Trabalhar, 6 anos depois, em outro país.

Eu estou até um pouco chateada, por tanto tempo que nao escrevo no Blog.

Quem me acompanha nas outras redes sociais sabe que minha vida anda uma loucura , e , meu objetivo atual tem sido achar um equilibrio entre: família, trabalho, amigos e o Blog. Confesso que nao tenho obtido sucesso algum nisso! rs (trabalhamos com verdades...)

Mas hoje deu saudade de escrever um pouco e dividir com meu público fiel, que podem ter certeza depois desses anos todos, eu sei quem sao! 


Vamos voltar alguns meses...


Google Images



A vida me prega novamente uma peca, e outra vez, meu marido perde o emprego. Ele eh um excelente profissional, inteligentérrimo, paginas e paginas de especializacoes e faculdades, mas, teve uma certa dificuldade em se adaptar a cultura local. Cada um sofre de uma maneira diferente. Mas o foco nao é ele, sou eu.




Eu fui jogada novamente naquela situacao anterior que ja vivi: desesperada no exterior, pensando no que fazer e considerando voltar ao mercado de trabalho. Dessa vez menos esperancosa porque confesso que ja me sentia ¨velha¨ e há muito tempo parada. Aí que o tal universo coloca no meu colo outra vez A MESMA EMPRESA QUE ANOS ATRÁS eu dispensei: mesma situacao, mesmo desespero, mais meses com meu marido em casa sem renda, e outra vez, a empresa me chamando pra trabalhar!  Acredito que esse cenario foi colocado novamente na minha vida, pra dessa vez, eu tomar a decisao correta. E foi o que fiz.




Depois de um processo longo, com muitas etapas, intenso, muitas entrevistas (e eu tinha certeza que iriam se lembrar de mim, que la atrás eu na hora de assinar nao assinei...), chegou o esperado BEM VINDO AO TIME ! Eu explodi de felicidade por varios motivos: nunca havia trabalhado numa multinacional, estou com quase 40 anos e deixando todo o caos de lado, realmente queria voltar ao mundo coorporativo.


E foi isso que fiz. Voltei. (Em outro país, numa empresa gigante, com a cara e a coragem!)


Eu nem sei como contar pra voces o que foram esses 3 meses. Eu poderia ter feito um reality show e ficaria rica, porque conteúdo pra isso teria de sobra. Acho que a melhor maneira será listar alguns pontos épicos:


- Choque tecnológico.

Pra ajudar , um dos seguimentos da empresa na qual trabalho eh a venda de tecnologia e automacao. Eu saí do Brasil usando telefone fixo na mesa, calculadora SHARP e muitos razoes e balancetes impressos pra ¨ticar¨. Me deparo com 3 monitores imensos, um fone de ouvido e tive que pedir uma caneta e um caderno porque nao existe isso por la (sou old school, memoria visual, nao consigo entender se nao escrevo). Eu entrei em pánico em descobrir que teria que entender tudo aquilo, mal sabia coordenar o mouse nos 3 monitores! Quando fiz a primeira reuniao por Skype, com vários países envolvidos, fiquei em estado catatónico! rs 
O resumo é: parece que fiquei congelada 6 anos e de repente acordei. Em outro mundo. Tipo ¨De volta para o Futuro¨.


Google Images




- Trabalhar com os Milennials.

Isso foi pesado. É pesado. Eu sou a ¨tia¨ do setor. Pessoas na minha idade ja ocupam cargos de destaque na empresa. Como tive que dar alguns passos pra trás, os funcionários da minha plataforma poderiam ser meus filhos. Meu chefe é mais novo que eu. 
A parte boa é que entendem absolutamente tudo de impressoras e computadores.....rs
Mas o impacto tem sido bem grande, estou gastando mais com cremes antirugas e afins... rs Real me sinto velha, ainda mais que tenho meu caderninho e minha caneta....rs







- Leis trabalhistas mexicanas.

