha surpresa, nós brasileiros somos muito mais fanáticos que eles, mas assim, anos luz na frente! Conheco alguns que até gostam , mas normal! Outros sentem certo tipo de vergonha. Mas o Chavito é muito mais famoso no Brasil que aqui, o que eu acho uma falta de visao de empreendedorismo! Se eu tivesse grana certamente investiria num parque temático. Os brasileiros iriam pirar!





3 - Mexicano come feijao no café da manha?

SIM. E ovos, molho, tortilla, abacate, pimenta.....cremita,  T U D O. Alguns comem até carne (cecina), costela ou qualquer outra carne guisada. Voce no comeco  vai torcer o nariz, mas depois de um tempo vai estar pedindo feijao extra pro garcom, pode apostar.


4 - Mexicano conhece o uso de abacate para fins de sobremesa? Doce?

NAO. Quando a gente conta pra eles que come no Brasil abacate com leite condensado a cara que eles fazem é a mesma que a gente faz, quando eles comentam que colocam alface e abacate na sopa (rico!), na tortilla, em tudo!





5 - Mexicano tem bigode?

SIM. Principalmente os senhores mais velhos. Nao é exagero nao. Acredito que vem dos tempos de Zapata! Mas... em algumas cidades mais cosmopolitas vemos menos. Em Guadalajara é mais dificil de ver bigodudos, acho que pouco a pouco a tradicao vai ser perdendo.



6 - Mexicano toma tequila como a gente toma cerveja?


DEPENDE. Eu achei que eles tomavam muito mais! Pra ser sincera mexicano tem fígado flex, e tomam de  tudo (numa única ocasiao....rs). Eu conheco mexicanos que tomam muito mais mezcal do que tequila. E até onde eu sei, mezcal nao é tao famoso no Brasil. (eca!  prefiro tequila...hihihi).
E outro fato interessante é que tomam tequila sem virar o shot viu, sem limao e sal e de preferencia acompanhado de uma cervejinha. Eles misturam muito tambem, destilados com refrigerantes, a famosa cuba libre é muito consumida aqui, mas tambem tequila, whisky, com soda ou agua com gas. Alias festa mexicana tem litros e litros de agua com gas.


7 - Mexicano só ouve ¨mariachis¨?






Eu pensei que seria mais. Eles surgem em ocasioes pontuadas: festas de aniversários, 15 anos, e eu acredito que os expatriados contribuem mais, adoram chamar mariachis pras suas festas. Mas nao é tao fácil assim viu, voce nao vai tropecar em mariachis nas ruas... Algumas cidades turísticas tem uma pracinha onde eles ficam reunidos, assim, fica mais fácil contratar. E como é tradicional "celebrar " nao é raro a gente acordar as 2:00 am com uma "serenata de Mariachis" para a vizinha...



8 - Tem muito cactus no México?

SIM. Tem muiiiiiittttoooooo. De todos os tipos, formatos , tamanhos.... deveria ser patrimonio do México. Cactus. É uma lindeza.





9 - Mexicano usa muito gel?

SIM SIM SIM.  Acredito que eles mantém as empresas que produzem gel lucrando ainda. É muito gel gente!


10 - É perigosíssimo andar calmamente no MX, fazer turismo, passear? Vou ser assaltada?

Como todo lugar no mundo tem que se tomar cuidado, mas longe de ser o que a imprensa prega por aí. Em todo esse tempo, nunca me senti ameacada e voces que me acompanham sabem que já percorri essa República hein? De todos os jeitos.  Tenho até post pra isso.




Os leitores comecaram a colaborar, abri esse espaco na fanpage. Vamos lá....


11-  Lohana Faro Caldas 

Acho que as pessoas também tem a imagem que no México ou você é narco ou quer atravessar pros EUA.

O que não é verdade! Os mexicanos amam sua cultura, seu país e tem muito amor por ele!


Sem contar também que muita gente acha que aqui é super pobre e que o único bom é a CDMX e Cancun.
 




12 - Ana Carla de Oliveira



Fiz intercâmbio e agora voltei pra visitar... e é sempre uma descoberta diferente! Eu fiquei no centro, mais precisamente em Pachuca de Soto, e vale ressaltar que É FRIO PRA CARAMBA!!!! Alguns brasileiros também tem esse estereótipo de que o México é um país quente, o que é verdade somente em algumas regiões... Então também vale ressaltar a diversidade de climas e vegetações do país, que tem desde deserto à lugares que nevam... Outra peculiaridade pra mim é o horário de comer, café da manhã forte e a comida lá pelas 16/17hrs da tarde (isso em particular é um costume bem singular que é bastante diferente do Brasil).


Fabi leu esse post e colocou alguns pontos de vista dela, é claro que nao é lei, é só uma opiniao NOSSA. Se voce tem algum ponto a adicionar na nossa listinha, deixa aí nos comentários, a gente pode fazer um segundo post.

Saludos!

Share:

1 comentários

  1. Uma coisa que eu só descobri quando eu fui...

    As mulheres não andam de mini saia e roupas justíssimas por aí, pelo ao contrário! Pelo menos na Cidade do México,é muito difícil uma mulher não usar calça jeans quase que todo dia!
    As novelas mentiram pra gente!!!! kkkkk

    ResponderExcluir