Custo de Vida - Algumas informações básicas!

Hola!




Olha eu aqui de novo! Mas não reclamem porque estou prestes a sair de férias de verão com minha família e vou ficar sumida um tempo! (Justificavel, porque vou voltar cheia de novidades!Eba!).
Essa onda de fazer blog é super legal, porque a gente passa a involuntariamente ajudar pessoas, conhecer histórias, eu adorei! E quando eu mudei pra cá foi muito difícil achar informações no google, parece que o México não é tão pop no ranking "Lugares legais pra morar"! Enfim, muita gente me perguntando sobre o custo de vida daqui, se compensa ou não etc... Resolvi expor alguns pontos.

Mas pra não gerar confusão, falatório, ofensas desnecessárias....(rs) deixo claro que é meu caso, em San Luis Potosi e nao sei se aplica pra todo México. Mas acredito que como parâmetro ajudará um pouco e fico aberta a perguntas , se não souber na hora, com toda certeza , me informarei.

No Brasil viviamos como toda classe média vive....rs Moravamos num apartamento pequeno, e tinha que trabalhar o dia todo pra conseguir ter acesso a alguns "luxos", como viajar uma vez ao ano, manter minha filha numa escola particular, etc. Sou contadora e trabalhava muuuuuito. Como já citei anteriormente, chegou a hora do "Alguém tem que ceder...", sempre presente nos relacionamentos, e esse alguém fui eu. Abri mão da minha vida profissional e focamos na do meu marido. Uma decisão que tem que ser muito bem pensada, pra , posteriormente não gerar arrependimentos. Ainda mais que aqui no México, não poderia trabalhar pois meu visto está vinculado ao dele. (só trabalhos informais...)

Quanto ao VISTO....

O México não exige do Brasil visto, uma vez no país você recebe a autorização pra permanecer como turista até 6 meses. Como o nosso visto é de trabalho, permanente, o tramite foi super complexo. A empresa do meu marido teve que formalmente, redigir um convite de trabalho pra cá e , esse convite , apresentamos em ambos consulados (Brasil e Mex). Mas não é só isso, o convite só tem validade se a empresa tiver regularizada com o governo, pra realizar esse tipo de transação. Depois disso, toda documentação tem que ser traduzida e juramentada pro espanhol, e, anexo a papelada que o consulado disponibiliza pra empresa preencher você vai ao consulado no Brasil. Este expede uma autorização de permanecia de 1 mes, prazo que você tem pra entrar em contato com a imigração do México, e reapresentar toda sua papelada aqui. Sem visto você não faz nada aqui, até com o visto é difícil....rs




A moeda do País...



Aqui a moeda é o peso mexicano, mais fraca que o Real. Hoje, 21/07/2014 :

1 Real = 5.858 MXN



Uma coisa bem difícil pra mim é pensar em pesos. Reverter pra Reais é automático, mas não consegui me livrar desse hábito (ainda!). Afinal, meu marido recebe em pesos, logo, tenho que pensar em pesos. 


Serviços...
Gente, to postando uma média em San Luis Potosi ok? Acredito que na Cidade do México deve ser mais caro...

- Faxina:
  É barato ter uma faxineira aqui. Em média , pra uma casa de 120m2, elas cobram de 200 a 250 pesos. Isso dá mais ou menos R$ 45.00. 
   Nem preciso falar que minha faxineira ganhou na loteria. Eu cheguei, sem ter informaçoes nenhuma e fui pela lógica: peguei o que eu pagava pra minha no Brasil e converti. Depois de alguns meses entendi porque ela quase chorou. Minhas amigas fazem piadas comigo e se oferecem pra trabalhar em casa sempre. Não foi justo voltar atrás e até hoje mantenho o valor que acordei quando era no sense. 

- Jardineiro:
   Nunca na vida pensei que fosse ter um jardineiro, muito novela das 8. Mas aqui as casas, no deserto mesmo, tem jardim (pasto). O meu jardineiro aqui do condominio vem de 15 em 15 dias , e cobra 120 pesos, ou seja, R$ 20.00. E o jardim é bem grande.

