Como a vitória de Trump , poderá afetar o México? 5 propostas que afetarão o país.

É gente...






Como desejar um bom dia a voces se acordamos com essa bomba? Sim, Trump presidente.
Eu não sou politizada, não curto discutir temas, mas de uma coisa eu sabia: as coisas iriam ficar tensas para o mundo e principalmente para o México. E já que eu moro no México me preocupei mais ainda.

Todo mundo me perguntava o que a eleição do Trump poderia afetar ao México e não entendiam o por que das pessoas estarem se descabelando.... Pois bem, depois de uma overdose de leituras e matérias na CNN, vou tentar mostrar alguns pontos:



1 - MURO NA FRONTEIRA.

Depois da queda do muro de Berlin, Trump quer construir um muro na fronteira México - Estados Unidos com mais de 1.600 km de extensão. A altura ainda não está definida. Tudo isso para deter a entrada ilegal de mexicanos ( e outros....) pela fronteira. O custo do suposto muro seria de 10 milhões de dólares, segundo o mesmo.






2 - BLOQUEAR REMESSAS

Em abril, Trump deu a entender que o próprio México pagaria pelo muro: modificaria uma norma dentro da lei antiterrorista, onde, cortaria o envio de dinheiro ao México até que se realize o pagamento (do muro....). Estudos afirmam que o México perderia 25.000 milhões de dólares (MDD) pelo bloqueio dos envios. O mais grave, segundo o próprio Obama, seria as consequencias graves a economia,  que esse ato traria ao México, agravando ainda mais a onda de imigrantes mexicanos querendo entrar nos USA, fugindo do país.







3 - AUMENTARIA O CUSTO DOS VISTOS

Atualmente o custo de um visto pros USA custa em torno de 160 dólares (mais ou menos 3600 pesos...). A campanha de Trump propõe revisar isso, e pressionando o México a pagar pelo muro, cobraria valores mais altos ou o total cancelamento do mesmo.






4 - GUERRA COMERCIAL

Trump ameaca aumentar em 45% os impostos sobre produtos da China e mexicanos. Os USA é o primeiro sócio comercial do México. Com a vitória de Trump, o governador do Banco do México já preve riscos no Banco Central.



5 - DEPORTARIA 11 MILHOES DE IMIGRANTES ILEGAIS

Isso encolheria a populacao americana em 3%. Os mexicanos representam metade desse número.





6 - ENFRAQUECIMENTO DO PESO PERANTE O DÓLAR

"Se estima que de ganar Donald Trump la presidencia de Estados Unidos y de cumplir sus promesas de campaña, podría generar una caída en el Producto Interno Bruto (PIB) de México de alrededor de 4.9% (el primer año), como consecuencia de retrocesos en las exportaciones hacia Estados Unidos y caídas en el consumo privado de México, lo último como resultado de menores remesas", dijo este miércoles Gabriela Siller, directora de Análisis Económico-Financiero de Banco BASE.

Só estamos mais valorizados que o peso argentino, mas , sendo bem claro e objetivo, o peso mexicano já nao ta valendo nada....


Nos resta esperar por dias melhores e ver se vai dar em MER/(&&$%$ mesmo......... Mas que está todo mundo apavorado por aqui, aaahhhhhh, está! :( O jeito é ir rindo com os excelentes memes mexicanos.....





Share:

3 comentários

  1. Oi, bom dia. Muito importante informar qual é o nosso provável futuro. Parabéns pela matéria !
    Obs. 10M de USd eh um apto em Ny, não eh taaanto dinheiro assim, acredito que seja 10Bi.
    Por ex. 10 mil millones de usd são 10 Bi USD.
    = no item 2. 25Bi.
    Rafael S.
    Parabéns novamente pelo seu trabalho !!!! Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OPS! Muito obrigada, vc tem toda a razao, me faltaram 3 zeros nesse numero....e zero a direita importa! rs Já editei, mais uma vez obrigada!

      Excluir
  2. Estamos todos apavorados com a situação. O dólar hoje já subiu aqui no Brasil =(
    Tenso...
    Mel, parabéns pela matéria, pelo blog e pelos acessos. Já estou separando minha foto preferida desse país que eu amo e um dia quero voltar, pro concurso.
    Beijos

    ResponderExcluir