Processo de revalidação de DIPLOMA em Direito e emissão de título para atuar no México.
Mudar de país envolve uma série de processos
burocráticos que são necessários, principalmente se somos profissionais e temos
interesse em atuar no México na nossa profissão, no meu caso como advogada.
Antes de me mudar para Guadalajara pesquisei quais
documentos seriam necessários e tratei de providenciar o apostilamento e
tradução juramentada de todos, quando eu me mudei já estava com tudo bonitinho
para apenas para dar entrada no processo.
Quando me mudei várias pessoas disseram que seria
impossível conseguir advogar no México pois aqui eles são mais rígidos e
burocráticos do que o Brasil em relação aos advogados estrangeiros. (Mas como
eu sou brasileira e cearense e não desisto fácil, corri atrás de saber, me
informar e tentar mesmo assim.)
Para quem não sabe a Revalidação dos estudos
significa que a Secretaria de Educação Pública (SEP) do México vai reconhecer
os nossos estudos como verdadeiros e nos permitirá trabalhar de maneira
oficial. No meu caso, por exemplo, foi para ter a OAB mexicana.
Com todos os documentos e copias em mãos é
necessário ir pessoalmente no SERP para dar entrada no processo. E sempre que você
precisa revalidar um grau anterior ao que você de fato precisa, no meu caso
para revalidar meu bacharelado em Direito eu precisei revalidar também meu
ensino médio.
· Documentos necessários
para revalidar um diploma universitário:
1.
Pedido de revalidação de estudos
preenchido (a folha do pedido quem entrega é a própria SEP);
2.
Certidão de nascimento (deve ser
emitida com até 01 ano);
3.
Documento migratório: aqui para o
México é o FM, “formato migratório”.
4.
Documento de antecedente acadêmico
anterior ao grau que será revalidado – título e histórico escolar. (No meu caso
tive que levar certificado e histórico do ensino médio e do bacharelado);
5.
Título, diploma ou grau acadêmico que
comprovem o grau acadêmico a revalidar;
6.
Histórico escolar;
7.
Comprovante de deposito bancário;
Uma vez que o funcionário da SEP confirma que todos
os documentos são legais e originais, ele vai pedir a cópia de cada um,
juntamente com os comprovantes de pagamento das taxas bancárias. Os originais
são entregues na hora. (Uma dica: No dia em que for dar entrada no processo na
SEP leve todas as cópias de uma vez, vai te evitar idas e vindas desnecessárias
a SEP somente para levar as cópias.)
Geralmente o prazo para a SEP responder ao pedido
via e-mail é de 15 dias, se a solicitação de revalidação foi aceita. Depois disso
eles dão um prazo de 10 dias para devolver os documentos originais.
A SEP tem o direito de aceitar ou não a revalidação
dos estudos.
Uma vez que o grau acadêmico foi revalidado, você
poderá solicitar o título para poder trabalhar.
No caso dos advogados esse pedido deve ser feito na
secretária de governo, bem como na Escola de Advogados. Existem dois tipos de
título o estadual e o federal, se você quiser atuar somente no estado em que
reside pode resolver todo o trâmite da cédula na própria cidade, mas caso
queira atuar em todo o México a solicitação deve ser feita nos órgãos citados
na Cidade do México.
No dia em que for apresentar os documentos para
emissão da Cédula será perguntado qual área irá atuar, pois diferente do Brasil
você somente pode atuar na área em que escolher quando solicitado o título, por
exemplo, se escolher atuar em direito do trabalho somente poderá atuar na
referida área.
Documentos necessários
para a cédula:
1.
Original de CURP: Cédula Única de
Registro de População, é o equivalente ao nosso CPF brasileiro.
2.
Certidão de nascimento;
3.
Cópia autenticada da FM (forma
migratória) vigente;
4.
Título de bacharelado;
5.
Revalidação de estudos emitida pela
SEP do título acadêmico;
6.
Título profissional apostilado e traduzido
por tradutor juramentado;
7.
2 fotos tamanho “infantil”,
equivalente ao nosso 3X4, de frente, em preto e branco, com fundo branco, fosca
retocada.
8.
Comprovante de pagamento bancário;
9.
Comprovante de agendamento de horário
feito pela Internet;
10.
Solicitação do Registro de Titulo
Profissional e emissão da cédula com estudos no exterior.
Para todos estes documentos tem que ter o original
e a cópia, lembrando que o FM é cópia autenticada.
Após apresentar todos os documentos e pagar as taxas, a resposta sobre a
aprovação do título sai em 2 semanas, onde você é convocado a comparecer a
secretária de governo para receber o título e fazer o juramento a constituição
Mexicana.
Depois de tudo isso você poderá advogar normalmente no México como
qualquer advogado mexicano.
Escrito por:
Larissa Mota Abreu.
Brasileira
Advogada
Vivendo em Guadalajara desde janeiro
de 2018.
Tags:
diplomas escolares no Mexico
Leis Trabalhistas Mexicanas
Revalidacao de Diplomas
Trabalho no México
10 comentários
pois não tem tanta dificuldade como no Brasil...
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá, larissa. vc já está advogando ai? caso positivo, está em escritório próprio ou com terceiros? como funciona a advocacia no méxico?
ResponderExcluirOlá Iana, estou em busca de emprego ainda, aqui eles ainda tem um certo preconceito com advogados estrangeiros.Aqui existem muitos escritórios bacanas como no Brasil e assim como no Brasil a concorrência também é desleal pois existem diversos advogados aqui.
ExcluirOlá! Quanto você gastou neste processo de revalidação do seu diploma?
ExcluirOlá Larissa, é necessário ter a OAB para realizar esses tramites? O direito mexicano é muito diferente do Brasileiro?
ResponderExcluirBoa noite, deixa eu ver se entendi, voce precisou cursar o ultimo ano da escola e depois o ultimo ano da faculdade de novo ?
ResponderExcluirvale a pena todos esses procedimentos ?
precisou fazer alguma outra prova de OAB ?
Larissa, boa tarde!
ResponderExcluirGostaria de entrar em contato contigo.
raphaela.lima@hotmail.com
Ola Larissa, qual sue e-mail? gostaria de te pedir uma ajuda e tirar uma divida para avidar meu diploma e minha OBA no Mexixo. nara@fpkadvogados.com.br
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirPrimeiro, muito obrigada pelo blog! Sem dúvidas o mais esclarecedor que vi durante minha pesquisa.
Quanto ao salario, é possível se manter sem reserva financeira (moradia e alimentação)?
Tem um curso de mestrado em Guadalajara que me interessa e trabalhar é uma ótima opção já que eu não conseguiria bolsa.