Tulum, uma das paisagens mais cinematográficas do México!

Explicação: Estou postando uma coisa atrás de outra por dois motivos. O primeiro é pra não esquecer e passar tudo pra vocês. O segundo é que no fim de semana os cunhados se juntam a família e vamos continuar desbravando o México, ou seja, mais novidades. Daqui a pouco viro especialista, turismóloga! Sabe que não seria uma má idéia viu? Unir o útil, ao que me faz feliz. Pena que não sei viajar sozinha, marido faz falta! :(

Falemos de Tulum.





Olha, me arrependi de ter comprado um parque seguido do outro. Quase desisti do segundo passeio de puro cansaço. E se aprendi uma coisa com a vida foi que Dorflex óoooooo, não adianta nada! Mesmo que tomar uma pastilha de açucar. Mas, como sou guerreira, reuni todas minhas forças e incentivei a família a cumprir com o compromisso. Convenci só o marido e a filha. Sogra quis ficar divando no hotel... 

Mesmo esqueminha do grupo Xcaret , e passou o onibus pegar a gente no hotel super britanico tratando-se de horários, to falando que não podemos achar que estamos no México!!!! (piadinha saudavel chulos!). Gente, eu tava morta, ia aproveitar pra descansar no bus, mas , o guia não parou de falar e fazer piadinhas um minuto! Sorte a dele que eram boas, porque eu ia arremessar minha mochila em sua direção se fossem péssimas.

Durante o percurso, foi explicando a história de Tulum, assim, VOS repasso:

TULUM significa  cercado, trincheira ou "Muralha". Mas esse foi um nome recente. Seu nome original era Zamá, que significa manhã ou amanhecer. A cidade foi erguida numa área de risco, em frente ao mar do Caribe. Localizado a 127 km de Cancun, a cidade era toda protegida por um muro, ficando "aberta" só a parte frente ao mar.
O primeiro a identificar a cidade foi Juan Díaz, que em 1518 fazia parte da expedição de Juan de Grijalva. A sua descrição de Tulum é a de uma cidade rica e magnífica, à imagem de Sevilha na Espanha.
A cidade se desenvolveu muito entre os séculos VII e XVI. Tulum surgiu da expansão de outro sítio , Cobá, localizado a uns kms ao norte, e pela atividade marítima, rapidamente se destacou.

Imagem do Google


A arquitetura da cidade seguia o estilo "costa oriental", sem muitas atraçoes decorativas e plumas. Também destacou-se a atividade religiosa, pelos seus templos e a veneração ao "Dios Descendente". As muralhas, de 6 m de espessura, protegiam o chamado centro cerimonial de Tulum, área reservada para atividades da elite da sociedade, como governantes e religiosos.

Em 1938, o Instituto Nacional de Antropologia e História Mexicana, se encarregou da conservação e investigação do sítio. Recente né?

Cada ano, tratando-se de visitas de turistas, Tulum só é superada por Teotihuacán e por Chichen Itzá. 

O Castelo e o Templo de los Frescos são os destaques das construções. A cidade abrigava altares ancestrais, controlava o comércio marítimo dos maias. Foi completamente abandonada apenas 80 anos depois de habitada, em 1598. Depois de abandonada há séculos pelos maias, já sob a dominação espanhola, Tulum foi redescoberta em 1841 pelos exploradores John L. Stephens e Frederick Catherwood.








Existe uma outra Tulum,  é a Tulum das praias, fora do sítio arqueológico, infinitamente mais convidativa e turística com uma faixa de areia de 15 km. A zona urbana está a três quilômetros da praia. Mas não fui, focamos no sítio arqueológico. E a praia que vi, maravilhosa por sinal, foi a que ficava em frente as ruínas. Daquele azul que já citei. 



As ruinas junto ao mar do Caribe, na minha opinião formam uma das fotos mais incríveis da região.

Agora, saindo dos ensinamentos do guia, vamos a nossa realidade de 100 graus, um calor , um calllloooorrr. Parece que ele sempre acompanha a gente no combo sitios arqueológicos. Nunca visitei um num dia fresco, só saindo do corpo de calor.  Olha, isso prejudicou um pouco o meu aproveitamento do local, mas mesmo assim fiquei encantanda.

