Dolores Hidalgo, fofura de cidade.

Hola!

Já moramos aqui há um tempinho, e, nesse ¨tempinho¨ andei bastante pelas cidades e pueblos que ficam pertinho de SLP! Então, vai ficando difícil garimpar algo novo, perto. E eu, estou proibida de ir a Allende por um tempo né (totalmente justificável, eu sei....rs). 
Teve um dia que me deu finiquito , e comecei a listar lugares perto não explorados, e me deparei com dois nomes: Dolores Hidalgo e Real de XIV. Real fica muito longe pra fazer bate e volta (era o que eu tinha em mente...) , luego, decidimos ir pra Dolores.

Como assim, em 3 anos, eu não tinha visitado esse pueblito? Não sei a resposta, juro. Sempre ouvi falar muito bem da cidade e , principalmente, da importância histórica dela. Até a Helô já tinha ido num ¨estudo sobre a Independência mexicana¨, com o colégio.

Quem acompanha minhas aventuras por aqui, já sabe da existência do ¨Dia do Grito da Independência Mexicana¨, que rola aquela festa gigante e tudo... Pois bem, foi em Dolores Hidalgo que esse tal grito foi dado....! Vejaaaaaaammmm: ¡Viva México! (Quem nunca ouviu?)

A cidadezinha de Dolores, um dos Pueblos Mágicos do México, é conhecida como o berço da independência mexicana, com muitos cenários históricos super importantes pro país, além de apresentar excelente gastronomia e muito, mas muito mesmo, artesanatos a ótimos preços. Fica a mais ou menos, 1 hora e meia de SLP, no estado de Guanajuato.
Eu quando cheguei, esperava ser como os outros pueblos, dde 4 , 5 ruas, mas não! É grandinho até...








Dolores antes era uma fazenda  (La Erre) , de cria de gado. O padre Miguel Hidalgo se prontificou a ajudar a comunidade local, com escola, cursos... E em 16 de setembro de 1810, aí mesmo se iniciaram os movimentos para a independência mexicana, onde o próprio Hidalgo gritou : ¨Morte ao mal governo!¨.

Como fomos num domingo e chegamos quase pra almoçar, não consegui visitar aos museus que a cidade oferece. O bom é que terei que voltar. Mas conheci a igreja tão famosa....


Parroquia de Nuestra Señora de los Dolores

A construção terminou em 1778.  Óbvio que se tratando de México já vi que a fachada é de Barroco Churrigueresco e de cantera rosa (obrigada curso de artes....rs). O interessante é que o sino que está lá, aquele que Miguel Hidalgo tocou na madrugada de 16 de setembro, é uma cópia. O original está no Palácio Nacional, na Cidade do México.









Outra construção que fiquei encantada também....



Casa de Visitas

Construído por Juan Mercado em 1786, para abrigar os primeiros subdelegados políticos. É de uma arquitetura primorosa, do jeito que eu adoro.... Logo que você chega na Praça Principal, já vai avistá-la. O estilo da fachada de canteira rosa, é barroco. Hoje continua servindo para alojar pessoas importantes do cenário nacional.








A praça principal é cheia de gente, das famosas ¨nieves¨ da cidades, e cheia de lojinhas coloridas e restaurantezinhos ¨pintorescos...¨. Tem um coreto bem cuidado e bonito. A cidade nos surpreendeu muito pela organização e limpeza.
Eu, que sou a maluca das portas e janelas do México, fui a loucura com tantas que existem por aí, daqueles lindas. 









Outra coisa que quem gosta das artesanias mexicanas como eu, não podem perder é o ....


Mercado de Artesanias

Podem caminhar umas 5 quadras da praça principal e vão encontrar uma ruazinha super colorida, cheia de gente, mas super organizada, de lojas onde se encontram todo tipo de louças e decor do México. É de enlouqucer!
Não vou falar pra vocês que é de TALAVERA, porque esse nome só pode ser usado por Puebla, mas, de Vajillas, que no final das contas é exatamente a mesma coisa.
É um mosaico de cores infinitas, e tem que ter um super auto controle e despreendimento pra não sair comprando tudo que ve pela frente.
Eu passei no teste. Comprei UM SÓ vasinho, juro! Extramamente controlada....hahahaha.
Super BBB, bom, bonito e barato.











E onde comer que ninguém é de ferro.....?????


Ali em frente a rua mesmo, no restaurante indicado pelo meu querido Raul, DON CAMARÓN.
D E L I C I O S O.
Ótimo atendimento, comida boa e barata (melhores empanadas da vida!) e de quebra o garçom é Romeo Santos..... hahahaha.
Poderia passar o dia lá comendo, mas não dei conta.....









Uma pena eu não ter conseguido visitar os museus, eu, que adoro, mas voltarei certamente.....
E eu continuo achando Guanajuato meu estado favorito mexicano.... É uma caixinha de surpresas, sempre!


AMEI.




E foi muito mais bacana ainda o passeio porque, sempre ir com amigos é melhor né? Rende assunto pra uma década. :)











Share:

3 comentários

  1. Aiii é muita fofura mesmo. amei as imagens e o relato. Besitos

    ResponderExcluir
  2. Ah, muita vontade de conhecer o Mexico. Teus posts me fazem querer colocar na lista!

    ResponderExcluir
  3. Mel, assim vc me tortura com essas cores, esses pátios, essas histórias!!! Ah, vontade de conhecer seu México Mágico! Bjs

    ResponderExcluir