Como se transformar num mexicano contemporâneo!


Antes de escrever esse post, deixo claro que, não é zoeira. 
Segundo, obrigada google imagens. Salvo a foto da minha filha e do meu cunhado.

O conceito brega é muito particular.
Eu sempre me considerei dentro da moda, sempre gostei muito de comprar roupas e afins (minhas amigas que o digam) e sempre fui elogiada. A partir do momento que você muda de país, tudo muda junto, inclusive os conceitos. O que pra mim é brega no Brasil, aqui não é... E vice versa. Cada país tem um conceito, um costume.
Como já comentei em um post sobre comprinhas com minhas amigas ,CLICA AQUI, vou repetir. Aqui eu sou a fora de moda, EU, uso roupas estranhas, eu tenho que me adaptar. E olha, não tem nada de fácil nisso, talvez a parte mais difícil de se entregar totalmente e abraçar o país.
Então vou comentar com você o que pra mim, forma um mexicano aqui em San Luis Potosí, tratando-se de aparência exterior. É um apanhado geral, daqui... Nada particular. E isso não quer dizer que toda pessoa siga essas regras ok?


É difícil quebrar essa idéia inicial, mas os mexicanos não nascem de bigodes e ganham mini sombreros de presente. Nem as menininhas mexicanas nascem com um look Frida Kahlo baby. Eles são bebês normais ok? Confundidos facilmente com qualquer bebê do mundo.





E mesmo depois de adultos, você dificilmente vai chegar aqui e encontrar jovens típicos, com roupas tradicionais mexicanas. Nas cidades mais pequenininhas, nos pueblos mágicos, você encontra sim, como eu mesma já encontrei várias vezes e fiz várias fotos. Mas nas grandes cidades só em dias de festas folclóricas, algum artista local, ou mesmo os moradores de pueblitos que ficam por perto , que vem pras cidades pra vender seus artesanatos ou comidas.



Então vamos abrir a mente e tirar o sombrero da cabeça dos mexicanos , tirar a mula que eles usam como transporte e entender as tendências da moda daqui.  Seria o mesmo que nós brasileiros, fôssemos descritos como carnaval, samba e cerveja . Ou mesmo capoeiristas. É muito, muito interessante.




Vamos lá então? Tentar descrever o mexicano contemporâneo? 



MEX MEN:

- Bigodes

Sim, mexicano adora bigodes. Não é mito. Parece que é uma lei, depois dos 40 você tem que introduzir o bigode no seu look.

Por que os mexicanos usam bigode? A resposta unânime é Pancho Vila e Emiliano Zapata, lideres da Revolução mexicana, por causa deles o bigode se tornou símbolo de coragem.
Então se você quer parecer um autêntico mexicano e não tiver bigodes a postos, favor providenciar um.





- Camisa Xadrez.


É impressionante a paixão por "las camisas con cuadros"ou, nosso famoso xadrez festa junina. A gente vai nas lojas são araras e mais araras de todas as combinações de xadrez possível. Realmente um item básico. Faça calor, faço frio, dificilmente você vai encontrar um mexicano com uma t-shirt. Eles usam camisas, e com uma particularidade, dois botõezinhos abertos e por dentro. Entenderam? Tem que ser assim!



-Celular a postos!

Sério mesmo. Duas coisas que não caíram de moda aqui! Lan house, sim, tem MUITA lan house e infelizmente (pra mim!) o celular na cintura. No kit camisa xadrez tem que ter o celular ali, ao alcance e sempre! Tem gosto pra tudo nessa vida.

-


- Colete

O outono está chegando. Você não vai parecer um mexicano se você não comprar o seu colete fofinho. Ano passado eu fiquei de queixo caído , 11 entre 10 mexicanos usam o coletinho acolchoado. Pode estar geando, pose estar fazendo um calorzinho , lá está ele, de todas as cores possíveis e imaginárias. Do baby mexicano ao senhorzinho. Todos amam. E eu não consigo entender como eles no frio, não congelam, já que não dispõe de mangas. No Walmart já está cheio.


- Gel no cabelo.

GEL? Basicasssssssssssso. O menino mexicano deve sair da maternidade com seu pote de gel já. E não pensem em um potinho pequeno não!!!!! São bujões. O cabelo brilha. não mexe. Você reconhece o típico mexicano com o clássico cabelo todo pra traz (antigo vaca lambeu) , com o gel.




