Chiles en Nogada & História - Soy la Palmirinha mexicana!


Opa!!! Que tal?
Eu de novo, antes que me esqueça do passo a passo dessa maravilha gastronômica!

*imagem do google
 
Eu gosto de cozinhar sim, adoro, mas sempre fiz o arroz e feijão sabe? Queria ser igual minha amiga super master chef Bruna (clicaqui) e fazer aqueles pratos de programa matinal de TV, que da até dó de comer, tamanha arquitetura.... (dó e não saber por onde começar, medo do mico!)
Então, minhas aulinhas com minha vizinha que ama cozinhar continua! E ela chegou cheia de sacolinhas dia desses aqui e me disse, como uma professora: Hoje vamos aprender um prato super típico mexicano.... eu já imaginei tacos, burritos*...

*Pausa pra explicação: Burritos, incrivelmente não é um prato mexicano! (Quase desmaio ao saber, totalmente sem referencias agora!). Todo mundo que come um prato picante, acha que é mexicano. Mas, quando você mencionar isso aqui, vai ter uma fast aula. Burritos, cariño, es TEX MEX. Mas que raios significa isso?  Esse termo refere-se as família mexicanas radicas no Texas, principalmente de Chihuahua. Parece-me que durante a revolução de 1910, um sr mexicano, tinha um restaurantezinho e pra evitar que se esfriasse as tortillas, enrolou. Como ficou muito popular comprou um burrinho (animal mesmo) para cruzar a fronteira pros USA , levando as tortillas enroladas. todos ficavam super ansiosos esperando o burrito... óooooooooo. Nasceram os burritos! Mas nem de longe descreve a culinaria mexicana.


*imagem do google



Voltemos então pro prato típico mexicano, esse sim leva a cara do país: CHILES EN NOGADA.


A história é que em 1821, as Madres Agostinas do convento de Santa Monica em Puebla, sabendo que Don Agustin (ele quem assinou a ata de independência do México e o Tratado de Córdoba) , estaria na cidade para celebrar o dia do Santo, elaboraram um prato com as cores da bandeira do México: verde, branco e vermelho. Bárbaro não?

Vamos ao passo a passo?

Ingredientes:
- 6 Chiles Poblanos (No Brasil,  acho que não tem, mas dá pra substituir por pimentões...)
- Azeite
- 1 kg de carne moída
- 1 dente de alho
- tempero a gosto
- 1 pera (daquela mais durinha)
- 1 maça
- 1 pêssego
- uvas passas
- amendoas em lascas

Molho:
- 1 pote de cream cheese, philadelphia.
- 1 lata de Carnation (substituir por leite)
- 1 crema Lala (substituir por requeijão)
- 1 cubinho de caldo Knorr
- Nozes
- Sementes de romã.




1- Aquecer os chiles pueblenos (ou pimentões no Brasil), durante um tempo numa chama ou assadeira grande, ate voce perceber que a película deles está se desprendendo. Tem que ficar muito atenta porque são super sensíveis e podem queimar. Mais ou menos uns 15 minutos em fogo médio.

 



2 - Depois de adquirirem a aparência como a foto acima, o pulo do gato: em um saco plástico, colocar os chiles e amarrar, pra que fique mais fácil pra soltar a película. Deixar por um tempo, enquanto isso...




4- Eu uma frigideira, colocar azeite e o dente de alho cortadinho. Deixar fritar um pouquinho e acrescentar a carne moída.




5- Temperar com todos os temperos do mundo. Aqui usei: Tomillo (cominho, limão e pimenta, sazonador, Jugo Maggi (no Brasil nunca vi, mas pode-se usar Shoyu) e tudo mais que tiver direito... Depois de bem temperadinho e fritinho, reservar.

 



6 - Pegar as frutas e cortar em cubinhos pequeninos





7 - Adicionar na frigideira (fogo aceso) , com a carne, os cubinhos de frutas, uvas passas e as lascas de amendoas.






Pronto, o recheio esta pronto (e delicioso!!!)
Agora a missão impossível.... Missão Magyver....

8 - Como se fosse um cirurgião, tirar a pelicula e as sementes do Chile. Cortar uma abertura na parte mais durinha pra inserir o recheio, e tirar as sementes e a pelicula. Pra tirar a pelicula, ajuda fazer embaixo da torneira da pia, com um fiozinho de agua corrente, mas com bastante delicadeza pra ele nao se partir.... boa sorte!!!!




Depois de limpinhos, podemos rechea-los e colocalos num refratario. Pensa que acabou? Claro que não! Agora vamos fazer o molho! 

1 -  No liquidificador, bater o cream cheese philadelfia, o caldo Knorr,a lata de Carnation (no Brasil, 1 lata de leite mesmo pra substituir), a crema Lala (substituir por requeijao), nozes, e um copinho de conhaque.







Depois de bater tudo, aquecer um pouquinho no fogo antes de montar o prato, que vai ficar lindo assim e delicioso assim, enfeitando com as sementes de romã. Taí as três cores da bandeira mexicana...hehehehe, chile/verde, molho/branco, vermelho/sementes de romã.



Arrumem uma mesa bem linda y Provecho!!! A principio vocês podem torcer o nariz pro prato, mas deem uma chance a ele!!!! Eu amei! (e detesto a combinação frutas salgado...) É de um sabor ímpar! E se fizerem , manda fotinhos na página do Face ok?


Buenas Noches! 











Share:

1 comentários

  1. Deu até fome ! hahahaha
    Vou tentar fazer final de semana ,com passo a passo não tem como errar . Mel virando chef ;) bjus

    ResponderExcluir