Lago de Camecuaro - MICHOACÁN (Parte 1)




Hola amigos!

Faz tempo que nao escrevo né? É que minha vida está na rotina, nao tenho feito nada de muito interessante para dividir com voces.
Mas esse final de semana eu fiz!

Voces que acompanham o blog , sabem que eu fui ao Nevado de Toluca e a Real de 14 com uma agencia de turismo local, a Adventure Time SLP. Eles me passaram os passeios desse semestre, e o único que eu nao conhecia era o de Michoacán.

Confesso que no comeco fiquei um pouco receosa pois Michoacán figura entre os estados mais perigosos do México. Mas chequei com o responsável pelo tour e ele me garantiu que era tranquilo!


Entao, as 2 AM da manha, saímos de SLP rumo aos 2 destinos do tour: Lago de Camecuaro e Zamora. Fomos de onibus, super tranquilo e confortável (de SLP a viagem foi de mais ou menos 5 horas!). Acordei quase na entrada do lago.


Lago de Camecuaro




O Lago de Camécuaro é uma jóia do estado de Michoacán, localizado a 14 km de Zamora e a 2 km da cidade de Tangancícuaro.





É um lago com água limpa e cristalina, originada pela presença de nascentes de onde brotam águas mornas que abastecem o rio Douro e depois o Derma. A superfície do lago cobre 1.400 m de comprimento por 100 de largura, com uma profundidade máxima de seis metros.




Foi declarado Parque Nacional em 1940 pelo então presidente Lázaro Cárdenas, protegendo assim uma área de 9,65 hectares. No interior, existem algas Spirulina e a árvore de cipreste mexicana, mais conhecida por ahuehuete, rodeando o lago.




E o que tem pra fazer lá?

Há muitas atividades para se fazer no local, como piquenique, nadar em suas piscinas entre ahuehuetes com fontes termais, fazer um passeio de barco (por 250 pesos, voce garante um barquinho e um recorrido em todo o lago, e pode dividir esse valor com mais amiguinhos!), de bicicleta e até mesmo acampar na margem da nascente. Eu gosto mesmo é de aproveitar dos cenários incríveis e tirar mil fotos!







Para comer, você pode escolher entre um restaurante, barraquinhas ou levar sua própria comida.






Pontos a considerar:

  • Se voce tem a opcao em ir durante a semana, certamente irá aproveitar bem mais. De finais de semana lota muito fácil.
  • Caso tenha que ir no sábado ou domingo, CHEGUE CEDO, as 8:00 am no máximo. Essa é a dica de ouro. As 11:00 am sem exagero, o lago estava entupido de gente (piscinao de ramos Brasil!). Os patos mal conseguiam nadar. Eu tenho um sério problema com lugares cheios.


  • Nao deixem de passear de barquinho, as fotos ficam incríveis e o gondoleiro aproveita o percurso e conta a lenda no lago.


  • A entrada no lago custa 15 pesos.
  • O parque conta com banheiro e vestidores (3 pesos).
  • Se quiser nadar é interessante levar sapatos pra água e toalhas.
  • Eu acho bacana comer por lá mesmo, tem mesas espalhadas em toda orla do lago e uma infinidade de opcoes!
  • Levem protetor solar porque o sol por lá é pesado.
  • Se controle e nao jogue lixo pelo parque! É incrivelmente LIMPO, e quando por acaso voce encontra um papelzinho no chao, voce já se revolta. Há lixeiras por toda parte!



Curiosidade: uma lenda purépecha é o que dá nome a Camécuaro, com o significado: "O lago de lágrimas".


Conta a lenda que a bela princesa Purépecha apaixonou-se perdidamente por Tangáxhuan, sobrinho e herdeiro de Tariácuri, fundador do Império Purépecha, que se espalhou pelo território que hoje compreende o estado de Michoacán, além de parte de Jalisco e Guanajuato. Huanita, em um descuido, foi seqüestrada por Candó, um padre sacrílego, que a manteve escondida em um yacata (um antigo edifício em forma de pirâmide das culturas pré-hispânicas de Michoacán) de Cutzé. A princesa chorou tanto sua desgraça que formou um lago com suas lágrimas. Por este motivo, Camécuaro significa "lugar de amargura oculta".

Tangáxhuan soube do lugar onde Huanita foi aprisionada. Ele imediatamente ordenou o resgate de sua amada. Enquanto o nobre Purépecha descia a colina, viu Candó à distância. Então ele pegou uma flecha, esticou o arco e disparou. Aquela flecha passou pelo seqüestrador e ficou presa em um sabino, que quebrou e daí derramou uma fonte de água verde que nunca seca.As pessoas que entram no fundo do lago de Camécuaro dizem que a figura de uma mulher bonita que puxa seus pés e quer mantê-los com ela para sempre nas águas.

(www.gob.mx)






Pra nao ficar muito extenso o post, dividirei em 2 partes e na próxima falarei de Zamora.


Saludos!




Tips :

Sigam a gente pelo Instagram que subi muitos stories de lá ->  @viviendoenelmexico
Página da Adventure Time SLP, só clicar!






Share:

0 comentários