Dia dos Mortos: Pelas ruas de San Luis Potosí!

Eu já escrevi tudo e mais um pouco sobre o Dia dos Mortos, mas sempre tenho vontade de continuar a escrever , porque, é a época que mais gosto aqui no México.





Acho lindo, incrível e fico de queixo caído como essa cultura é forte no país.




Hoje, aqui em San Luis Potosí acontece uma exposição de altares no centro. São as escolas da cidade, que se organizam e transformam o centro da cidade num verdadeiro desfile de Catrinas e Calaveras. E não é exagero: tem Calaveras dirigindo carros normalmente, tomando um cafezinho na esquina, ou comendo um lanche no Subway. 








Acordou um tempo feio, chuvoso (aliás nunca vi deserto que chove tanto como a cidade que eu vivo, nariz agradece!). Mesmo assim , munida da minha máquina fotográfica fui lá. Pensei que com o tempo eu fosse desencanar, parar de tirar mil fotos e me encantar com cada altar.... Longe disso! Agora me especializei e inclusive, presumo  o BLOG : "Puedo tomarte una foto? Es para mi Blog de Brasil! " "Orale!". E os estudantes logo se entusiasmam e  posam todos pomposos para a minha câmera.







E as pinturas? Gente! Será que nascem sabendo?






Vi hoje , na praça, uma dança entre os estudantes. Nunca tinha visto. Uma versão de caveiras dançantes da nossa festa junina!!! Achei o máximo , mas como chovia não consegui gravar. E de novidade também tinham caveiras pernas de pau e um DJ , no centro da praça, comandando a festa. 




A minha vontade era entrar numa das lojas do centro , alugar uma roupa de quinceñera e pedir pra alguém me pintar de Catrina. e eu não sou de passar vontades, domingo está aí, vou a Aguascalientes , na terra do "pai da Catrina" e quem sabe....quem sabe! Seria somente uma Catrina a mais.







Ou seja, esse post é só pra vocês terem o gostinho da dimensão dessa festa por aqui, e aproveito pra "presumir" um poema (que eles chamam calaverita) , que meu bff mexicano Rodrigo, fez pra mim. É muito amor por esse país e por essa gente. Acho até, que vem "de outra vida....".

* A calaverita, ou calavera literária, é uma composição em verso tradicional daqui. Se escrevem nas vésperas do Dia dos Mortos. Me lembra muito o "repente" brasileiro, ou cordel, sempre contando algo sobre o homenageado, no caso.  Sempre irreverentes, com uma pitada de humor e ...MORTE."



Amigos do Blog:






Saludos.

Share:

6 comentários

  1. Que país mais rico de culturas!!! Tenho aprendido muito sobre o México com você e agora eu PRECISO ir para o México!!!! Tudo tão festivo e colorido! Estou adorando saber cada vez mais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venha quando quiser , e, te apresentarei esse país tão encantador! :) Saludos.

      Excluir
  2. Quanto mais leio seu blog mais me encanto pelo México! Chego até a ficar um pouco arrependida de não termos aceito um convite que meu marido recebeu para viver e trabalhar aí! Ia adorar poder desfrutar um pouco dessa cultura tão rica!

    ResponderExcluir
  3. Esta festa é muito a cara do México. Acho que todo mundo tem de visitar o país uma vez na vida para ver esta festa dos Mortos...

    ResponderExcluir
  4. Ta aí um dos feriados que eu quero muito passar no México. Acho a tradição o máximo!

    ResponderExcluir