- Gel no cabelo, merece ser citado de novo.

É muito gel. Tenho que citar de novo. Reparem na alcinha pra levar o pote.

Cunhado garantido seu kit, vai deixar o cabelo crescer.



- GEL.


kkkkkkk, preciso citar de novo. Baldinho básico.




Aliado a essas características podemos citar hábitos como:


- O uso clássico do Wey Guey, tipo, "Que onda wey?"



- Pode reparar, o mexicano mesmo, cumprimenta os amiguinhos com um aperto de mão, um abraço e outro aperto de mão! (meu marido já tá fazendo isso, devo me preocupar?)

- Beber, amigos. Beber muito. E misturar tudo: Comece com tequila, passe pra cerveja, depois uma bandeira, um mescalzinho e finalizando com um bom vinho. E nada de ficar borracho e depois crudo (de ressaca).  Saindo super bem! Me humilham....rs

Sim, essa é uma visão do mexicano de hoje.



Vamos pro lado feminino???




MEX WOMEN 



- Looks colados e coloridos neon!

Impressionante, já prestei atenção, mas é muito difícil aqui em Potosi eu achar mexicanas usando saias, mesmo no verão. Vestidos e saias longas já vi... Não sei porque, sério. E eu com milhões e milhões de saias curtas. Ou seja, to fora mesmo. Elas gostam de calças grudadas, coloridas e a parte de cima???? Uai, colorida também! Nada cor opaca, de nude e preto. Quase nunca. Pra que se elas são tão alegres né????





- Tacones


Não importa, se é dia, se é noite , na rua, na chuva ou na fazenda. Quase não existe sapatos sem salto. Sim, a maioria são sapatos. Não vi muitas sandálias abertas, não conheço os pés das minhas amigas.... E altas meus amigos, muito altas. Tem que fazer curso mesmo pra andar. Eu não consigo, nem dirigir, nem andar nada. Talvez nos meus 15 anos eu poderia ter conseguido. Pós maternidade, impossível pra mim. Ainda não consegui achar uma loja de sapatos que eu goste.




- Capas de celular 


São únicas, parece que feitas exclusivas. E combinam com os demais acessórios. Super ultra cheia de pedrinhas. Pode combinar com a bolsa, com as bijous....! Eu amo capinhas tenho muitas, mas capinhas mais tranquilinhas...




- Unhas elaboradas.


Só vou citar porque já falamos bastante sobre elas. Sim, é uma industria só pra unhas aqui. E demoram pra fazer viu? coisa de 3 horas. Praticamente uma obra de arte pós moderna.




- Makes

Sim, também já falamos, mas precisamos citar pra completar nossa bonequinha mexicana. Makes perfeitos, peles lisinhas e olhos delineados....







 OBS: Tenho que comentar que as batas coloridas mexicanas, nunca, nuca vi amiga minha nenhuma usar. Por mais fofas que sejam deve ser coisa pra turista comprar. Minha mãe comprou, minha sogra comprou. Mas definitivamente aqui, nenhuma amiga minha mexicana usa. Uma lenda urbana.




Una a tudo isso:

-Tomar MUUUUUUIIIIITOOOOO café, mas muito mesmo.
-Amar o Luis Miguel, guapo.


Listo.


Temos nosso mexicano pós moderno pronto.
Una a tudo isso muita simpatia, muita alegria.... Cantam dançam , bebem, riem alto.


Roupas modernas

A civilização moderna pode ter um impacto ainda maior sobre o futuro da roupas mexicanas tradicionais que os conquistadores europeus. Enquanto influências estrangeiras trouxeram alterações meramente estéticas e de fabricação, a moda moderna ameaça erradicar completamente a tradição. Hoje, os jeans e as camisetas substituíram os huipils e quechquemitls no México moderno. No entanto, muitos moradores de cidades pequenas ainda preferem os trajes tradicionais. Mesmo nas cidades maiores, muitos cidadãos mexicanos modernos ainda incorporam vestimentas tradicionais em seus trajes modernos.

Fonte: Trajes Típicos


 O próximo post sobre moda, vamos conversar sobre os trajes típicos tradicionais, culturais de cada região ok? A semelhança vão ser as cores. E eu aqui, tentando pintar de neon meu nude que domina meu armário. Quem sabe um dia. Por que lembram daquela camisa que comprei com as meninas? Está com a etiqueta ainda. Mas, respeitemos meus limites....rs


Besitos.