Pra se chegar ao sítio, estacionamos numa feirinha de artesanias. Na pracinha pra se pegar o trem havia a apresentação de um grupo tradicional da região . 





 E eu que pensava já ter visto de tudo no Mexico, me deparo com 4 senhorzinhos em cima de um mastro imenso, sem proteção com roupas coloridas , dançando e cantando. Minha Nossa Senhora de Guadalupe! E você que achou que aqui só iria ver mariachis....Ledo engano! Lá em cima, quatro deles se prendiam a cordas, que eram enroladas no mastro enquanto um outro ficava no chão, tocando uma flauta. Tocavam um tamborzinho cada um. Depois, os quatro que estavam presos às 4 cordas, iam descendo de cabeça para baixo até chegar ao chão. 20 m de mastro!









Fui pesquisar o que era aquilo, pois tinha visto em Xcaret, e me surpreendi que tratava-se de Voladores de Papantla. Uma dança pre-colombina de nativos. É um ritual que através da dança e da música os indígenas invocam a água, a terra, o vento, a Lua e o Sol, pois são elementos indispensáveis para criar vida na Terra. 

Olha, valeu o esforço maluco de enfrentar o cansaço e o calor. É lindo demais. Tem que conhecer. Bicicletas com turistas, gente a pé, na praia. Muito bacana. Aquele verde, ruínas (nunca tinha visto arvores e ruinas...), o mar azul!!!!





Só sigam o conselho da looser aqui  e programem um dia de descanso entre um programa e outro. Pois depois de desbravar as ruínas seguimos pra mais um parquezinho, Xel -Há. E ainda dizem que tenho que me exercitar....rs E outra coisa, criança da trabalho, o calor chateia demais. A minha, que é toda metida a Indiana Jr, sofreu pacas.




Besitos chulos!






Share:

11 comentários

  1. Amiga, como estou ORGULHOSA...como vc descreve bem seus passeios, nos passa um pouquinho de cultura...lindo...amei...continue a compartilhar conosco...PARABENS!!!! BEIJOS ANGELITA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu soh boss? Sabia que eu era uma contadora , mas faltava alguma coisa!!! Virei uma CONTADORA de historias...Saudades, saudades.... Mel.

      Excluir
  2. Muitas ruínas ,de repente você se vê em frente ao mar do Caribe. Bem simples essa viagem ! hahahaah
    Só me falta o dinheiro pra pegar o avião ! aaaaaaaaaaaaaaaaah tudo lindo Mel *---*

    ResponderExcluir
  3. Melissa vc escreve tão bem que quase estou fugindo para o México com minha família!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Que lugar maravilhoso!! Você será minha guia no México, com certeza!! :)

    ResponderExcluir
  5. Melissa, adoro seus posts!!!! Além de informativos, divertidos! Tulum deve ser o máximo mesmo: ruínas maias junto ao mar caribenho! #faleci... Ah, os quatro homens no mastro... são os voadores de paplanta, né? Quando fui pra XCaret eu vi isso e nosso guia disse que era um ritual maia pra celebrar a colheita!!! Chic, hein?

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu post. Super explicado e com fotos paradisíacas!

    ResponderExcluir
  7. Tulum é um dos lugares mais lindos que já visitei na vida! Desejaria estar lá agora mesmo... Obrigada por me fazer lembrar dessa jóia maia. Abraços

    ResponderExcluir
  8. Quando fui para Cancun eu tinha uns 11 anos e acabei perdendo o passeio para Tulum porque estava exaaausta!! Meu irmão foi junto com o resto do pessoal e depois eu me arrependi um monte de ter preferido ficar no hotel quando vi as fotos lindas... Acho que o azul do mar de Tulum é ainda mais bonito que o de Cancun!!!

    ResponderExcluir
  9. Mel, fui a Tulum no final de semana do carnaval! fiz Tulum, Akumal e Playa del Carmen, conheci as ruinas e mergulhei nos recifes, e é simplesmente fantáaaastico! Mais uma experiencia que vou levar pra o resto da vida! beijoo

    ResponderExcluir
  10. visitei Cancun em 1998 e foram vários passeios mas não fomos a Tulum. Caraca, já sabia que tinha perdido um lugar legal,agora,vi que perdi um lugar fantástico !

    ResponderExcluir