Margarita ou Marguerita? Não importa - Drinks Mexicanos.






O drink Marguerita (ou margarita , sei lá, não consegui chegar a uma conclusão...), é sem dúvida alguma um dos mais populares. Eu mesmo nem tinha idéia dos detalhes da sua origem e o porquê do seu nome. Como tudo no México, tem muitas lendas a respeito, e achei muitas histórias diferentes.
Uma das melhores é a que tem como protagonista Danny Herrrera. Em 1938,  em Rosarito  (México), Danny Herrera , um popular barman mexicano que trabalhava em um bar chamado Rancho La Gloria, estava apaixonado por Marjorie King, atriz americana que odiava tequila pura, um super costume mexicano (como pode? rs)

O fato interessante é que a tequila era a única bebida que conseguia tomar. Assim, com intenção de se fazer notado, Herrera inventou o drink, combinando sabores para satisfazer a Marjorie,  e eis que surge a Marguerita.

Dizem também que graças a Danny, em Beverly Hills nos anos 50, um distribuidor de bebidas estava super contente e surpreso porque estava vendendo muitas caixas da Tequila José Cuervo, ao  Restaurante Tail O' the Cock . Por que seria? O distribuidor pesquisou e descobriu que uma bebida , Marguerita, com base de tequila, tinha virado sucesso! E dizia o dono do restaurante que Danny Herrera te contou o segredo do drink.


E tem muitas lendas mais pro sucesso do famoso drink:


1948,  Acapulco ,  Margarita Sames oferecia uma festa em sua fazenda perto da cidade. Entre seus milhares de convidades estava Nicky Hilton (herdeiro da rede Hilton de hotéis).

Margarita queria algo para alegra a festa, assim, começou a provar drinks e teve uma grande idéia: suavizar a tequila. Como? Agregando suco de limão, triple sec em uma coqueteleira com gelo, e servir o drink com sal. Mas juram que essa versão foi publicidade pura. (foi até apresentada em uma revista publicitária....)

Outra:


Em Ciudad Juárez  , 1942, durante o 4 de Julho , uma cliente pediu a Pancho Morales  ( Tommy´s Place) que preparasse uma "Magnolia". Morales sabia que a bebida levava  Cointreau. Resolveu ousar e agregou um pouco da sua tequila favorita, aí surgiu quem? Marguerita.


Eu fico com o da mocinha, o primeiro, acho mais fofo.....rs

O que importa é que é um drink master mexicano, que tenho amigas que adoram (Bellllll!) e que quando vocês estiverem em resorts, all inclusive, de boa, lembre que o limão mancha a pele pra não sofrer o que sofri pós resort. Eu gosto de tomar tequila pura como já sabem, sou tequileira de mão cheia. Mas acho gostosinho o drink.


Curiosidades:

·         * Em 2008, 18% dos drinks bebidos em bares nos EUA eram Margaritas (Cheers On-Premise Handbook 2008)*

·         * Na média, 185.000 Margaritas por hora foram consumidos pelos americanos em 2008 (Brown-Forman, 2008)*

·         * Os Estados Unidos são o maior mercado consumidor de tequila no mundo, ultrapassando o México onde ela é a bebida nacional. (Cheers On-Premise Handbook 2008)*




E como sou legal vou passar a receita pra vocês:





Pra fazer uma boa Margarita você vai precisar de:


* Uma taça de Martini gelada (ou uma taça wide bowl própria para Margarita como essa abaixo)

* Tequila prata (cujo sabor de agave azul é mais puro. As tequilas ouro são envelhecidas em barril de carvalho e isso altera o sabor final, consequemente alterando o sabor da clássica Margarita)

* Licor de laranja (Contreau ou um tripple sec de sua escolha)

* Limão

* Gelo

* Um pires

* Sal

Assim como para beber tequila pura, para a Margarita também devemos cumprir o ritual fisiológico de abrir as papilas gustativas com sal e fechá-las com limão. Como o drink já contém suco de limão, tudo o que você precisa fazer é passar um salzinho na borda do copo. Para fazer o sal grudar na borda do copo, passe suavemente uma fatia de limão em toda a borda e mergulhe a taça no sal. Não precisa espremer o limão, senão a taça ficará com muito sal e isso certamente estragará seu drink.

Depois ponha bastante gelo na coqueteleira, 3 doses de tequila, 1,5 dose de licor de laranja e suco de um limão. Bata até gelar a parede da coqueteleira e sirva o drink na taça previamente gelada. As proporções oficiais do drink, segundo a International Bartenders Association, é 7:4:3, o que pode traduzir-se como sendo 70 mL de tequila para 40mL de licor para 30mL de suco de limão. Fica excelente, mas se você não tiver como medir com toda essa exatidão faça como ensinei que não tem nada de muito diferente.

Caso queira fazer uma Frozen Margarita, ao invés de bater os ingredientes numa coqueteleira, faça-o em um liquidificador e deixe o gelo triturar bem. Se você for usar frutas, use-as sempre frescas e com o licor do mesmo sabor.
(Fonte: papodehomem.com.br)


Pra quem prefere videozinhos como eu (assimilamos mais visualmente....rs) :






Só curtir , chamar amigos, fazer uns tacos e ....MARGUERITAS (ou, margaritas....)

Share:

0 comentários