Huasteca Potosina com Ruta Huasteca - A ¨ALDEA¨ (Parte 1)



Hola queridos leitores!
Faz tempo que nao dou as caras né?



Venho de uma sequencia maluca de viagens e por fim, consegui sentar e tentar organizar minha vida virtual. T E N T A R!

Mas eu estava super ansiosa em escrever esse post pra voces! Foi uma experiencia super legal (e diferente) que tive o prazer de disfrutar. Mas mais uma vez na Huasteca? Sim, mais uma vez. E falo com toda a certeza do mundo, que todas as vezes que fui, foi diferente.

A empresa RUTA HUASTECA, entrou em contato comigo e me presenteou com diárias no seu hotel exclusivo e , atividades que eu ainda nao tinha feito. Pesquisei sobre a agencia e vi que eles tinham muitos anos de atividades por lá, e eram muito bem conceituados.
Dessa vez ia ser diferente: lugar novo, atividades novas e a companhia da minha fiel escudeira mexicana Flor.



Entao, a partir daqui, divido com voces um pouco desses dias super divertidos.


Saímos de SLP bem cedo, e fui de onibus a Ciudad Valles. A viagem dura cerca de 4h30min e eu tinha que estar lá, no ponto de encontro, as 9:30 am.
O onibus que optei , foi da empresa Auto Naves, que tem saídas de SLP de hora em hora e me custou 450 pesos (nao sei porque, mas comprar em sites com antecendencia, saía bem mais caro!).




Chegamos no local combinado, que era o Hotel Sierra Huasteca Inn (ficava a 2 quadras da rodoviária de Valles.). Eu tchonga, pedi um taxi porque estávamos com malas : durou 3 minutos e saiu em 50 pesos.
Aproveitamos que tínhamos uns minutos antes do guia passar por lá, trocamos de roupa (para o look aventureiras) e tomamos café da manha.

Pontualmente a van com OS GUIAS (eram 3!) apareceu! Muito simpáticos e divertidos nos informaram que íamos passar pelo Hotel aonde ficaríamos hospedadas e daí, teríamos nosso primeiro dia de passeios!

Vou contar um pouquinho do hotel pra voces....






O HOTEL


Pensem num lugar rústico e fofo. No meio da selva da Huasteca, as margens de um rio lindo e estratégicamente localizado a 20 minutos de Valles. Era muita árvore, muito verde, umas redes espalhadas bem coloridas contrastando perfeitamente com o cenário.    Os quartos , nao sao quartos: sao OCAS (ou bohíos, como eles dizem aqui.).




Voce tem a sensacao que está numa tribo rs. Além da opcao dos bohíos, também contam com área pra camping (aqui no MX é super comum as famílias acamparem, principalmente na Huasteca.) 



                                                                                   
O quarto no qual ficamos contava com 2 camas confortáveis de casal, ventiladores e sacada. Nao possuem banheiros nos quartos, trabalham com o conceito de banheiros comunitários (vários chuveiros e cabines por áreas definidas!). Isso pode ser um empecilho se voce levar em consideracao que tem que caminhar até o mais próximo e levar seus pertences para tomar banho!  Eu e Flor nos viramos muito bem!




A comida?


A comida é inclusa no pacote, e eu tenho que dividir uma coisa com voces: É DIVINA!!!! Dessas que voce já está satisfeito e quer comer mais, como se nao houvesse amanha! O comida regional da Huasteca é muito saborosa, fresca, e eles levam isso muito a sério no hotel.
O restaurante é central e a comida é self service (barra de comida). Eu provei do café da manha e dos jantares. Muito, mas muito bom!









Tivemos junto com a gente hospedados, alguns turistas e a grande parte da ocupacao do hotel era de grupo escolar, de adolescentes de 14, 15 anos! Eles me perseguem né? rs Eu , a tia (dessa vez eu e Flor....rs)

Quando chegávamos dos passeios, sempre estava rolando música, marshmellows, fogueira, um ambiente bem divertido!

Outra coisa que reparei era na quantidade de guias disponíveis ( e funcionários do hotel!) Sempre solícitos, animados, ajudando. Nao tive NENHUM problema, nada.


Mais algumas informacoes relevantes do hotel:






  • Eles tem uma lojinha, onde vendem produtos de primeira necessidade e vai por mim,  é MUITO ÚTIL.
  • A empresa oferece pra voces um pacote de fotos (pago) dos dias em que voce esteve com eles. Os guias, JURO, nao param de tirar foto em nenhum momento. Isso quebra muito o galho pra quem nao tem equipamentos a prova d´agua. Eu nao gosto de levar celular nessas aventuras porque sempre é um tal de escalar, pular, mergulhar...enfim... 
  • Todo dia a noite, eles tem uma lousa onde informam a atividade do dia seguinte de cada grupo. Vale ressaltar que eles sao bastante pontuais.
  • Se voce é vegano/vegetariano , pode informar na reserva e eles prepararao um cardápio exclusivo.
  • Eles nao tem servico de quarto, telefone com a recepcao  ou geladeira nas ocas (faz parte do conceito!)
  • Wifi por lá, incrivelmente funciona muito bem! 
  • Toda parte de banho (TOALHA, shampoo, sabonete, pasta de dente....) tem que levar.

Agora mais dicas:





  • Leve repelente, tipo, 5 litros. Dessa vez até comprei até umas pulseiras repelentes que funcionaram super bem!


  • Roupa para todo dia, a roupa na Huasteca nao seca pela umidade! 
  • Esquece tudo que nao for confortável e apto pra selva. Nem lápis de olho precisa levar pq vc nao vai usar!


Logo logo solto mais 2 posts desses dias super legais!





Apoio:





Ruta Huasteca SITE: https://www.rutahuasteca.com









Share:

0 comentários