Dia dos Mortos - Catrina de los Toletes


*imagens Google e Pinterest  
Como já citei anteriormente o México é um dos países mais católicos do mundo. E aqui, eles tem um jeito diferente da prática do catolicismo. Por exemplo, a Virgem de Guadalupe (um super símbolo nacional e religioso) não se parece a a Virgem Maria da escola de arte européia. Ela tem a pele mais escura e veste roupas mais coloridas e  tradicionalmente mexicanas. E os mexicanos se orgulham e abraçam sua ascendência azteca. É só observar a  celebração do "Día de los Muertos".
Um dia que para mim sempre foi sinônimo de tristeza, de choro, de saudades, aqui meus caros amigos, é o oposto. A forma mexicana do Dia dos Mortos e única. No México, é sinônimo de festa. Aqui eles comemoram, um sentimento  que os aztecas deixaram vivos, de que a vida continua. Os aztecas dedicavam um mês todo, chamado Miccailhuitontli, durante o verão, aos mortos. Celebravam a memoria dos guerreiros perdidos, crianças mortas e idosos. Sempre recordados com altares decorados com figuras de barro e velas, e isso se manteve até os dias de hoje no México. A partir do século XVI, aqui chegaram os europeus, ensinando o catolicismo aos indígenas, com a esperança de espalhar a religião. Ensinaram sobre todos os santos, no outono. Por isso, hoje no México, o "Día de los Muertos" se celebra em novembro,  durante dois dias. 

Outro fato interessante: A festividade mexicana é declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). To falando que esse país e a Unesco tem um pacto!!! ;)

Esse mês vou fazer uma série de posts relacionados com o tema , porque acreditem, tem muita, mas MUITA coisa pra compartilhar com vocês mesmo!

Vou começar contando sobre a Calavera Catrina, para mim um dos símbolos máximos dessa festa toda.

O principal elemento da festa do Día de los Muertos: Catrina de los Toletes.

 

A palavra catrina é a variante feminina da palavra catrín, que significa Dândi (homem de extremo bom gosto) em espanhol. O personagem tem uma função de memento mori (lembre-se de que você é mortal) destinado a lembrar que as diferenças sociais não significam nada, diante da morte.


A Catrina mais linda de todas! Cafrida! Quero uma!!!


 La Catrina é super pop, no Halloween, aqui, nos USA, onde quer que seja,  é uma das caracterizações mais usadas, e até a Frida Kahlo já ganhou varias leituras de Catrina.

 O autor da caricatura da Catrina, José Guadalupe Posada,é conhecido por seu trabalho que representa a política, a sociedade, história e a tradição mexicana. Ficou famoso porque satirizou  classes ricas durante os séculso XIX e XX.Também tinha interesse em europear a história mexicana.



A imagem da Catrina, que representa  uma caveira  (um símbolo popular na arte azteca) está super bem vestida, com a moda européia, super divas e luxuosas. O desenho foi uma sátira, que busca a diversão da assimilação das culturas. Posada escreveu uma nota de propaganda interessante com o desenho. Conta a  historia de uma pessoa que tem pudor de sua ascendencia indígena. Por isso sempre está trabalhada na moda francesa, e com uma maquiagem bem nude. Quarenta anos depois de lançar essa obra, Diego Rivera (um dos muralistas mais famosos de México) utilizou o  símbolo de La Catrina  em uma pintura, Sueño de una tarde dominical na Alameda Central. Na imagen, La Catrina se encontra rodeada pelos mexicanos de 400 anos da historia do país. A maioria destas pessoas, com exceção de sua esposa, Frida Kahlo, estão em trajes europeus.A  Catrina veste seu chapéu francês com plumas e um sorrisão grande e feliz.




Em 2001,  Catrina protagonizou um curta, Hasta los huesos , de Rene Castillo.



 Já em  2010 a Catrina completou 100 anos,e por isso foi filmado outro curta,  La Catrina en trajinera, com personagens mexicanos muito famosos prestando homenagens a aniversariante.
Nas festividades do Bicentenario da Independencia do México, a Catrina foi uma das figuras que desfilou nas avenidas da Cidade do México. Sua imagem foi projetada sobre a fachada da Catedral Metropolitana.


Em 2010 durante a final nacional de Nuestra Belleza del Mexico 2010,  o traje típico ganhador foi o da Catrina, representando o Estado de Sinaloa. Este traje foi apresentando no Miss Universo 2011, e olha que ela quase ganhou.





