Temporada de Mudanca - 6 DICAS importantes na hora de escolher sua casa.



Ja escrevemos em outros posts Parte I - Mudanca para o Mexico e Parte-II-Mudanca para-o Mexico varias dicas válidas para quando for mudar para cá.

Esse texto fala de 6 Dicas que sao importantes ter em mente quando comecar sua busca pelo novo lar.




1) Buscar um Corretor de Imoveis recomendado, as comunidades brasileiras da região onde for morar certamente terá alguém para indicar. Esse trabalho aqui é muito mal feito, se encontrar alguém bom, que não te faca perder seu tempo com imóveis que não atendem sua necessidade, e preze seus interesses é algo fundamental. Se a empresa que vai trabalhar já tem uma equipe, não tenha fé de que serão ótimos, nunca vi uma equipe “ótima” trabalhando com empresas, sempre que possível negocie ter a opção de buscar seu próprio agente imobiliário, caso encontre alguém que valha a pena.

2) Se encontrar um bom corretor NAO tire ele/ela da jogada buscando casa direto, qualquer indicação que receber da comunidade brasileira, de colegas da empresa, manda para ele. O papel dele será intermediar a negociação com o agente que atende os interesses do proprietário, mas buscando também que suas necessidades sejam atendidas. (comissões são divididas). Nos seus interesses consideramos verificar o estado de manutenção, garantir que o contrato seja justo, se certificar de que o imóvel não esteja alienado nem com nenhuma restrição legal, etc. Além do que se trabalhar bem, merece receber pelo seu trabalho.






3) Se vier aqui com um mês de hotel pago pela empresa, ou por conta, tenha em mente que tem que encontrar casa em 10 dias. Após encontrar o imóvel, o tempo necessário para tramitar documentação, verificar tudo e assinar contrato será de aproximadamente 1 semana. Se for comprar colchoes novos, ou qualquer coisa fundamental para poder viver, precisará de mais uma semana, porque depende de disponibilidade, entrega, etc. Nesse meio tempo poderá ir contratando serviços de internet, colocar gás, fazer limpeza de caixa d’água, dedetizar (importantíssimo) e fazer suas compras, antes de poder se mudar.

4)Tenha dinheiro reservado para reservar o imóvel que gostar, na hora. Em especial nas “temporadas de mudança” (fim de semestre), a busca é alta e os bons imóveis desaparecem, o trabalho do corretor será muito mais restrito do que imagina, metade dos imóveis que vê na internet já não existem, estão de “gancho” para a imobiliária fazer contato, dos existentes vai enfrentar um problema com fiador. Se não tem fiador, naturalmente será mais difícil, poucos aceitam seguro fiança, alguns aceitam depósitos antecipados de aluguel como garantia. Se a empresa que trabalha será seu fiador, o jurídico da empresa provavelmente vai exigir um contrato padrão, que muitos proprietários não aceitarão. Alguns condomínios não aceitam animais de estimação, considere essa informação importante na hora de estabelecer seus critérios de busca.




5) Casa mobiliada pode ser mais fácil, mas costuma custar muito mais caro. Via de regra se buscar moveis e itens econômicos poderá economizar mais com uma casa sem mobília, até porque o que custa caro são os detalhes, como eletrodomésticos, lençóis, potes e refratários. Quase todas casas terão armários de cozinha e nos quartos.

6) Já disse antes, mas nunca está demais: Seguranca, seguranca, seguranca. Como estrangeiros somos visados. Busque opcoes seguras e nao acredite no que seus olhos veem. As ruas parecem mais limpas e tranquilas, menos poluicao visual, pessoas mais corteses, mas é um pais inseguro sim, tanto quando o Brasil, mas com caracteristicas diferentes em relacao a esse tema.


Escrito por:


Fabiana Giannotti, brasileira radicada no México desde 2008. Blogueira, Fotografa. Me considero afortunada por viver no México, aprender a respeitar e conhecer essa bela cultura. Conhecer, adaptar-se, aprender, mudar, acostumar, respeitar, amar o diferente são algumas coisas que descobri nos últimos anos, além do fato que, por mais perfeito que seja o plano tudo pode mudar de repente...





Share:

0 comentários