- Lavanderia:
   É barato sim, uma camisa lavada e passada, você paga 20 pesos, gente, nem uns R$ 3.50. Pra mim isso foi a glória porque não sei passar roupa (nem quero aprender...) e aqui, como venta muito e enche de terra as casas, seria um desastre secar as roupas no varal. Eles aqui compram secadora e lavadora. Contadora que sou, fiz umas contas e compensava terceirizar esse serviço. E os anjos disseram amém.

- Taxi:
  Aqui á a New York Potosina. Taxis verdes por todos os lados. Uma corrida de 20 minutos você vai pagar 53 pesos, nem 10 reais. Eu uso muito porque aqui nao tem transporte publico acessivel e nao dirijo no centro historico. Entao pra ir pra UASLP, meus amigos taxistas sempre!

- Escolas:
  Aqui funciona como o Brasil, escola publica só em ultimo caso. Tem que pagar. São ótimas as escolas, super bem equipadas, modernas...tem pra escolher. Em média uma escola integral, até as 15:00hs, você pode pagar de 2000 a 4000 pesos. Sendo R$ 680.00 um valor de escola cara aqui. O bom é que se limita a esse valor. Não tem dinheiro pra isso, dinheiro pra aquilo, excursões.  Isso acabava com meu orçamento no Brasil....rs

- Celular:
  Uma conta de celular sem limites pra tudo...Acesso ilimitado e muitas ligações, pago , 399 pesos,  65 reais.

- TV a cabo + internet:
 Pago o pacote completo, em media, 700 pesos. Uns 110.00. Mas com todos os canais do mundo....rs

- Gás:
 Aqui é tanque, como já contei no blog, um tanque pra mim dura 3 meses e cozinho bastante. Paga-se pelo tanque cheio uns 900 pesos. Uns R$ 150.00.

- Cabelereiros: 
  Nós mulheres, muito importante esse ponto. Com 600 pesos você pinta, escova e corta seu cabelo num ótimo cabelereiro. Uns R$ 100.00. Tem os genericos super baratos , mas tratando-se de cabelo, prefiro nao arriscar.

- Restaurantes:
 Aqui, 3 pessoas, num restaurante num shopping chique,Plaza San Luis, comendo bemmmm, você vai pagar uns 600 pesos, R$ 100.00.

- Alugueis:
 Num condominio, o que aqui, não é artigo de luxo, você consegue alugar uma casa de mais de 100 m2 por 6000, 8000 pesos. Um pouco mais de R$ 1000.00. E o condominio não chega a R$ 100.00.

Da série custo de vida, vou ficar devendo ainda sobre supermercado, vou fazer um especifico só pra isso, mas em geral, bem mais em conta.


Então, é mais barato viver aqui?

Depende da condição que você vier.  Se você vier empregado, com o salário proporcional ao do Brasil, e fizer um planejamento, sim é mais barato.  Aqui a tributação é alta (vou fazer um post só disso), os mexicanos reclamam que ganham pouco. Que não se paga bem. Um brasileiro com um salário de R$ 2500.00, R$ 3000.00 viveria super bem aqui.
Aqui em SLP, é mais barato. Depende tudo do seu combo do contrato, analisar bem. A empresa do meu marido nos forneceu um estudo do custo de vida daqui. Ajuda um pouco pra termos noção. 
Roupas, sapatos, etc, é tudo mais barato sim. Aliás, bem mais barato. Achei essa tabela comparativa no google, da Secretaria de Relações Internacionais, e pro Mex, está ok:


Mais algumas curiosidades:



*tabelas do google



Espero ter ajudado um pouquinho....e , perguntas, respondo todas.


Besitos!!!!! :)



Share:

91 comentários

  1. Estou cada vez mais deslumbrada,primeiro porque (quando eu for passear) não vou precisar levar horrores de reais.Porque Brasileiro que vai fazer turismo tem que fazer umas comprinhas né? Vou esperar ansiosa sua volta de ferias .Continue,sucesso e Boas Ferias.Eliani Vargas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliani!!! Que bom!
      Aqui é tudo muito acessível sim. Dá pra fazer suas comprinhas tranquila! Muito obrigada pelo apoio de sempre! :)
      Um beijo, Mel.

      Excluir
    2. boa tarde melissa, pode me passar seu email por favor?

