Huasteca Potosina com Ruta Huasteca - Cascadas de Micos e El Nacimiento (Parte 2)

Domingo de calor e sol aqui em SLP e o que eu queria era estar nos rios e cachoeiras da Huasteca Potosina de novo...



Voltando a minha última aventura entao (pelo menos lembro que tava fresquinho lá, diferente daqui....rs)...

No primeiro dia de passeio com o pessoal da agencia Ruta Huasteca, conhecemos dois lugares novos para mim: Cascadas de Micos e El Nacimiento. Na van , estávamos em 5 turistas mais os 3 guias (e fotógrafos rs). Os guias bem simpáticos e animados, deixavam a gente super a vontade, nem vimos o trajeto direito, e já chegamos na primeira parada.


CASCADAS DE MICOS







Trata-se de mais ou menos 1 km de rio e a atividade consistia, em pular de 7 cachoeiras de diferentes alturas,  por seu percurso. 
E eu meus caros leitores, depois do meu batismo de fogo na minha penúltima visita a Huasteca, em El Salto (lembram? do mini infarto?), posso afirmar pra voces que to tirando onda de turista aventureira!
Nem nervosa fiquei, fui que fui.





Por mais que as fotos fiquem horríveis, é obrigatório estar de capacete e colete salva vidas (e nem inventem de nao usar as sapatilhas de água, é indispensável!)*. Eu acho mais tranquilo e seguro fazer essa atividade com guias que conhecem bastante essa regiao e os da Ruta, sao bem bacanas. Até os melhores angulos pras fotos eles já conhecem.
Tinha uma mocinha com a gente que claramente sofria do mesmo mal que eu (o medo de altura!) e eles tiveram toda a paciencia do mundo, até pularam de maos dadas com ela.





*Como medida de segurança, eles pedem pra gente pular como um "soldadinho de chumbo", com o corpo completamente reto, bracos rente ao corpo , porque o primeiro choque com a água pode fazer com que as pernas se dobrem e machuque as costas ou o pescoço. Teoria e realidade né, até tento, mas nao consigo mandar o cérebro esticar as pernas....rs


Nao é pra pular assim como EU...rs

É pra pular assim como a FLOR



Os cenários naturais sao uma obra prima a parte , e entre uma cachoeira e outra é só parar e disfrutar.




Eu quase tive 100% de aproveitamento e gracas a Deus tenho provas disso, porque meus amigos nunca acreditariam , por nao conhecerem esse meu novo perfil..rs Mas a última cachoeira eu achei melhor evitar, porque eram 9 metros. E o mais legal é que tinha uma escadinha do lado....rs






A parte mais difícil de toda essa atividade é subir as escadas e fazer senderismo até onde a van tinha ficado, no final da atividade.  Quase cuspo o pulmao pra fora do corpo!


Depois de checar que estava viva, seguimos pro El Nacimiento.

Eu nem tava dando muita moral pra esse lugar, e as coisas mais bonitas da vida sempre ocorrem quando estamos sem expectativa alguma.


EL NACIMIENTO DE TAMUIN






A apenas 15km de Ciudad Valles, na estrada Valles-Tampico, o ponto turístico "El nacimiento de Tamuin" reabriu suas portas, disponibilizando esse pedacinho do mundo tao lindo aos turistas, das 9h às 19 h.


Depois de umas escadinhas voce tem acesso ao Nascimento, do qual brota uma água super cristalina, que se transforma no rio Florido, oferecendo excelentes áreas para acampar e nadar.






Agora o mais legal de tudo é fazer uma trilha cansativa, subindo ao infinito rs, passando por muitas árvores e escalando um pouquinho pra ter acesso à caverna, com água azul azul,  a baixas temperaturas, mas que é uma das coisas mais lindas que já vi.

Vou deixar imagens, que nao sao fiéis a beleza do lugar, mas já dá pra ter uma idéia.








Nao dá pra discutir que a Huasteca Potosina é uma das grande jóias mexicanas. Só nao é tao conhecida internacionalmente, mas olha, assim tá bom, tenho medo de que descubram e o turismo em  massa acabe com ela.
Vamos ser turistas conscientes, e respeitar a natureza, porque esse presente, só ela pode dar a nós.










Share:

0 comentários