Mérida - Parte 1



Comecando a aventura...


... chegamos bem cedo e felizes que iamos conseguir aproveitar o dia.

Dica:  podem pedir uber do aeroporto, bem mais barato. So que voce tera que esperar do lado de fora do aeroporto, mas, super tranquilo e vale mesmo a pena. Nessa conhecemos Josue, que foi nosso chofer durante nossa estadia.


Chegamos cedo no hotel, colocamos look verao, deixamos as malas por la porque ainda nao era nosso horario de check in e fomos bater perna.






  • DESAYUNO


Eu, viciada em Instagram que sou, ja sabia de um restaurante em um hotel boutique que estava na Calle Montejo: Rosas y Xocolate (clica!) . Soh esquecemos o detalhe que era domingo e estava socado! Mas esperamos. O restaurante em si eh bem agradavel, com um pao feito em casa quentinho, bons pratos e precos acessiveis! (Nao tirei foto porque estavamos roxas de fome, nem lembrei!)
Mas para mim o grande lance do lugar eh a arquitetura do hotel boutique, obvio que fui me enfiando e conhecendo as instalacoes, mas cuidado, temos que ter a autorizacao previa! O dono estava por perto e nos convidou a área em comum do hotel.

Vale a pena a visita, eles tem até música ao vivo, um ambiente bem agradavel!

E ai estavam as fotos que eu via no Instagram.










  • CALLE MONTEJO

Paseo Montejo eh uma das principais avenidas da cidade. Assim foi nomeada pelo fundador de Merida: Francisco de Montejo y Leon. A dita parte turística comeca na rua  49 e vai ate o Monumento a la Patria (aquele que voce sempre ve pelas redes sociais). Vale lembrar que aos domingos a rua fica fechada (como em varios lugares do MX) para que turistas, familias disfrutem uma caminhada ou aluguem bicicletas para passear por ai.

Eu fiquei encantada: muito verde e pra amantes da arquitetura como eu, casaroes históricos lindissimos (mansoes que foram residencia de figuroes da historia da cidade, diretamente do sec. 19) e super conservados! Eu nao sabia para onde olhar. 

Museu Nacional de Antropologia


Fomos caminhando e conhecemos as casas gemeas*, o Museu Regional de Antropologia (muito bonito e organizado, lembrando que aos domingos, nao se paga a entrada) e terminamos nossa caminhada no Monumento a la Patria* , DI VI NO.


*Monumento a la Patria: Inaugurado em 1956, obra do colombiano Romulo Rozo, pra mim eh o símbolo de Merida. Esta localizado em uma rotatoria e me surpreendi em ver que nao eh soh um lado, toda a rotatoria eh o monumento. Achei que era somente a que sempre esta nas fotos.
Sao mais de 300 figuras esculpidas a mao, representando toda a historia do MX ate o sec. 20. Na parte de tras da rotatoria , a uma mencao a cada estado do MX.
O desafio eh tirar a foto classica, mas, conseguimos com louvor rs.






*Casas Gemeas: Sao duas casas maravilhosas e idénticas, que eram propriedade de 2 irmaos franceses. Super pitoresco!





  • CURIOSIDADES SOBRE MERIDA?



- Merida eh considerada uma das melhores cidades para se viver, pela hospitalidade das pessoas, sua seguranca (cara, tem policia para todos os lados e pesquisei: nao sao corruptos, ajudam, e levam bem a serio a questao de beber e dirigir!), cultura, clima e sua comida (minha nossa, um post a parte!). O turismo eh muito siginificativo pra Merida! Tem muito estrangeiro por la (muitos europeus!).

- Eles ainda mantem um segundo idioma: Maya Yucateco. De cada 3 habitantes, 1 fala maya yucateco.

- As ruas de Merida sao todas números. Do norte ao sul, números pares. De leste a oeste, impares.

- Merida eh conhecida como a cidade branca. Por que? Pelo material que foram construidas suas casas: ¨piedra caliza¨. Dizem que tambem por tratar-se de uma cidade extremamente limpa, o que é verdade.

- As típicas guayaberas sao originais de Merida, temos post, clica!

- em Merida se encontra Celestún (aguardem o post!), único lugar da America do Norte, casa dos flamingos rosados, fofos!

- ¨Las sillas confidentes¨ou, Tu y YO: estao por toda Merida e eu fui pesquisar porque achei super pitoresco. A lenda diz que um homem que tinha uma adoravel filha que foi pedida em namoro por um garoto. O pai muito ciumento, aprovou com uma condicao: que eles só se encontrassem no banco da pracinha. Mas os bancos permitiam uma aproximacao física, ai, ele inventou essas cadeiras, pra evitar tal contato, permitindo apenas o contato visual! hahahahahaha (deixa meu marido ler isso, Helo ta ferrada!). Outros dizem tratar-se de apenas uma esquisitice arquitetonica.




- A cidade eh muito muito quente, pra quem passal mal com o calor é melhor planejar uma visita no inverno. Fomos no inverno e as temperaturas eram de 35 graus, umido. Assim, pegando fogo. Falaram que no verao atinge 45, 50 graus.


Aguardem mais do nosso reality show, lembrando que todos os videos estao no Instagram: @viviendoxmexico , clica!




Bye!



Share:

1 comentários

  1. Gracias. Mérida es una ciudad con una rica historia romana y es hogar de algunos de los mejores restos arqueológicos del mundo.

    ResponderExcluir