      Excluir
  2. EXCELENTE, PARABÉNS exatamente o mesmo em Tampico e Madero onde vivi eu achava tudo muito barato excelente blog só uma sugestao poderia colocar uma musica bem mexicana por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk, vou pensar no seu caso, ainda estou conhecendo os cantores locais! Valeu! To escrevendo dobre os tributos e supermercados...já já posto! Muchas Gracias! ;) Mel.

      Excluir
  3. Melissa. Acho muito interessante seu blog! Estou seguindo vc no g+, se puder fazer o mesmo no meu blog: www.losversosyreversos.blogspot.mx Grata desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Adriana!!! Ja visitei seu blog sim, muito legal! Obrigada pela força. Beijos, Mel.

      Excluir
  4. Muito bom! A imagem comparando os preços, embora aparentemente desatualizada, ajudou bastante. Vou estar no México com 1750 pesos por mês e, além disso, terei 300 pesos para celular. Como não vou pagar moradia, acredito que isso seja só para alimentação, transporte, higiene e lazer...acho que tá bom, ne? Lembrando q sou novo. (Sei que varia de cidade pra cidade, mas enfim..já é uma boa comparação) :P

    Tava resolvendo as coisas aqui e vi um seguro viagem da Porto Seguro super barato em relação aos outros, fica a dica pra quem precisar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renan!!! Estou preparando uma tabela mais realista , com os preços atuais. não achei disponiveis na net. Essa semana disponibilizo já! Mas gira mais ou menos em torno disso. Pelo menos aqui em San Luis Potosi. Dizem que é mais caro no DF, deve seguir a mesma linha de SP. mas se você vai ter essa ajuda de custo, facilita. Alimentaçao, higiene, bebidas, disponibilizo essa semana com valores de hoje ok? Abraços. Mel.

      Excluir
  5. Nossa ,adorei saber essas informações . Cheguei ao seu blog por acaso ,porque tô sempre me informando sobre o México . Pretendo ir morar aí assim que me formar ,ainda vai demorar uns anos ,mas quem esperou até uns anos não fazem diferença ! rs... Tenho um tio morando aí ,que sempre me fala maravilhas desse lugar ,principalmente sobre cultura (que eu amo ) .
    Muito obrigada pela postagem e que você continue escrevendo sobre esse país que eu amo de coração . Grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bruna! Espero que eu tenho sempre muitas novidades pra compartilhar e faça com que seu amor pelo país cresça mais! Besitos.

      Excluir
  6. hola, Melissa! adorei seu texto! obrigada pelas dicas! estou indo morar em Mérida com meu marido e filho de 5 anos. eh facil fazer amizades com mexicanos? tem muito brasileiro morando nessas cidades menores ou eh mais no DF? tb estou indo com visto de dependente do meu marido, será que em algum momento eu consigo mudar esse visto para poder trabalhar? se puder me dar umas dicas, agradeco! abraco! Clarise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha os mexicanos são super, super amáveis e vão te ajudar no que for preciso! Onde eu moro, quase não tem brasileiro, mas é uma excessão! É bacana você procurar nos grupos do face, acredito que em Mérida deva ter sim!!!! Pelo que me informei sobre o visto depois de 5 anos, você muda pra residente 100%, e assim, pode trabalhar. Do contrário você tem que ser convidado pela empresa, como seu marido! :) Espero ter ajudado! Besitos.

      Excluir
  7. Olá Melissa...
    Venho acompanhando o seu blog faz alguns dias e tenho que parabeniza-la, tem me ajudado muito. rs
    Meu marido recebeu uma proposta de transferência para Cidade do México (DF) e estamos analisando a proposta.
    Nossa maior preocupação é o custo de vida... estamos tentando identificar aluguel, custos e etc e se será possível viver com uma média de 20.000,00 pesos.
    Também tem a questão que eu não falo espanhol e não sei em quanto tempo conseguirei me adaptar e de repente conseguir um trabalho.
    Se você tiver qualquer informação que puder para me ajudar, ficarei muito grata.

    Tenha uma ótima semana!
    Beijo,
    Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula! Que bom que você está conseguindo obter informações através do blog! Fico feliz! Faz o seguinte, me manda um email para viviendoenelmexico@hotmail.com , com suas duvidas, a Eve, que vive no DF, pode te ajudar mais precisamente, ok!? Gracias e uma ótima semana! Beijos, Mel.

