E o mundo vai terminar em ...Tortillas!






Não dá pra falar de México sem falar de tortillas.Em 11 de 10 casas mexicanas tem tortillas na despensa. 11 de 10 pratos mexicanos tem como base a tortilla. E quando você sai pro centro, se você tiver tempo e concentração, conte quantos carrinhos de tortillas, barraquinhas etc, existem, vendendo as próprias. Mas afinal, tem público pra tanta tortilla no México? Tem sim senhor!

Mas vamos partir do começo, o que vem a ser tortillas? Eu nem sabia da existencia, mas com meu intensivão já sou mestre! Tortilla nada mais é que um "pão folha", feito de farinha de milho (maiz) ou trigo (harina).  Sabe o nosso filãozinho? Ou mesmo nosso arroz diário no Brasil? Então, aqui é a tortilla que faz jus a essa fama, de estar presente em todas as refeições. 
Pode ser servida como entrada, normalmente com salsa, ou como base para outros pratos, como burritos, tacos, fajitas e tostadas.
Aqui em casa já faz parte da lista de compras, um dos poucos itens que minha filha seletiva aderiu.

Não importa se é rico, pobre, milionário, a tortilla mexicana reina absoluta nos lares mexicanos. Junto com a tequila e a pimenta , é a identidade do país mesmo, sem exageros.

Ninguém sabe ao certo da onde surgiu , dizem que em Oaxaca, e que os astecas se alimentavam com elas. Pior que você para e analisa: não tem gosto de nada, é como uma panqueca, então, por que diabos esses mexicanos enrolam tudo na tortilla e todos seus pratos famosos, lá está ela? Amigos, é tipo pão frances, não tem gosto de nada, mas é uma delícia....rs

Qualquer restaurante que você vá, qualquer prato que peça, elas chegam. De uma forma ou de outra! Aí ta lá, o prato, os talheres, e nada! Pra que usar talheres se você tem uma cestinha de tortillas, e você, pega tudo que ta no prato, enrola na tortilla (que está quentinha no cestinho ) e ......bota pra dentro? Mas não pensem que é só assim que da pra fazer.... Temos aqui, pratos e mais pratos que vão tortillas, aqui vou citar algumas das milhoes de versões:

1 - BURRITOS

Aqui está ela , enrolada, tipo um tubo,  com carne e feijão (frijoles refritos).
Na Cidade do México os Burritos normalmente são chamados de “Tacos de Harina” por serem feitos com tortilhas de farinha de trigo.Já expliquei a história do burrito no blog, acessa AQUI.




2 - CHIMICHANGAS

Chimichangas é um prato mexicano que é confeccionado com tortilhas fritas e recheadas, basicamente é um burrito/taco frito.
O prato costuma ser preparado preenchendo uma tortilla com muitos ingredientes; feijão, queijo, carne desfiada, carne temperada, e dobrando-o num pacote retangular. Então, é frito e pode ser acompanhado com pico-de-gallo, sour cream e guacamole.  PuXa delicia! Comi na casa da minha amiga Flor e fiquei repetindo mil vezes que era delicioso! Um dos meus favoritos aqui.


3 - ENCHILADAS

A enchilada é uma tortilla, muito condimentada, recheada de carne de vaca, feijão ou frango e que leva por cima molho e queijo ralado.A palavra "enchilada" vem do espanhol, enchilar, o verbo que significa "adicionar chiles para". As tortillas são, geralmente, fritadas de leve, antes de serem preenchidas.




4 - FLAUTAS

A flauta, também conhecida como "Taquito", é constituída de uma pequena tortilla enrolada firmemente com algum tipo de recheio, geralmente carne ou frango. Quando se diz flauta, quer dizer que a tortilla é tipicamente feita com farinha de trigo, ao contrário do Taquito que é geralmente feito com a verdadeira tortilha de milho. Uma vez recheada, as tortillas são fritas em óleo para ficar crocante.