Share:

32 comentários

  1. Muito legal seu post, expande os horizontes de quem é leigo no assunto! Estou me formando agora em Design de moda e meu tcc é sobre o México, porque sou apaixonada pelo país desde criança e, pelo que vejo, as pessoas ainda tem aquela visão dos mexicanos vestidos tradicionalmente e com um sombrero! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Bruna, você vai ter bastante assunto pro seu TCC então. Cada região daqui tem um traje típico, que em dias festivos, eles usam! Muito legal! Depois me conta como ficou! Se precisar de alguma ajuda estamos aqui. Besitos, Mel.

      Excluir
  2. kkkkkkk ri muito com a parte do gel...haha
    Parabéns pelo blog! Espero um dia conhecer tudo isso de perto! ;)
    hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Kamila, aqui é impressionante o comércio do gel! Os mexicaninhos quando nascem acho que ganham um potinho já!!! :) Bj, Mel.

      Excluir
  3. Adorei o post. Tem tudo a ver com o espírito alegre do mexicano. Cada vez tenho mais vontade de conhecer esse país. Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Convite você e família ja tem, lugar pra ficar também! Até compro um pote de gel e deixo no quarto de hóspedes pra vc!!! kkkkkk Beijos, Mel.

      Excluir
  4. O casal de crianças retrata bem o que eu imagino do México,claro que para os povos mais tradicionais,celular na cintura,um pouco atrasados né?Mas gosto não se discute.Só fiquei decepcionada com as famosas batas Méxicanas achei que toda senhorinha usasse uma,quer dizer que shorts nem pensar?Adorei Melissa.Eliani Vargas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Eliani, pelo que eu percebo as batas são mais pra turistas mesmo!!! Mas não deixam de ser bonitas, tem como você imaginar! Rs. Beijos, Mel.

      Excluir
  5. Gentee!! É assim mesmo! hahahaha!
    Obs.: Passei 5 meses no México e saí de lá cumprimentando como eles (aperto de mão, abraço, aperto de mão) e até hoje falo: No mameess, weey!!! Os brasilerios não entendem! hahahaha
    Ótimo post! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkk, é muito bom né? Não é exagero é pura realidade mesmo!!! "Super buena onda! Super cool!":) Gracias, besitos, Mel.

      Excluir
  6. Mel, eatou adorando os seus posts!!! Uma aula sobre os costumes dai!! Parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu só Bru? Quando vc vier me visitar eu posso estar assim como descrevi! Vai se preparando! :) Beijinhos amiga, gracias por todo!

      Excluir
  7. Olá.
    Sou uma entusiasta da cultura Mexicana.
    Acho tudo lindo, maravilhoso.
    Amei seu blog.

    ResponderExcluir
  8. Sobre o post muito divertido, porém, quanto as batas mexicanas se usam sim!fique um tempo pelo estado de Puebla, percorra o estado de Guerrero, Campeche, você verá um festival de batas. Claro, sem a saia mas com calça jeans e em grande estilo. Eu fui recebida em várias famílias com essas batas e batas longas (tipo vestidos) muito típicas e ficam lindas!
    Trajes típicos de cada estado: http://listas.20minutos.es/lista/el-mejor-traje-tipico-de-mexico-41611/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em SLP nunca vi de verdade! Viu só nas senhoras que vendem artesanias nas ruas... Eu acho super legar usar com jeans sim!
      De todos os estados que conheci, só vi na Huasteca Potosina, onde era bem simples.... Mas eu mesmo tenho... Adoro!

      Excluir
  9. Oi! Eu moro no Edo do Mexico - zona metropolitana do DF e dei risada com seu post rs. Faltou mostrar o tamanho do corredor de gel do mercado, me impressionou! Aqui na grande metrópole o pessoal se veste menos colorido, encontra todos os tons e os mais elegantes tb rs. Para sair e desayunos a mulher da tá sempre de tacón mas no dia a dia de buscar filho na escola tem muito flat deslizando por aí. Shorts, regatas e saias curtas são um verdadeiro tabú. Não existem. Usam regatas debaixo da blusa ou blaser/casaco. Aliás parece q e crime pegar sol nos braços, com medo de amorenar sempre usam manga longa. Já vou p 7 años aquí. Tem coisas q jamais acostumei como música e tortillas de maiz, mas no Brasil eu já me visto mais recatada, juntando o pudor daqui com a idade aumentando já me sinto ridícula com mini saia ou short mto curto fora da praia. ..