      Excluir
  8. Olá!Bom,meu sonho sempre foi morar no México,queria sua ajuda pra tirar minhas dúvidas.Tenho 23 anos,tenho duas filhas e estou desempregada.Talvez eu seja muito sonhadora,mas penso no meu futuro e das minhas filhas,sou solteira e não tenho bases pra poder pensar nisso sozinha,por isso te peço ajuda.Sei que aí é mais fácil ter um planejamento de vida,dá pra viver bem,diferente daqui,pelo fato dos altos preços de tudo,o custo de vida aqui ta muito alto pra mim.Queria saber quanto de dinheiro seria o suficiente pra passar uma temporada aí e organizar um novo começo pra mim e minhas filhas aí,se eu posso trabalhar aí e se tenho condições pra viver aí!Por favor,conto com sua ajuda! Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me manda um email com suas dúvidas! Responderei com prazer!
      viviendoenelmexicomagico@hotmail.com
      Mel.

      Excluir
    2. Boa tarde ! Melissa, meu filho de 18/anos quer morar em Mérida, México. A namorada mora com os pais e estuda em Mérida, o que você me sugere pra alugar pra ele perto da maior
      faculdade. Meu Whatsapp +5522998560378
      Email : theomacae@gmail.com
      Agradeço a compreensão

      Excluir
  9. fale nos sobre a poupança no Mexico e invetismentos no Mexico nos bancos com uma boa rentabilidade para um investidor financeiro...

    ResponderExcluir
  10. olá Melissa! Meu marido está se aposentando e pensamos em sair do Brasil.Como é a coisa de visto permanente para um aposentado? Iríamos eu, ele um filho menor de idade e outro que está na universidade. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  11. Olá Melissa! Meu marido e eu pensamos em sair do Brasil quando ele se aposentar...como é a documentação para aposentados? Não temos intenção de trabalhar no México...mas irei com meus dois filhos universitários. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Candice! Vou te passar o email do blog e lá você me encaminha suas dúvidas tá? viviendoenelmexicomagico@hotmail.com! Se não souber tudo, pesquiso! Beijinhos.

      Excluir
  12. boa tarde!!! amei seu blog e cada dia que passa fico mais apaixonada por esse pais, fui passear no mexico no final do ano (2014) e fiquei apaixonada e cada dia que passa minha vontade de ir morar ai aumenta mais, sou formada há 7 anos tenho uma profissão, sou terapeuta ocupacional, já tenho uma certa estabilidade aqui no brasil, mas minha vontade de morar ai cada dia aumenta mais que estou pensando em largar tudo aqui e ir... primeiro penso em comprar uma passagem de ida e vinda, ficar ai por seis meses que e o tempo que posso viver ai como turista e tentar alguma coisa ai durante esse tempo. seu que como vc falou não vou ganhar um salario compatível ao meu aqui do brasil mas mesmo assim estou disposta ir com a cara e a coragem, e tentar se não conseguir voltar nesse tempo que tenho de permanência ai, outro problema e que não falo espanhol, entendo perfeitamente porem não falo, mas quero ir para aprender tb... quero morar em reynosa que fica na fronteira do s EUA, e quando fui passear tive um pouco de dificuldade para entrar por causa da fronteira, pra eles todo mundo que vai pra la e para ir para os EUA... enfim o que vc pode me sugerir...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo Bem? Você esqueceu de assinar o comentário....rs
      Me manda um email pra : viviendoenelmexico@hotmail.com, e me fala o que você precisa saber, pra eu ver se posso te ajudar!
      :)
      Besos, Mel.

      Excluir
  13. Oi! Eu minha esposa e meus dois filhos uma de onze meses e outro dois anos.estamo querendo mudar pra cancun.tenho uma renda fixa aqui no brasil e queremos usar esta renda la.
    tenho varias perguntas.sobre visto.saude.educacao.qualidade vida la.aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, envie as perguntas pra : viviendoenelmexico@hotmail.com , ou entre no nosso grupo: https://www.facebook.com/groups/679382108836181/

      :)

      Excluir
  14. Oi ... Adorei o blog. VC tem ideia de quanto deve ganhar um gerente de produção ai??? E qual tipo de condição social ele viveria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em geral os engenheiros ganham bem sim, principalmente como gerentes. E sim, se vive muito bem, pois o custo de vida aqui é bem mais baixo. Tem uns links no blog, (Tudo que você precisar saber para mudar para o México), com links pras informações que você gostaria.
      Saludos!

