Cervejas Mexicanas - Salud!

Vamos falar de coisa boa?







Cerveja é uma das coisas boas da vida. Eu sempre tomei cerveja, sempre gostei. E tomo por isso, não pra fazer graça! E aqui o calor chegou com tudo, arrisco falar que foi a primeira vez que ele me incomodou (não sou fã de calor, sou meia londrina, gosto do cinza.) Pra mim calor só combina com praia e ar condicionado.

Não sei se todo mundo sabe, mas a origem da cerveja é de 9 mil anos atrás, no Oriente Médio, na região que hoje é o Iraque, fabricada pelos "sumerios". Hoje é uma bebida amada mundialmente, e aqui no México não é diferente, o que coloca o país no 10. lugar no ranking de consumo. (cheguei aqui pra manter o nível...rs).

Pesquisando (sou dessas....) , descobri que foi em 1542 que o Monarca Carlos V autorizou que na "Nova Espanha" (antigo México) pudesse ser elaborada a cerveja, a mesma produzida por lá. Trouxeram mestres cervejeiros europeus para fabrica-la, eles tinham muita pratica e experiência. Essa primeira cervejaria se manteve por 4 ou 5 anos, mas não tinham condições de seguir adiante. E pra completar o custo da cerveja era muito caro, então, a produção era mínima, não compensava. Então, começaram a trazer-la em barcos, e esses tinham que ter condições para armazena-la bem. Dizem por aí, que depois da independência do então México,  chegaram os imigrantes europeus e americanos, e estes queriam tomar cervejas e não o tradicional pulque (achavam que este não tinha sabor).





As primeiras cervejarias se estabeleceram na Cidade do México, perto de algum rio, porque precisavam da água, mas não foi pra frente também porque precisavam importar o lúpulo da Europa e a cevada dos USA (dizem que está não tinha tanta qualidade, então, o México começou a cultivar....)

Depois de muitas tentativas de produção frustradas no país, foi em meados do século XX que começaram a surgir as grandes empresas cervejeiras, como MODELO, fundada por espanhóis em 1925, perto do Rio São Joaquim, para ter água suficiente (trouxeram estrangeiros para elaborar a bebida). Depois criaram as garrafas de vidros e latas, que eram muito práticas e protegiam o líquido.

A MODELO começou a crescer e em 1950 adquiriu uma fábrica em Yucatán, muito produtiva, mas depois deixou de ser, vai entender o porquê. Mas a marca seguiu crescendo, chegando a comercializar 8 marcas e passando a ter sócios mexicanos. Pouco a pouco, mais empresas surgiram, com capital nacional, como a CORONA, que atualmente exporta para todo o mundo (Indio, Tecate...).





Deixemos a história de lado, que o final todo mundo sabe, que é de sucesso absoluto (quem vive sem cerveja?)



Vou listar aqui, as marcas mais famosas e um pouco sobre elas:



1. NEGRA MODELO

Origem: 1925
Grau Alcóolico: 5.3
Cervejaria: Grupo Modelo.

Tipo Munich, conhecida como "La crema de la cerveza". Sabor equilibrado e um delicado aroma de malte escuro , caramelo e lúpulo.





2. Dos Equis

Origem: 1984
Grau Alcóolico: 4.3
Cervejaria: Cuauhtémoc Moctezuma.

Suave sabor de malte e ligeiro aroma cítrico, produz pouca espuma e branca. Seu sabor é adocicado, com toques de fruta e caramelo. É difícil distinguir as notas do lúpulo porque tem um baixo sabor amargo.








3. Corona

Origem: 1925
Grau Alcóolico: 4.5
Cervejaria: Grupo Modelo.

É a marca líder no mercado nacional,  a cerveja mexicana de maior venda no mundo e a marca mais valiosa da América Latina, de acordo com Millward Brown. 







4. Victoria

Origem: 1935
Grau Alcóolico: 4.5
Cervejaria: Grupo Modelo.

A Victoria é marca de maior tradição do grupo Modelo. É uma cerveja antiga e com tradição , estão ligadas com a história do México. Segue sendo uma cerveja que agrada o paladar de todos.







5. Indio

Origem: 1893
Grau Alcóolico: 4.5
Cervejaria: Cuauhtémoc Moctezuma.

Cerveja escura com ligeiro toque doce que reduzem sua amargura. Para o clima frio.






6. Tecate

Origem: 1944
Grau Alcóolico: 4.5
Cervejaria: Cuauhtémoc Moctezuma.

Cerveja tipo pilsen, com corpo forte e sabor balanceado. Elaborada com ingredientes 100% naturais.




7. Noche Buena

Grau Alcóolico: 5.9
Cervejaria: Cuauhtémoc Moctezuma.

Primeira cerveja tipo Bock elaborada no México (originária da Alemanha no séc. XIV). É uma cerveja escura , robusta, própria para o inverno. Noche Buena está disponível de outubro a dezembro.


8. Pacifico


Cervejaria: Grupo Modelo.

Pacífico é uma cerveja tipo americana, presente em todo o nordeste e noroeste do país.






Tive o trabalho de pesquisar essas marcas, mas fui egoísta, porque só pesquisei das que eu gosto...rs
Eu sou doida por: Corona , Pacífico e Victoria. E quando vendem Noche Buena no super, faço estoque.







De sede de cerveja, não vou morrer, estou muito bem servida e não sinto falta de nada! 


SALUD!





“La cerveza mexicana se vende mucho en todo el mundo y es muy apreciada. Hoy por hoy, México ocupa el décimo lugar en el consumo de cerveza, siendo los principales consumidores Alemania (que organiza durante un mes el Oktoberfest, en el que se sirven galones de esta bebida), España, Francia, República Checa, Austria, Bélgica, Reino Unido, Dinamarca y Estados Unidos, que cuenta con infinidad de fábricas”,  finalizó la historiadora.



Share:

4 comentários

  1. Adorei as curiosidades do post, embora "cerveja"não seja muito a minha praia.
    Acho que prefiro ir ao Mexico e me acabar nas Margueritas kkkkkk


    Beijooo
    Fran @ViagensqueSonhamos

    ResponderExcluir
  2. Interessante a história. Que me desculpem as/os cervejeiros mas eu não aprecio cerveja, acho amarga e pouco digestiva.mas sei que sou uma exceção. Aqui em casa meus filhos apresentaram para meu marido essa XX e ele gostou muito.

    ResponderExcluir
  3. Esse é um post que podemos dizer :: que delícia de post !!!! também gosto de cerveja e quando fiquei grávida, as duas vezes, sem saber ainda da gravidez tive muita vontade de cerveja kkkk
    Por aqui tomo a cusqueña, que se não me enganho é peruana :)))
    beijocas
    Li

    ResponderExcluir
  4. Das cervejas da lista, só conheço a dos equis e a corona (amo essa!). E eu que pensava que mexicano sempre tinha manjado de cerveja, adoro saber.a história das coisas também!

    ResponderExcluir