Jogue-me suas tranças Rapunzel!




Eu nunca fui fã de brincar de boneca.
Sempre achei meio besta e hoje quando minha filha quer brincar eu sempre enrolo ela e acabo brincando de jogos, professora....rs Mas quando eu brincava de boneca , eu gostava de trançar os cabelos delas! Amava fazer penteados, frisar...rs E depois que a Helô nasceu, tive a oportunidade de exercer a função de penteados, em escala real. Com minha boneca humana. 
Aqui no México, as mulheres em sua absoluta maioria tem cabelos compridos. 
E eu acho que é pra ter a possibilidade de trançar.





As tranças são um dos penteados mais antigos do mundo e, utilizado em diferentes culturas desde o início das civilizações, por exemplo, Grécia e Roma (onde se usavam para diferenciar as classes sociais). As tranças são realmente simples de fazer e resultam em penteados bem bonitos.



E aqui no México?. Sim, muito usada. Tanto entre as culturas indígenas, ou durante a revolução mexicana, ou mesmo, por celebres personalidades como Frida Khalo, Dolores del Río e agora pela cantora Lila Downs, entre outras. Não há duvida que este tipo de penteado com tranças tem influenciado várias famosas por aí...

As tranças na cultura mazateca

Os mazatecos são um povo indígena mexicano que habita o norte de Oaxaca e o sul de Veracruz e Puebla. Suas mulheres sempre se penteiam com tranças, e as vezes, usam fitas coloridas. Por meio delas expressam seus status amoroso acreditam? NUNCA soube disso....rs
Por exemplo, se as tranças estão postas para trás significa que a mulher está solteira e em busca de um marido (amigas solteiras, por favor, tranças para trás a partir de hoje!!!)



Quando a mulher mazateca coloca uma trança pra atrás e outra para a frente significa que está comprometida...




... e finalmente, meu caso (bom saber!).. quando as tranças se levam para frente, a mulher está casada e já tem sua própria família. Gente, sério, nunca na história desse país, imaginei isso!!!!



As vezes, as mulheres mazatecas enrolam suas enormes tranças na cabeça, e formam uma base para poder carregar desde água, até comida....

As Adelitas da revolução mexicana

Adelitas, ou Soldadas, é o nome que receberam as mulheres que formaram parte dos contigentes da revolução mexicana. Estas mulheres tinham diferentes funções no exército revolucionário: cozinheiras, enfermeiras, e também soldadas Sempre levam uma cartucheira de balas, uma saia grande, colares coloridos eeeeeee , tranças!. Este penteado super pratico, era super comum nos ambientes rurais daquela época. Com o passar do tempo se tranformou em uma das principais caracteristicas das adelitas!!!
Seria como compara-las a Maria Bonita brasileira.



Frida Khalo e suas tranças

Sem duvida nenhuma, um dos penteados mais icônicos e famosos daqui é o penteado da minha musa Frida. Ela era super amante da cultura popular mexicana, sempre vestia roupas indígenas. Junto com Diego, colecionava peças de arte pre hispanicas. Acostumava levas suas tranças em cima da cabeça e com fitas coloridas e flores, fazendo um look totalmente "Frida". Se você quiser se fantasiar de Frida com certeza, além das sombrancelhas juntas e do buço por fazer, terá que preparar suas tranças!!!





Quer aprendar o look Frida Kahlo????



E vou citar também minhas amigas lindas....Que eu fico babando com a facilidade que elas tem de em segundos e sem espelho, trançar os próprios cabelos.... Flor tem uma habilidade incrível... E sempre tem aqueles modelos diferentes! Tenho que tratar de fazer um curso de "trenzas"por aqui viu???? Eu ainda acho lindo, desde o tempo que frisava os cabelos da minha Barbie!
Hoje em dia , os penteados das mulheres mexicanas são tão variados como o das americanas, mas, há alguns cortes que se consideram tradicionalmente mexicanos. As mulheres mexicanas , por tradição, tem o cabelo comprido....e como passam muito tempo no ar livre e clima quente do Mexico, os penteados refletem a cultura e o clima. São funcionais, simples , mantendo os cabelos presos enquanto elas trabalham...





Aqui , foi um dos famosos desayunos em casa, onde minhas amigas, me ensinavam a trançar os cabelos... Olha, dom mesmo!
Profissionais, nem preciso gastar dinheiro na peluqueria...hehehehehe...








 Quer aprender a fazer e ficar moderninha?



Não é a cara do México Gente!????????

Eu to quase todo dia de tranças.....

Besitos.

Share:

15 comentários

  1. Achei lindo,minha filha de 11 anos diz que eu deveria ter só meninos porque até hoje não aprendi a fazer tranças ,ela adorou e mandou eu aprender,vou tentar né!!!!Eliani Vargas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta e manda a foto pra gente!!! Segue o tutorial ;) Beijos, Mel.

      Excluir
  2. que linda reportagem eu estive pensando que ao final das contas vc vai saber mais do meu país do que eu kkkkkkkk mais vou ler mais não vou me deixar kkkk pq ate meu marido todo dia chega me contando alguma coisa nova que aprendeu sobre México, definitivamente curto cada um dos teus post e cada conversa com ele ajudam a matar as saudades :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh se depender de mim vou ler , pesquisar, e descobrir todas as particularidades do país! E se você quiser me ajudar, ficarei muito feliz! :) Só me enviar as dicas!!!! Um super beijo.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Amooooooooooo tranças mas meu cabelo é fino e super super ralinho, lidno post Mel, BJs

    Carla Santos (Face)

    ResponderExcluir
  5. Que bonitas tranças ! Sensacional *-* Beijos Mel

    ResponderExcluir
  6. AMO.. AMO.. AMO tranças!! Uma das minhas maiores frustrações é que minhas filhas não gostam de tranças e não me deixam "brincar de boneca".

    ResponderExcluir
  7. Adoro tranças, acho lindo!! E achei super interessante isso da trança dizer o status amoroso das mulheres rsrs
    Na Alemanha tem algo parecido com aquelas roupas típicas da Baviera (que se usa na Oktoberfest). Cultura é realmente algo incrível!! :)
    Bjooo

    ResponderExcluir
  8. Que lindo!!!! Adorei o post, super criativo e cultural :-). Vou mostrar pra minha filha Manoela que é doida por tranças. Muito legal!

    ResponderExcluir
  9. que demais !!!! Esse blog arrasa ! Eu gosto de trança mas Uma Senhora Viagem de trança nem pensar ! Não poderia seguir essa tendência se vivesse aí.Muito legal conhecer a todas essas histórias.

    ResponderExcluir