      Excluir
  15. Oi Melissa, eu e meu noivo estamos planejando para ir morar no México no futuro bem perto RS. E estamos te acompanhando e possível vc nos ajudar em algo? Ex:; em que cidade nos alojar, como procurar emprego, etc? Ele é técnico de segurança do trabalho e eu sou Lojista?
    Espero respostas. Bjao

    ResponderExcluir
  16. Bem melissa mais ai você vive e ganha peso não real, e compra peso, e a mesma coisa do brasil vive-se com o real e compra-se com o real então somando na ponta do lápis não e essa beleza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu vivesse com o mesmo valor correspondente em real, certamente meu nível de vida seria bemmmmmm inferior! Hoje meu marido sustenta a casa e conseguimos melhorar ... Antes trabalhávamos os dois e não dava conta!!! Não concordo com vc! Acho aqui bem mais em conta o acesso as coisas. :)

      Excluir
  17. Oi Meliisa, estou indo morar com meu marido e meu filho de 3anos em Monterrey, vc tem alguma informação de lá ??? É fácil para as crianças se adaptarem nas escolas ?? e o custo de vida lá é parecido com o restante do país ?? Por favor me ajude !!! estou com muitas dúvidas
    desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola!
      Manda email pra mim com suas dúvidas! Se eu puder , te ajudo!
      viviendoenelmexico@hotmail.com
      Saludos! Mel.

      Excluir
  18. Oi Melissa,
    Apesar de já viver no México há quase 8 anos, leio o blog sempre que posso - acredito que é sempre bom saber outras opiniões e realidades! Hoje li sua matéria sobre o custo de vida no México, sei que.vc a escreveu a aproximadamente um ano mas, mesmo assim, fiquei curiosa para saber que provedor voce usa de internet e tv a cabo porque eu, só de sky pago quase 1500 pesos. Obrigada!.Saludos desde Pachuca. cmvg.adv@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Melissa

    Boa tarde! Estamos pensando em passar lua de mel em Cancun Mexico sei lá onde podemos nos divertir não sermos saqueados com dolar tao alto e conhecer lugares lindos. O que indica: Nos ajude por favor??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muitas matérias bacanas no site sobre Cancun, só buscar! É bem bacana, sou suspeita em dizer.....rs
      Qualquer dúvida mais específica só mandar email: viviendoenelmexico@hotmail.com

      Excluir
  20. Ola Melissa! Estou avaliando proposta de trabalho de uma multi americana para SLP. Atualmente moro e trabalho em Sao Paulo, na area de TI. Por favor, vc saberia dizer se ha algum acordo para fins de aposentadoria (previdencia) entre Brasil e Mexico? Por exemplo, o tempo de contribuicao em um pais pode contar para aposentadoria no outro? E sobre visto de trabalho? Para mim acredito que a empresa americana faria todo tramite, estou pensando em minha esposa que e enfermeira. Voce poderia escrever um pouco sobre a sua experiencia e de sua familia nestas areas? Desde ja, muito obrigado! Pedro (pgfn@bol.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro! Até onde sei, não. Não existe nada de acordo e não tem nada que considere seu tempo de trabalho no Brasil, inclusive o direito a férias, que se você já olhou aqui em outros posts no site, é bem diferente. Se o visto da sua esposa for vinculado ao seu, ela não poderá trabalhar. Para trabalhar precisa ser convidada pela empresa, o que é mais difícil tratando-se dos custos de empregar um estrangeiro. Toda minha experiência eu relato no blog, se quiser algo específico, envie email pra: viviendoenelmexico@hotmail.com.