Em Aguascalientes é a imagen cultural e popular, com um monumento na principal entrada da cidade, e, junto com o  "morro dos mortos" é a anfitriã e figura principal da "Feria de las calaveras". E digo uma coisa pra vocês, onde pensam que eu vou estar, já que Aguascalientes fica a 2 horas de SLP? hehehe.



Então, pra gente entender de uma forma resumida e humorada... trata-se do esqueleto de uma dama da alta sociedade do início do século passado e tem a função de lembrar que diante da morte não existem diferenças sociais. É, portanto, uma lição de humildade e igualdade.


É impressionante o tanto de modelos de fantasias de Catrinas que estão disponíveis....e o tanto de artigos relacionados a ela... e não é só agora que se aproxima o dia dos mortos não, é parte da tradição , símbolo mexicano. E ela também é um dos pedidos mais feitos no mundo das tatoos ( eu quero, eu quero!!!), Frida, super divas, catrinas, e vida depois da morte??? Meu combo!

Então se a intenção de Posada era "europear a coisa", aconteceu justamente o contrário.
A Catrina é a cara do México.... E eu não vejo a hora de mandar minha filha de mini Catrina pra comemorar na escola.






Ta bom ta bom ta bom, eu paro de postar fotos das Catrinas, mas é que me ecantam!!!!!!! 

Preparados pra mais posts sobre as festas do Dia dos Mortos??? Ojalá que sí!


Share:

7 comentários

  1. Linda a matéria,e um costume diferente mesmo,aqui nós somos criados a se sentir infeliz nessa data por mais anos que passem da morte de um ente querido,mas eu ultimamente ando pensando que devemos sim sentir saudade mas não ficarmos tristes,mas lembrarmos dos momentos bons e felizes que passamos ,vou esperar pelo próximo post.Como sempre você arrasando.Eliani Vargas.

    ResponderExcluir
  2. Eu comemorava todo ano essa festa aqui no Rio com meu avô,mas como ele faleceu há 4 anos ,parei. Esse ano ,me apeguei de novo a cultura desse país e tô caçando uma festa aqui pra poder ir . Acho que no consulado deve ter ,não sei ainda ! hahah
    Realmente ensina muitos valores e faz lembrar que vamos morrer algum dia .
    Eu gosto dessa mensagem ,ainda mais em tempos que o amor parece estar se esfriando ,uns com os outros .
    Que venha La catrina e todos seus posts que com certeza serão tão bonitos e fofos quanto este,tô esperando desde já. beijo =)

    ResponderExcluir
  3. Definitivamente uma data que e difícil para mim lembro muito minha família e meu México. Semana passada uma amiga trouce coisas que minha mãe envio do México uma de elas uma caveira muito linda. Quando ela ligo para saber se tudo tinha dado certo tbm falou: a caveira e para o Kirk (meu marido brasileiro) pensei que linda mais ri um pouco pq falar para minhas amigas aqui no Brasil que linda minha mãe, deu de presente uma caveira para meu marido com seu nome! não deixa de ser esquisito e imagina se eu falar para minha sogra ! O primeiro ano que viu meu altar de dia de mortos fico assustada com a macumba como ela falou e dias depois me deu uma Biblia dizendo que isso não era de Deus kkkkkkkkk mais não parei de fazer

    ResponderExcluir
  4. Quanto significado, já tinha visto algumas imagens de Catrina, mas nunca tinha me interessado, bela mensagem.....besitos Melissa....Angelita

    ResponderExcluir
  5. Eu fico imaginando tudo o que vou querer trazer de lembrança do México, quando visitar o país. Adoro as cores do México.
    Já tinha estudado sobre a "beleza, alegria" do "Dia de Los Muertos" e sobre a festa mexicana ao redor dessa data. Viva a cultura de cada local.

    ResponderExcluir
  6. Arrasou no texto Melissa! Tambem adoro as Catrinas e a festa dos Mortos!! Acredito que a Morte esta ai,para nos lembrar de Viver!! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, Melissa! Eu conheci a Catrina naquele desenho Festa no Céu, lindíssimo por sinal! Assisti várias vezes, meu filho também adorou! Gostei muito do seu texto, lindo jeito de comemorar o dia dos mortos, tchau, tristeza!

    ResponderExcluir