Blog Amigo - Carlos & Cariocas Chilangos.
Blog amigo de hoje....
Descobri esse Blog há pouco tempo, de um dos participantes do nosso grupo do face, de Brasileiros Vivendo no México.
O Blog é muito divertido, e retrata de uma maneira bem simples de entender , o dia a dia de alguns jovens aqui pela República (Carlos é o mais participativo...). Eu , velha, já fico nostálgica ao ler e imediatamente me remeto ao tempo que eu saía pelo mundo, sem lenço nem documento...
Vocês vão se divertir!
CARLOS COUTINHO
Blog: Cariocas Chilangos, CLICA!
http://cariocaschilangos.blogspot.mx/
Fanpage e Insta não tem, mas já falei pra ele fazer!!! rs
1 - Onde vive?
Carlos: No Distrito Federal, na delegação Coyoacán. Bem, eu acho, porque eu atravesso a rua, estou em Tlalpan, atravesso a outra, estou em Xochimilco. É um rio de fronteiras aqui ....rs.
2 - Há quanto tempo?
Carlos: 5 meses.
3- Veio parar aqui como?
Carlos: Intercâmbio da Universidade, UFRJ.
4 - O que faz?
Carlos: Estudo na UAM, campus Xochimilco (mas na verdade, está em Coyoacán).
5- Qual seu lugar preferido na cidade? Por quê?
Carlos: Paseo de La Reforma e todo o Centro Histórico: Palácio de Bellas Artes, o Zócalo, Calle Madero... e o metrô! Um luxo quase inexistente no Rio. Gosto desses lugares por serem os pontos turísticos que eu ficava namorando pelo computador nos 18 meses que levei planejando essa aventura aqui. Sentar no chão do Zócalo e ver a gente passando já me fez ganhar o dia.
6 - E o pior?
Carlos: Vou dificultar essa parte de coisas negativas, até os lugares "mais feios" como Iztapalapa, Tepito, também moram no meu coração, aliás, morei em Iztapalapa nas minhas primeiras duas semanas com uma amiga. Fui criado no subúrbio do Rio e sei que o calor e a gente acolhedora de lá seria mais difícil de encontrar na Roma ou em Polanco, por exemplo. O subúrbio é o subúrbio, e é ali que está o verdadeiro México, ainda mais lindo. E é de lá que vêm meus cantores favoritos: Los Ángeles Azules...rs
7 - Qual foi a diferença cultural que mais te incomodou?
Carlos: Não houve um grande choque cultural e muito menos algum incômodo. Aqui se dá um beijo ao invés de dois ao encontrar alguma mulher, um aperto de mão, um abraço e outro aperto de mão ao encontrar algum amigo homem. Coisas pequenas e que com dias vivendo aqui já nem são notadas. Poderia dizer que a falta de higiene ao preparar comidas nas ruas, mas se eu te contasse quantos tacos de carnitas (5X20 pesos) já comi na esquina... (não conta isso pra minha mãe...kkkkk) Até as águas de Jamaica, de Horchata que eu nem gosto, eu já bebo. O que não dá pra comer de nenhuma maneira são aquelas frutas com pimenta. Cara, coco com pimenta, manga com pimenta! Valeu! Quero NÃO! rs.
8 - E qual acha mais engraçada?
Carlos: Os vendedores de metrô, os motoristas de ônibus. Já sei imitar todos, meus amigos mexicanos se amarram! "10 PESOS LE VALE, 10 PESOS LE CUESTA 180 TEMAS, 20 PESOS LOS AUDÍFONOS DE CHÍCHARO.." Eu amo de verdade o metrô. Em uma hora posso estar em Azcapotzalco, do outro lado desse monstro de cidade, algo impensável numa cidade igual de grande como o Rio de Janeiro.
9 - Demorou a aprender o Espanhol?
Carlos: Já cheguei com ele pronto. Acho que demorei uns dois anos, estudando sozinho. Gosto muito de aprender línguas, então acaba sendo fácil. Já sei identificar sotaques, usar gírias corretamente, falar "wey"o dia inteiro, "pendejos" pros mais chegados...hahahaha. A toda madre.
10 - Melhor restaurante
Carlos: O taco da esquina, o Oxxo. Qualquer um!
11 - Melhor Balada.
Carlos: Um antro de 3 andares que fica na Madero, me esqueci completamente o nome porque o open bar era 250 pesos...rs. Ou o Pata Negra , na Condesa.
12 - Melhor viagem que fez na República.
Carlos: Faz isso comigo não!!! já conheço 10 estados e TODOS foram uma grande experiência. Diria que...não, impossível escolher um. Vou por Chihuahua porque foi o lugar mais longe que já fui aqui. E porque estou indo morar lá semestre que vem, rs. Ou Morelos, porque acabei de voltar de lá...Ouuuu, o Spring Break em Quintana Roo, porque fui com dois amigos brasileiros que vieram me visitar, foi um "pinche loquerónnnn"...hahahaha. Ou os callejones de Guanajuato. Ou as praias desertas de Oaxaca. Ou a magia de Chiapas. O Estado do México e suas pirâmides. É impossível escolher a melhor viagem.
13 - Aquele lugarzinho que só quem mora, conhece.
Carlos: As quesadillas "de los primos", aqui na minha esquina hahaha. Ou almoçar no Chedraui quando estou com preguiça de cozinhar!
14 - Sua visão sobre os mexicanos.
Carlos: As melhores pessoas do mundo. Eu tenho certeza absoluta que escolhi o melhor país para fazer intercâmbio, a experiência mais sonhada e planejada da minha vida. Em lugar nenhum tanta gente ia me ajudar, em lugar nenhum tanta gente ia ter curiosidade de me conhecer, como Estados Unidos, Europa, que são lugares saturados de imigrantes, e onde acaba rolando preconceitos. Porque o brasileiro pensa que o mundo é isso , né? USA, sei lá, Canadá , Austrália... Temos uma América Latina linda ao lado, BARATA, e tantos sonham em ir para a Disney ou viajar para fazer compras, pra comprar celular. Fala sério!!!! ....
15 - Uma definição pro México, na sua vida.
Carlos:Um lar! Penso seriamente em construir uma vida aqui. Aqui estão os melhores meses da minha vida. Um amigo de Guadalajara um dia me pediu, como vocês, para apontar uma coisa negativa, UMA, a que fosse. E foi quando eu parei para pensar que não existe. Como esse lugar não tem igual.
"A idéia do Blog Cariocas Chilangos foi minha, mas chamei minha amiga Marina Bravo, da UFF (Universidade Federal Fluminense) para escrever comigo. O nome foi idéia minha, e a gente se revesa nos posts, quase todas as viagens fiz com a Marina, somos um grupo de amigos de uns 20 intercambistas( Argentina, Colômbia, Chile...) e já cruzamos muitos cantos desse país. A única vaigem que fiz sozinho foi para Guatemala, outro país encantador. Confesso que com a faculdade, não posto tanto quanto queria, mas em breve vou fazer o post sobre nossa viagem a Acapulco, em maio."
A gente super recomenda o Blog!!! É só seguir!
0 comentários