5 - QUESADILLAS

"Quesadilla", combinação de "queso" a palavra que significa queijo em espanhol, com a famosa tortilla. Aqui, uma quesadilla é basicamente feita de uma tortilha ou masa de milho recheada com queijo e / ou algum outro recheio, e, em seguida, dobrada em dois. Fica parecendo um sanduiche achatado....rs Minha filha adora a de puro queso....rs




6- TACOS

O Taco consiste de uma tortilha enrolada com diferentes tipos de recheio, e, as vezes, duas tortilhas são usadas para enrolar. O taco pode ser recheado com praticamente qualquer tipo de carne e / ou legumes. Comido com as mãos e acompanhado de molhos (salsas) picantes ou simplesmente molhos vermelhos ou verdes, podendo ser coberto por uma infinidade de coberturas e condimentos encontrados na cozinha tradicional mexicana. Vendidos por todo país, desde restaurantes tops até os tianguis de rua, esqueminha barraquinha mesmo. 



7- TOSTADAS

A tostada é um aperitivo feito com uma tortilla de milho frita em óleo por mais ou menos um minuto (30s de cada lado) até que se torne dura e crocante. Ela pode ser tostada sobre uma chapa quente ou frita em óleo. Já tem pronta pra comprar, onde você for... Pode ser recheada com uma camada de pasta de feijão e outra camada com qualquer coisa: queijo ralado, abacate ,salsa. Em alguns lugares são também adicionados pimentões marinados, tomate, creme de leite, sal e presunto. A tostada pode acompanhar outros pratos também.



8 - SOPA DE TORTILLA

Você vai comprar a tortilla pronta, cortar em tirinhas , fritar e adicionar a receita de sopa de tortilla, como eu já ensinei vocês fazerem AQUI., delicioso!



9 - CHILAQUILES

Chilaquiles é um prato  feito de tortillas partidas em pedaços e fritas, e servidas num molho, que pode ser mais ou menos picante, verde ou vermelha. Por ser uma comida mais leve, frequentemente são comidas no desayuno ou lanche

Os chilaquiles são uma forma popular de aproveitar sobras de tortillas e molhos e podem ser servidos com ovos mexidos, carne desfiada, feijão ou queijo.





Sério, eu poderia continuar listando mais coisas, porque dentre destes itens, eles se subdividem, com mais e mais apresentações das tortillas. Pra mim, é difícil diferenciar quando é um ou quando é outro. Se você reparar, os experts em gastronomia (lembrando que a mexicana é patrimonia da humanidade) que me perdoem, mas você enrola tudo na tortilla e come...rs Nada mais sensato que eu encontrei na net  do que essa definição que morri de rir:




 

E aqui vai o manual de como se fazer tortillas já que no Brasil muito raro se encontrar... Se alguém quiser tentar (No Brasil usam Rap 10, mas não é a mesma coisa).... Minha amiga chef fez, só clicar aqui, Receitinhas da minha amiga Bruna.





Então, um viva pra tortilla nossa de cada dia!




Share:

5 comentários

  1. Eu não gostei rsrs muito diferente do que comemos no Brasil...acho que precisaria de um tempo pra me acostumar

    ResponderExcluir
  2. Aqui já faz parte do nosso cardápio! Comemos com tudo! Adoramos!

    ResponderExcluir
  3. Moro no Mexico, há dois anos em Santiago de Queretaro e por azar meu ap fica em cima de um restaurante, então e cheiro de tortillas o dia inteiro! Eu não suporto estas totillas, acho horrível! Na verdade a comida mexicana é muito ruim,,, então prefiro fazer meus pirões brasileiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal!!!! Eu gosto de tortillas, mas as vezes me enjoa o cheiro tão forte da de maíz... tenho um grupo de brasileiros que vivem aqui , tem muita gente de Queretáro, vc já conhece? https://www.facebook.com/groups/679382108836181/

      Saludos!

      Excluir