É de chorar (nao é minha empresa nao viu gente, é a lei do país!) 
Hora extra é super comum no meu setor, em todos os países! Aqui também. Voce tem que ter responsabilidade e saber dos seus compromissos. Nao adianta nem querer reclamar, porque geralmente no MX quem recebe por horas extras sao os funcionários de fábrica mesmo, de turnos.
Pior ainda sao as ferias: 8 dias uteis (porque minha empresa eh legal, porque pela lei do país sao SEIS) Onde vou viajar com 8 dias de férias? Máximo Querétaro ou Allende (O Brasil é uma mae...).  Mas irei sofrer isso daqui um ano, pra que antecipar sofrimento....rs


- Fundo de Ahorro.

Toda vez que penso em sumir e voltar a minha vida de blogger, rs, acesso as informacoes do meu Fundo de Ahorro...rs Nada mais é que uma ¨previdencia privada¨ que a empresa faz para voce. Ela desconta um percentual do seu salario, e coloca 100% em cima. Em dezembro ela te devolve o dobro do que te descontou. Ajuda checar de vez em quando viu?


- Ingles coorporativo.

Nao entendo porque multinacionais falam tudo em ingles (saber eu sei né, azar o meu que nao domino...rs). É impressionante! rs E meu ingles nunca foi empresarial, meu vocabulário de ingles contábil e financeiro é pobríssimo. Estou apanhando de mao aberta...rs Até descobrir o que eram invoices, PO´s, Fixed Assets.... minha nossa! Sem contar quando tem reuniao com alguns que nao falam espanhol, é o desespero máximo, ingles neles! E manuais né minha gente, que tive que fazer uns mils em ingles!  Mas o Google tradutor taí pra ajudar a gente né? rs
Quanto ao espanhol nao tive dificuldade nenhuma ainda. Ainda.

- Conciliar a vida profissional  X vida pessoal

Essa parte esta pegando. Meu marido está empregado em outra cidade, entao, durante a semana tenho que me virar. Muitas vezes uso a 1 hora do almoco pra resolver coisas, e depois que saio da empresa tenho tudo em pause, me esperando (e quase todos os dias sou UBER da Helo!). Eu ainda nao consegui administrar tudo isso nao, estou falhando muito com o Blog, minhas amigas (tadinha da Flor...)... Mas é aceitável né, com o tempo acredito que tudo se encaixe !


Google Images



- E como é trabalhar com mexicanos?

Eu tava bem apreensiva quanto a isso porque a diferenca cultural é um fator pesado (seja aqui ou na China). Mas eu tive sorte, nao sofri nada. Até entao a grande maioria da minha equipe é bem bacana (jovens, jovens, por todos os lados, jovens....rs) e me tratam muito bem, me ajudam quando preciso e vamos nos apoiando. Nao é regra isso tá? Como já comentei com voces, conheco muita gente que nao se adaptou. Nao existe regra, voce pode estar no seu país e mesmo assim nao se adaptar! Acredito que o fato de ter vivido intensamente com mexicanos por todo esse tempo me deu uma certa vantagem, de saber um pouquinho mais sobre eles, me adaptando. 




Tenho ainda milhoes de coisas pra dividir com voces, mas se continuar animada aqui vai virar A BÍBLIA.  Depois escrevo mais...rs

Tá puxado mas tá muito bacana, uma experiencia ímpar. Nao sei até quando vai durar, quem sabe o dia de amanha né? Mas o tempo que for, está sendo de um crescimento e um amadurecimento sem igual. É bom se sentir ¨útil¨ outra vez (nao que eu nao era... voces me entendem...) e principalmente ter o livre arbítrio de fazer planos com o meu salário. 

Impagável a liberdade financeira, pra quem trabalhou mais de 15 anos.... ;) Nao sei quanto tempo demorarei pra escrever de novo, espero que em breve .

Saudades daqui também! 

ATT, 

MELISSA LIMA.  ;)







Share:

1 comentários

  1. Melissa, me encantó tu post. Tengo una amiga mexicana que vive en Brasil, y le pasó algo similar. Para ella fue sorprendente tener 30 días de vacaciones y que le pagaran las horas extras, así como muchos otros beneficios que en México no existen. Disfruta mucho de tu tiempo en la empresa, y también odio que hablen todo en inglés, estamos en México, pero bueno es parte de la cultura de empresas globales. Saludos con mucho cariño.

    ResponderExcluir