México Segundo os Brasileiros - Reynosa/Tamaulipas

Entrevista - Reynosa /Tamaulipas



Reynosa é um municipio do estado de Tamaulipas no México. Localizada ao noreste do país e na fronteira com os Estados Unidos, especificamente com as cidades de Hidalgo e Pharr do estado de Texas. Reynosa tem uma extensão territorial de 3.156,34 kilómetros quadrados que representam 3,7 por cento da extensão do estado de Tamaulipas. Colinda ao norte com os Estados Unidos, através do Río Bravo; ao sul con o Municipio de Méndez; ao leste com o Río Bravo e ao oeste com Díaz Ordaz e o Estado de Nuevo León. (wiki)


Parque Cultural Reynosa



1 – V.E.M.M.:  Nome completo, idade. 

Marilia  H. , 32 anos (Indaiatuba-SP) 




2 – V.E.M.M.:  Como veio parar aqui no México, na cidade REYNOSA - TAMAULIPAS? 

Meu marido é americano, e quisemos nos aventurar e morar no México. Decidimos pela fronteira para que ele pudesse trabalhar nos EUA. Ele procurou um trabalho nas cidades  do México que fazem fronteira com os EUA e acabou achando em McAllen-Texas, que faz divisa com Reynosa. As cidades formam uma região metropolitana. 
De casa ate o trabalho ele gasta meia hora de carro. É bem tranquilo e próximo. 



Placa de limite do país



3 – V.E.M.M.:  O que mais gosta da cidade? 

Reynosa tem quase 700 mil habitantes, então tem tudo de uma cidade grande: supermercados, academias, parques, várias opções de lazer. Também fica numa localização geográfica estratégica, 2 horas de carro da praia e 2 horas de Monterrey. 
É uma cidade industrial, e pouco turística. Até hoje não encontrei nenhum brasileiro aqui. Já pesquisei em facebook, em grupos, fóruns, NADA. Fiquei sabendo de um ou outro que morou e já foi embora. Portanto, aqui você vai ter que falar espanhol e fará amizades com mexicanos. 
Nossa caso é uma exceção pois como meu marido não fala nadinha de espanhol ainda, acabamos nos aproximando mais do pessoal que fala inglês. 







4 – V.E.M.M.:  O que menos gosta? 

O calor aqui tem sido insuportável (chegamos em maio), muito seco e muita poeira. Os mexicanos que conheci de outros lugares do país fizeram piada e disseram que chamam Reynosa de Tierrosa (fazendo um trocadilho pois tem muita terra aqui). Realmente, tem muita terra e vento. Então o clima é o que menos me agrada.  


5 –  V.E.M.M.:  E o custo de vida, como é? 

Acho normal, porem não sei comparar com outros lugares do México. O bom daqui por ser fronteira podemos comprar muitas coisas dos EUA com preço bom. Temos a vantagem de ter acesso a coisas "diferentes" que não tem aqui.  


6 - V.E.M.M.:  Tratando-se de segurança, como você qualifica a cidade? 

Como toda cidade de fronteira com os EUA, devido a imigração ilegal e ao tráfico, é uma cidade perigosa. O estado todo de Tamaulipas tem um alto índice de violência. 


7 – V.E.M.M.:  Quais são os pontos turísticos que você indicaria pra um turista que quiser conhecer sua cidade? 

Parque cultural Reynosa é bem bonito, tem pista de corrida e bicicleta, tem o safari que tem animais resgatados de circos, tem vários parques com piscinas que você pode usar as churrasqueiras, tem a Playita.


Safári
Parque Cultural Reynosa

Clica pra fanpage da Playita Reynosa!




8 – V.E.M.M.: Qual o prato típico da sua cidade? 

Não conheci nenhum ainda 


9 – V.E.M.M.: As pessoas te acolheram bem quando você chegou? 

Como ainda não domino o idioma, não consegui fazer amizades com mexicanos. Vou a academia onde várias pessoas já vieram conversar, perguntar de onde sou, todos bem receptivos.  
A administradora do condomínio que alugamos também nos ajudou muito, indicou onde comprar móveis, ofereceu o caminhão dela pra usarmos, sempre tira minhas dúvidas quanto a assuntos sobre região. 
Fizemos amizades mesmo com outros casais Americanos X Mexicanos, pelo fato de falarem inglês com meu marido isso tem feito a adaptação mais fácil. A maioria são mulheres que casaram nos EUA com mexicanos ilegais que acabaram sendo deportadosentão a família toda veio morar aqui. As mulheres continuam trabalhando no Texas e as crianças são criadas bilíngues. 


10 – V.E.M.M.:  A cidade que você mora tem algum artesanato típico? 

A 30 minutos de Reynosa tem a vila de Nuevo Progreso com muitas lojas de artesanatos e souvenir. Tem também um grande numero de salões de cabeleireiro, e bebidas alcoólicas com preço muito bom. Nuevo Progresso é uma vila bem pequena e simples porém muitos americanos atravessam diariamente buscando bebidas, medicamentos com preços melhores, e as mulheres buscam os salões para fazer manicure e pedicure. É bem movimentado apesar de ser apenas uma rua principal de comércio. 


Nuevo Progreso



11 – V.E.M.M.: Como é o clima da sua cidade? 

Calor, calor, calor.


12 – V.E.M.M.: Quais são bairros bacanas pra viver, de  acordo com classes (média e alta)? 

Os melhores são os condomínios fechados (privadas) na Blvd Miguel Hidalgo entre Plaza Periferico e Plaza Hidalgo. É uma região mais calma e com acesso fácil as rodovias e a ponte internacional. Não recomendo morar no centro.  

Classe media: Vista Hermosa 
Classe alta: Las Fuentes, Las Quintas, Privada Las Ceibas 


DICAS: 

Hotel pra se hospedar:  

Hampton Inn by Hilton Reynosa/Zona Industrial 
One Reynosa Valle Alto 
Holiday Inn Reynosa Zona Dorada 


Restaurante imperdível: Pistilli Trattoria Pizzeria (site, clica!) - Comida italiana 


Café imperdível: Dtox Green (Fanpage, clica!) 

  

*todas as fotos e texto são de responsabilidade do entrevistado em questão. O Blog agradece pela disponibilidade em colaborar! Gracias! Viviendo en el México Mágico!

Share:

1 comentários

  1. Boa tarde! Meu nome é Fernando e em novembro estarei em Reynosa com a seleção brasileira de beisebol sub14, disputando um campeonato panamericano. Gostaria de algumas dicas pois tenho interesse de ir para Mcallen fazer compras, tenho o visto americano é possivel?

    ResponderExcluir