      Excluir
  21. Olá Melissa adorei suas informações sobre o México sempre tive vontade de conhecer.E tava aqui e hj resolvi pesquisar.Um dia eu vi uma reportagem até com a Regina Case ai na cidade do México e ela falou com um vendedor ambulante e ele na ocasião contou que vivia com uns 500 pesos por mês, quando ela falou que era por volta de 88 reais nossa eu admirei e até falei nossa esse homem deve passar fome! Só isso kkkk bem gostei so seu blog.Aproveite tudo!

    ResponderExcluir
  22. Olá Melissa, adorei o blog. O que vc poderia dizer sobre visto de aposentado? No caso eu iria viver em Querétaro onde tenho amigos. E outra dúvida, existe universidade pública (gratuita) boas como no Brasil? Muito obrigada. Sucesso sempre!! Sandra;

    ResponderExcluir
  23. Olá melissa tenho planos de ir morar aí no México com minha esposa e filha e possível...gostaria que VC me desse uma ajuda....como e quem procurar nos ajude por favor.., obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola! Não entendi direito, se quiser, me mande um email: viviendoenelmexico@hotmail.com
      Saludos!

      Excluir
  24. Oiiiiiiiiiiiii adorei dar uma olhadinhaaaaaa no seu blog. E tudo isto pois desejo visitar o México - penso no próximo Fevereiro. Tenho uma familia mexicana amiga que desejo conhecer de perto. Vivem em Toluca e na capital. Ainda é tudo uma ideia, mas as viagens começam com um passo. Adoro o castellano e poderei platicar. Adoro a familia amiga é gente maravilhosa. Ainda não estudei onde e como ficar, hotel, em casa deles, mas creio que poderei levar um pouco mais de 9000/10000 pesos. Gostava de estar nessa zona da capital e dar umas voltas. Não sou de grandes bebidas mas adoro comer bem, carne de preferencia. Será que me aconselha esta aventura? Tenho 59 anos e sou pensionista. RS adorava ficar por aí, né? Obrigado, felicidades e um feliz ano novo de 2016. Pedro Cruz (Portalegre, Portugal)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro! Super apoio sua vinda ao México. Se quiser maiores informações e dicas me mande um email: viviendoenelmexico@hotmail.com. Saludos! Mel.

      Excluir
  25. Olá Melissa, mega super obrigada suas informações são de extreama importancia para mim. Esou planejando ir viver neste país que tanto me identifico.. gostaria de saber um pouco mais de informações. Há possibilidade de contato por twitter Facebook ou intagran?
    Obrigada ATT
    Érica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola! Me mande um email: viviendoenelmexico@hotmail.com. No que eu puder te ajudarei.
      Saludos, Mel.

      Excluir
  26. Excelentes informações Melissa! Muito Obrigada.
    Se possível gostarias de uma ajuda com outras informações estou pretendendo morar no México.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Érica! Que tipo de informação que você não achou no Blog? Manda email pra mim: viviendoenelmexico@hotmail.com Saludos!

      Excluir
  27. Boa noite! adorei seu blog... meu namorado é Méxicano e estou planejando ir morar em Chiapas (já conhece?), mas não vamos nos casar agora, vc tem alguma noção de que tipo de visto eu consigo? beijosss
    Flávia Fonseca

    ResponderExcluir
  28. Olá Melissa.
    Meu nome é Eduardo e moro em São Paulo.
    Primeiro, me sinto obrigado a te parabenizar por este excelente trabalho que tem feito em seu blog. Parabéns realmente, suas informações são muito úteis e de grande valia.

    Melissa recebi uma proposta de emprego em Cancun. Tenho muitas duvidas a respeito, será que eu poderia te escrever um email para ver se Vc pode esclarecer algumas duvidas.


    Desde já, muito obrigado.

    Ass.Eduardo Kato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduardo...Que bom que tenha gostado! Me envia um email pra: viviendoenelmexico@hotmail.com . Saludos!

