Gastronomia Méxicana : Tortas Ahogadas








Guadalajara, Guadalajaaaaaaara! É com esta emblemática canção do Mariachi Vargas  que recebemos as Tortas Ahogadas, prato típico do estado de Jalisco e, especialmente de sua capital, Guadalajara.





Antes de tudo, é bom explicar que, aqui no México, uma Torta (ou Lonche) é a definição genérica de qualquer sanduíche, e que não tem nada a ver com bolo de aniversário. Quem lembra do saudoso Chavo del 8 sabe que o Chavo adorava comer Tortas de Jamón (sanduíche de presunto), por exemplo. 

A Torta Ahogada vem exatamente da Perla Tapatía (Guadalajara), mas ninguém sabe como começou esta história. Alguns dizem que foi uma garçonete que derramou sem querer salsa em cima de uma Torta, outros dizem que surgiu nos bairros mais pobres, quando o pessoal não tinha muito o que comer e inventou esta maravilha.








O prato é composto dos seguintes ingredientes:


Pão Birote Salado – Não existe Torta Ahogada sem Birote, e os Tapatíos insistem que o único lugar do México que os Birotes ficam bons é em Guadalajara – pela altitude da cidade... O Birote Salado, um pão francês salgado, douradinho, de casca dura, miolo semi-duro e um toque de limão, elaborado na região de Guadalajara desde o tempo do México colonial. A consistência mais dura do Birote é crucial para o sucesso da Torta Ahogada, já que permite o sanduíche ser banhado em salsa sem perder a sua estrutura.

Carnitas estilo Jalisco – Carne de porco temperada e frita a fogo lento em panelas grandes chamadas Cazo, na gordura do próprio porco (banha), até adquirir uma consistência suave. Para a Torta Ahogada se costuma usar a maciza (carne pura, de consistência equivalente ao lombinho no Brasil) ou surtida (carne maciza mesclada com outras partes menos nobres e mais saborosas do porco), cortada em cubos ou tiras. 


Salsa de Jitomate – Uma salsa de tomate vermelho que não é picante, usada para “afogar” a torta. Preparada com base tomate vermelho, cebola, alho e temperos ao gosto do freguês, todos cozidos a fogo lento. Normalmente a Torta Ahogada é servida em um prato fundo cheio desta salsa, e o cliente pega a Torta pela metade e “afoga” a outra metade na salsa. Este processo é crucial para amaciar o Birote e proporcionar a consistência ideal para comer esta delícia.


Salsa Picosa – A outra salsa, esta sim bastante picante, preparada com base em chile de arbol de Yahualica (região entre Jalisco e Zacatecas), que na falta pode ser substituído por chile de arbol normal. Dependendo do lugar também se usa esta salsa para “afogar” a torta, ou se serve em separado e fica ao gosto do freguês. O fato é que essa salsa pica, mas pica mesmo, então cuidado!


Adicionais – Frijoles refritos (Pasta de feijão), tiras de abacate, cebola branca ou roxa por cima... aqui a criatividade fica ao gosto do freguês ou do lugar que serve a Torta!





Onde comer: 

Tortas Ahogadas José El De La Bicicleta <CLICA!>, diretamente com o Don José. Ele vende as suas Tortas na rua Mexicaltzingo, em Guadalajara (claro!), tido por muitos como o melhor lugar do México.


Na CDMX, uma opção é o Pialadero de Guadalajara <CLICA!>, localizado na Hamburgo 332. Dizem que o Birote servido aqui é feito em Guadalajara e trazido especialmente para eles! Certo ou não, é uma ótima opção para provar as Tortas Ahogadas sem sair da capital.



Escrito por:



Gustavo Ciello é da serra Gaúcha e vive em Huixquilucan, Estado de México desde 2013. Veio por trabalho mas foi ficando, ficando.. e hoje já faz parte do mobiliário :) Amante da comida de rua, dos pueblos e turista de fim de semana com muito ogulho, junto com sua novia Mexicana!




Share:

0 comentários