Zamora - MICHOACÁN (Parte 2)


continuando....


Saímos as 2:30 PM do Lago de Camecuaro e de lá fomos conhecer a cidadezinha de Zamora. Cidade esta que eu nunca tinha ouvido falar.
Está bem próxima do Lago, chegamos em mais ou menos 20 minutos.





Eu vou ser sincera com voces... O que me surpreendeu em Zamora, sem dúvida alguma, foi o Santuario Guadalupano (muitos acham que é a catedral da cidade, mas nao...). Para nós, amantes da arquitetura, definitivamente é uma jóia! 
Já tinha visto algumas fotos no Instagram, mas definitivamente ao vivo é muito mais espetacular! Já nao consigo apontar, qual meu templo mexicano favorito, tenho minhas dúvidas!


O Santuário Guadalupano, é considerado o local religioso com as torres mais altas do México (107,5 metros). Representa a nova ordem neogótica que chegou ao México na segunda metade do século XIX.
Está na lista dos 15 maiores locais religiosos do mundo em termos de área, onde ocupa o 14º lugar. Além disso, está localizado entre as nove maiores catedrais neogóticas do mundo. É o sexto maior campus católico do Continente Americano, depois: da Catedral de Maringá, no Brasil (124 metros); a Riverside Church em Nova York (119 metros); a Basílica da Votação Nacional no Equador (115 metros); a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Manizales na Colômbia (113 metros) e; a Catedral de La Plata na Argentina (112 metros).




Para muitos, também chamado de "Catedral inacabada". É um ícone da cidade de Michoacán. A primeira pedra foi colocada pelo segundo bispo de Zamora, José Ma. Cázares Martínez, em 1898, para transformá-la na nova catedral. Em 1914, quando os telhados foram colocados, o trabalho foi interrompido pela Revolução Mexicana.



As tentativas de retomar a construção foram em vão; Lázaro Cárdenas expropriou o local, utilizando-o como quartel, centro esportivo, escola e até pátio de caminhões de lixo. Foi em 1988, quando o governo o devolveu à Igreja, retomando o trabalho original dois anos depois; desta vez, dedicando-o a Nossa Senhora de Guadalupe. As obras duraram mais 18 anos, até o Santuário estar pronto para 12 de dezembro de 2008.






Depois de admirar bastante o templo, fomos em busca de comida e achamos um restaurante bem em frente, que nos chamou a atencao por ter uma vista super privilegiada: DON ALFREDO.
Simples e bem gostoso, e com  A VISTA privilegiada. Aghata pediu uma pizza pequena, de 85 pesos e pasmem.... vou dar imagens:


Vista do restaurante.



Se voces quiserem comer comida típica mexicana, na pracinha principal, esta sim da Catedral, tem várias opcoes. E depois, podem aproveitar e passar pelo Mercado Municipal, onde há muita opcao de DOCES TÍPICOS (provem os chongos zamoranos, preparados com pedaços de leite coalhado, limão, açúcar e calda com canela. Parece estranho, mas eles são gostosos!)






E assim terminou meu passeio por Michoacán, certamente vou voltar!

Saludos!

Tips :

Sigam a gente pelo Instagram que subi muitos stories de lá ->  @viviendoenelmexico



Share:

1 comentários

  1. Já disse e volto e repetir,enquanto outras brasileiras escrevendo do México vomitan lugares-comuns e quando não preconceitos e xenofobia escancarados,muitas vezes exibindo histeria e paranoias características de gente de posição social privilegiada que morre de medo de viver num país pobre,a Melissa desbrava esta nação e vai até lugares maravilhosos que quase ninguém descreveu ainda em português,prestando um serviço realmente útil aos seus leitores.Comparando,o que se pode tirar de útil e real de um texto da Roberta Mellis sobre o México por exemplo?

    ResponderExcluir