      Excluir
  29. Olá Melissa! Como você tem passado? Espero que bem.
    Meu nome é Ariel Lima,tenho 26 anos e sou transexual. Cresci vendo novelas mexicanas como: Luz Clarita, El diario de Daniela,todas as novelas com a Thalia, la madrasta( amo a atriz Ana Layevska) e claro, Rebelde, que foi uma super febre por aqui.Adoro a cultura mexicana e sempre quis ir ao pais. Gostaria ,que você me falasse,caso tenha conhecimento, como é para homossexuais viver no Mexico. Minha intensão não é morar, pretendo conhecer, mas adoraria saber o que esperar. Muito obrigado pela atenção.
    Parabéns pelo blog, por favor continue com o trabalho maravilhoso.
    beijos e muita Luz pra você e familia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Ariel, tudo bem?
      Que legal que vc curtiu o blog....
      Me manda um email que te esclareço todas as dúvidas: viviendoenelmexico@hotmail.com Saludos!

      Excluir
  30. Olá Melissa, estou de férias no México mas acredito que a alta do dólar influenciou as subidas de preços... Achei tudo bem caro :( mas gostei daqui...
    Vocês tem planos de voltar ou de ficar por um bom tempo ainda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Priscila! Este post quando escrevi o real valia mais, caiu muito desde que mudei...rs Hoje vc tem que dividir o valor dos pesos por 4,50. Nós não temos planos pra voltar pro Brasil, meu marido é contratado aqui! Saludos.

      Excluir
  31. Meu sonho, enquanto não posso realizar, fico lendo artigos a respeito, e só vejo positividade!!!

    ResponderExcluir
  32. Oi tudo bem, gostei muito das suas informações, nossa família está pensando em mudar-se para Toluca. Estou encontrando poucas informações sobre esta cidade, você poderia me ajudar, será que o custo de vida é semelhante ao da cidade onde você vive? E as escolas particulares seriam também ? Se puder me enviar alguma informação eu agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Cleusa! Olha só, sexta passada subi uma matéria de como é viver em Toluca, dá uma pesquisada!!! E se tiver maiores dúvidas, envia email pra gente.
      Saludos!

      Excluir
  33. Vaya que es barato San Luis Potosí!

    Aquí en Guadalajara tienen una tarifa mínima de taxi en $60 pesos, así sean solo 3 cuadras.

    Alquilar una casa de 100m2 en un barrio de clase media? Entre 16 y 20 mil pesos al mes. Yo pago $7,000 pesos por un apartamento de 45m2.

    Escuela privada? 8,000 mensuales.

    Celular, eso sí es mega barato: $199 pesos al mes con llamadas ilimitadas.

    Comida chic para 2? $1,200 pesos.

    Creo que debo considerar mudarme a SLP!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Si!!!! Yo he leído que los valores de SLP son mas baratos! Por eso empezé a preguntar a los otros brasileños que viven por la Republica sobre los precios en sus ciudades! Saludos! Gracias.

      Excluir
  34. Perfeito,era isso que eu queria saber,mas fiquei um pouco assustada,a quantidade de números nos pesos é maior que as dos reais,e tenho que estudar muito para chegar a um salário bom para viver tranguilo em um lugar proporcional.

    Saludos!

    ResponderExcluir
  35. Melissa parabéns a vc e sua FAmilia , adorei as informações ! Muito obrigado.Estou com uma offer para a Cidade do MExico . Conhece algum site de imoveis para alugar?

    ResponderExcluir
  36. Olá, adorei o seu blog. Eu penso em me mudar para o México assim que concluir a faculdade de arquitetura. Como é a questão de empregos no México? Muito desemprego ou é tranquilo? Sou muito apaixonada por esse país, principalmente pela cultura e arquitetura incríveis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola! Que legal! Somos duas então, eu sou apaixonada pela arquitetura, sou uma arquiteta frustrada. Tenho alguns posts sobre o mercado de empregos no México, tenta buscar, e , se quiser algo mais específico, mande email pra mim, tentarei te ajudar! Saludos!

      Excluir
  37. Boa tarde Melissa !!!
    Adorei suas dicas, tomei a liberdade de lhe enviar um e-mail, mas o mesmo voltou, será que posso reenviar para que talvez você possa me dar algumas dicas?
    Abraço, parabéns pela sua iniciativa.

    ResponderExcluir
  38. se caso meu amigo e eu chegar no mexico, só com roupa no corpo, algum qalquer no bolso, conseguiremos se dar bem?