    ResponderExcluir
  10. Adorei o seu post, ri muito. As diferenças culturais são muito interessantes né !
    Vc conhece o ditado, em Roma faça como os romanos ! rsrsrs
    Um pretinho báaaasico, nem deve ter muito por aí heim !

    ResponderExcluir
  11. oi adorei o seu post pelo que vi vai me ajudar muito ,estou fazendo trabalho pro meu curso de espanhol e fui sorteada com o México, e realmente o pensamento das pessoas quando falam do México é ver as pessoas com as vestimentas ainda tradicionais,obrigada.

    ResponderExcluir
  12. olá adorei seu post , vai me ajudar muito estou fazendo um trabalho pro meu curso de espanhol e foi muito informativo sobre tudo que estou precisando obrigada ,pois quando as pessoas pensam em México ainda pensam que se vestem tradicionalmente, vai ser bem legal mostrar as diferenças

    ResponderExcluir
  13. Olá Melissa,
    Meu nome é Natália e achei seu blog por acaso, pesquisando sobre brasileiros que vivem no México, uma vez que sou apaixonada por esse país.
    Amei esse post kkk tão verdadeiro...

    ResponderExcluir
  14. Com relação à minissaia...minha irmã um dia usou um short para passear pelo Centro Histórico do DF, num dia de verão comum... e passamos vergonha. Ficamos paradas esperando o Turibus e as pessoas olhavam pra ela com uma cara muito feia.

    ResponderExcluir
  15. Mel, adorei... cheguei ate me perguntar: moro em Houston ou no Mexico? Fantastico e bem humorado!!! Vc e show!!!

    ResponderExcluir
  16. Muito bom!!! Sempre criamos esses pré-conceitos sobre qualquer nacionalidade, mas morando no local, vemos que nem tudo é como achávamos!! Bjooo

    ResponderExcluir
  17. Eu rolei de rir, vc é muito bem humorada, hahaha! A parte do gel foi a melhor! Mas realmente, cada país tem seu costume e suas manias! E depois dos filhos também aposentei os saltos. Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Nossa, adorei! Não fazia ideia de como é exatamente a moda por ai. Só vemos aquilo que a mídia nos transmite, que é meio fantasia, meio folclórico rs.
    Achei mega legal os looks de camisa xadrez, mas o fato de estar por dentro da calça - morri. kkkk
    Gente, e salto alto? Sem chance. Não tenho filhos, mas nunca soube usar hahahaha Quem sabe se eu for ao México, não aprenda com as melhores!
    Achei muito legal o post, de verdade!
    Adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Muito legal! Estive no México algumas vezes e trabalhei com mexicanos, homens e mulheres e concordo com tudo! Mas a do gel ganha né? kkkk eu vi o super pote no super e quase morri rindo!

    beijo,

    Clau @MezzoMondo

    ResponderExcluir
  20. ADOREI o post!! Ri muito na parte do gel.. ri tanto que minha filha veio aqui no escritório achando que era algum video de pegadinha hahaha.
    Acho muito legal desmistificar os estereótipos e essa é uma das coisas que mais me encanta ao viajar: conhecer e aprender a respeitar e admirar culturas diferentes da minha, hábitos que posso num primeiro momento posso até estranhar mas que são tão normais pra outros povos...
    Muito legal!!

    ResponderExcluir
  21. Oi melissa, adorei o post!! será que você pode me dar uma ajudinha? tenho uma apresentação de dança mexicana, onde vou usar ''Livin' La Vida Loca'' como musica principal e preciso saber qual roupa devo usar. Pode me dar dicas?? obs: temos meninas e meninos na dança. Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixe Gabi!!! Posso te dizer algo? O Rick Martin não é mexicano!!!! Influencia isso ou não? Quanto a roupa, depende do que queira seguir: aqui é muito folclórico! Colorido! Meninas de tranças e fitas! :) Me mande um email se quiser.... ;)

      Excluir
  22. Olá Mel, adorei seu blog, saber um pouco dos costumes desse pais que adoro,e que eu quero conhecer, beijo meu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh que legal! :) Navegue bastante por ele, que tem bastante informação, e qualquer coisa, pode perguntar! Saludos!

      Excluir