Conhecendo o México através da 7 arte







Sou cinéfila assumida e sempre curti filmes "lado B", com pegada sócio-política, psicológica e produzidos fora do eixo hollywoodiano. Até eu conhecer meu marido, que é mexicano, eu só havia assistido a dois longas-metragens originários do México, e a partir de então, passei a me interessar e buscar por filmes dirigidos / produzidos na terra dos sombreiros.

Assistir a filmes oriundos de países que temos algum interesse em particular é uma forma de conhecermos um pouco mais a cultura, praticar o idioma, acostumarmo-nos ao sotaque / gírias, e claro, conhecermos bons atores / diretores. No caso do México é se atentar, ainda, que as produções vão muito mais além da Televisa, novelas populares, Bolaños, Rebeldes, Thalia... e se surpreender que a 7 arte produzida por esse país tem grande valor!

A intenção deste artigo não é listar apenas filmes que, a meu gosto, sejam excelentes e imperdíveis, nem fazer uma resenha super elaborada de cada produção, pois maiores informações poderão ser obtidas nos sites oficiais ou de busca. O objetivo é citar produções que relatem a realidade, história, paisagens e costumes mexicanos, para que o leitor conheça um pouco mais do México e seus personagens (fictícios ou reais) de uma forma prazerosa e que a maioria das pessoas aprecia: através de um bom filme.

Assistindo a cada um deles, tenho certeza que conhecerão um pouco mais sobre o México, ou caso for, reconhecerão lugares por onde já passaram e, com certeza, terão vontade de conhecer locais em que ainda não tiveram oportunidade de estar. Muitos dos filmes podem ser encontrados em plataformas de streaming (Neflix, Popcorn) e alguns também estão disponibilizados via Youtube, todavia eu, particularmente, acabei alugando os DVDs da maioria deles em uma locadora da cidade de São Paulo especializada em filmes alternativos.

Boa sessão pipoca, ou melhor, “calienten las palomitas”!

El Infierno

Fonte: http://pijamasurf.com/2010/09/resena-el-infierno-o-la-corrupcion-total-de-un-pais/

                                                                      
 (México, 2010)
Direção: Luís Estrada
Gênero: Ação, Drama, Comédia, Crime
Duração: 2 horas e 25 minutos
Filmagem: México

Após uma temporada nos EUA, um mexicano é deportado e retorna ao seu vilarejo de origem, envolvendo-se com o narcotráfico. A princípio ele obtém tudo o que sempre quis: dinheiro, mulheres, poder e diversão; todavia, com o tempo percebe que entrar para o crime organizado também traz à sua vida episódios de violência e mortes, e sair desse meio não é algo tão simples, bastando apenas “querer”.
É um filme com cenas muito realistas no que se refere à reprodução do narcotráfico mexicano, muitas vezes utilizando-se do humor negro, mas invariavelmente nos fazendo refletir sobre esse triste capítulo da história contemporânea do México. As paisagens são do Centro e Norte do México (Estado de Durango, Cd. de Tijuana), e a trilha sonora é composta por típica música nortenha, ouvida principalmente pelos nativos desta região.


El libro de la vida


Fonte: http://www.dailymotion.com/video/x1z8eqc_el-libro-de-la-vida-trailer-espanol-hd_shortfilms



(México, 2014)
Direção: Jorge R. Gutiérrez
Gênero: Animação, Infantil, Comédia
Duração: 1 hora e 35 minutos
Filmagem: México e EUA

Há alguns anos a cultura mexicana vem sendo cada vez mais popularizada no Brasil, primeiramente com as produções televisivas e mais recentemente com a expansão da culinária mexicana (representada principalmente por restaurantes tex-mex e as “paletas”). Não podemos negar que alguns símbolos tipicamente mexicanos também têm sido cada vez mais frequentes no Brasil, e um dos mais conhecidos é a figura da Catrina.
Contudo, qual é a estória / lenda de Catrina? Qual é a relação que ela tem com o “Dia dos Mortos”? Aliás, por que os mexicanos, ao invés dos brasileiros, comemoram de forma tão alegre o Dia de Finados?
“El libro de la vida” é uma animação que usa como base uma estória fictícia cômica e romântica para explicar a lenda da Catrina e a importância do Dia dos Mortos para os mexicanos. Apesar de ser uma animação e ser classificada como infantil, arrisco-me a dizer que agradará da mesma forma tanto adultos como crianças. 


No se aceptan devoluciones


Fonte: https://www.viki.mx/videos/1035742v-tailer-1


(México, 2013)
Direção: Eugenio Derbez
Atores em destaque: Eugenio Derbez, Karla Souza, Jessica Lindsey
Gênero: Drama, Comédia
Duração: 2 horas e 46 minutos
Filmagem: na Cidade do México

Eugenio Derbez é um conhecido ator comediante mexicano, que também atua como roteirista e diretor de seriados televisivos, porém este é seu primeiro trabalho como diretor de um longa metragem.
O enredo é simplório: um bon vivant de Acapulco leva uma vida despreocupada, com muitas namoradas e sobrevivendo de “bicos”; certo dia uma moça bate em sua porta com um bebê no colo, dizendo que é sua filha e em seguida vai embora. Muito surpreso com a situação, resolve mudar completamente de vida: vai para os EUA, consegue um emprego fixo e proporciona à criança uma vida maravilhosa, até que um dia é surpreendido novamente com a visita da mãe, que manifesta o desejo de levar a filha com ela.
O longa-metragem explora principalmente a figura do diretor / ator protagonista Eugenio Derbez, e embora tenha sido vista por mais de 18 milhões de pessoas no México, não é um filme com grande qualidade técnica ou, ainda, que seja merecedor de um prêmio. É simplesmente um filme popular, bom para assistir à tarde e se divertir. Então, por que faz parte dessa lista? Por três razões: para conhecer o trabalho de um famoso ator cômico mexicano contemporâneo, e constatar que a comédia simples, com cenas despretensiosas e piadas ingênuas ainda fazem sucesso naquele país (como era no tempo de Cantinflas e Roberto Bolaños); notar que, assim como no Brasil, filmes de comédia leve e com atores renomados, mesmo que não tenham um super enredo ou não sejam uma produção milionária, agradam à massa; e por último, para se deleitar com cenas gravadas da cidade de Acapulco, que povoam o imaginário brasileiro desde os filmes de Elvis Presley e episódios de Chaves /Chapolin.


Escrito por:

Íris Zatona Magaña, Paulistana, casada com um mexicano, reside na Capital de São Paulo. Graduada em Direito e Ciências Biológicas, possui especialização em Direito Empresarial e Tecnologias Ambientais, e, atualmente atua de forma autônoma como advogada e bióloga. Tem como hobbies e principais interesses: cinema, música, leitura, meio ambiente, gastronomia, viagens e turismo.




Share:

4 comentários

  1. Virei mega fã do cinema mexicano. Esses que você comentou são ótimos mesmo. E os que falam sobre História política, Narcotráfico e até as comédias também são ótimos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei os três filmes e eu acho que alem de o 7o. arte em Mexico não ter muito dinheiro, eles ainda conseguem produzir filmes muito giros.

    ResponderExcluir
  3. Filmes maravilhosos! Tem outro que me encanta: Las horas contigo. Perfeito!

    ResponderExcluir
  4. Assisti "No se aceptan devoluciones" e vivi várias emoções: do riso ao choro. Terminou o filme com lágrimas contínuas. Que história linda!!!! Adoreeeeeeeei!!!
    Recomendo!!!

    ResponderExcluir