    ResponderExcluir
  39. Olá Melissa meu nome e Francine Lima kkk, etamis de mudança para San Luís a trabalho do meu marido també, somos cristãos evangélicos , é gostaria de saber se existem igrejas evangelicas em San Luís e também Tenho filhos adolescentes que estão no ensino médio gostaria de uma indicação de um bom Colégio que eu possa estar olhando pra poder entrar em contato com eles pq ja seu que o ano letivo é diferente daqui do Brasil somos de BH e estaremos indo com do ano , ameibter encontrada seu blog pois creio que será nossa porta de entrada para o México , grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola!!! oba! Mais brasileiros por aqui....me manda um email pra gente conversar melhor e você esclarecer suas dúvidas: viviendoenelmexico@hotmail.com

      Excluir
    2. Pio vou mandar sim , obrigada , abraços. .

      Excluir
  40. Muito bom seu blog. Parabéns. Gostaria de tirar uma dúvida com vc. Se uma pessoa quiser viver uns meses no México, recebendo dinheiro do Brasil, qual a melhor forma para sacar este dinheiro mensalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manda um email pra gente com suas dúvidas: viviendoenelmexico@hotmail.com

      Excluir
  41. Olá, gostei muito das dicas
    Tenho 17 anos e estou pensando em estudar medicina em Guadalajara ano que vem
    Você poderia me ajudar tirando algumas duvidas ?
    Desde já agradeço .

    ResponderExcluir
  42. Olá, gostaria de algumas dicas, vc tem algum contato, fora o blog? Obrigada

    ResponderExcluir
  43. Gostei muito das informações. Acabo de voltar e confesso que eu e meu marido pensamos em voltar para morar. me impressionou a segurança local uma vez que moramos no Rio de Janeiro e temos filhos pequenos ainda. Gostaria de saber mais de escolas e universidades. Obrigada Soyla Oleska

    ResponderExcluir
  44. Olá Melissa! gostaria de saber sobre adquirir um celular iphone no México. É mais barato? confiável? daria para funcionar corretamente no Brasil? Vem desbloqueado?
    rsrs muitas perguntas!
    agradeço desde já,
    um Beijo
    Thais

    ResponderExcluir
  45. Bom dia Mel,
    Gostaria de sua ajuda ou consultoria, estou querendo organizar um evento no México, tenho uma empresa de Eventos e preciso de alguém que tem conhecimentos. Meu e-mail marcelorocha777@hotmail.com vou deixar este mas lhe passei um e-mail no seu hotmail

    ResponderExcluir
  46. Gente alguém aí tem Facebook? Creio que ficari mais fácil a comunicação ! Estamos indo a trabalho para o México e gostaria de mais informações ?!! Alguém ?!!! Facebook Geiza Madeira 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Geíza, temos a fanpage: https://www.facebook.com/viviendoenelmexicomagico/ e um grupo de brasileiros que vivem aqui: https://www.facebook.com/groups/679382108836181/?ref=bookmarks&qsefr=1 Saludos, Mel.

      Excluir
  47. Olá!
    Vou morar no México em Julho. Adorei seu post
    Sabe me dizer quanto custa em real o salário mínimo mexicano?
    Guanujato tem o mesmo custo de vida da cidade onde mora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola! Atualmente o salário mínimo mexicano esta em 80 pesos diários. O custo de vida em Guanajuato deve ser igual ou menor que aqui! É uma cidade relativamente pequena. Saludos!

      Excluir
  48. ola, estou conhecendo uma pessoa atravez de um site e mora em morelia , gostaria de ir ai no dia 7 e voltar dia 9 de setembro , pois trabalho aqui brasil, minha duvida e o que preciso pra ficar esses dois dias ai no mexico , ja tenho visto americano .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O México nao exige visto de turismo para o Brasil, temos posts no site onde esclarecemos todas as dúvidas quanto a isso, dá uma olhada: http://viviendoenelmexicomagico.blogspot.mx/2015/02/vistos-grande-duvida.html Saludos, Mel.

      Excluir
  49. Olá!
    Eu consigo,viver confortavelmente no centro de cancun,com uma renda de 5.000,reais?
    Pagando aluguel,escola particular para meus dois filhos de 2 e 6 anos!
    Você pode me auxiliar?
    Grata!
    Andrea Porchat

    ResponderExcluir