Como tirar/renovar o Visto Americano aqui no México.





A facilidade de morar bem próximo, torna os USA um destino muito viável pra gente. É mais barato, e quando dá aquela vontade de passear fora da República (porque sim, eu tenho vontade de sair do México uma vez ao ano....rs) é muito atrativo.

O dólar hoje, tá um absurdo pra gente também. Então se for de compras, tem que analisar bem se está valendo o pena. Tem itens que aqui é muito mais barato do que lá (incrível né?). Mas eu gosto de passear lá , sem necessariamente gastar.

Deu que meu visto  americano venceu, e junto a isso vem a nova experiência em renovar o visto em solos mexicanos, o que aumenta a tensão que já é normal quando estamos no nosso país. Eu duvido que alguém que se submeta a entrevista do visto, não fique um pouco receoso em ter seu visto NEGADO...rs 




Acabo de fazer o processo, e resolvi escrever os passos pra ajudar vocês. Graças a Deus , no meu caso, ufa, tudo ok!

Escolhi o Consulado de Guadalajara, que era o mais próximo de onde vivo, San Luís Potosi. Clica aqui pra achar seu Consulado Americano mais próximo!
ps: Se você optar pelo de Guadalajara , a super dica que eu posso te dar é ficar no Hotel Laffayette, preço justo e localização EXCELENTE para tramitar o visto. Nada de luxo, mas totalmente funcional. Você vai precisar de dois dias pra tirar o visto, antes era em um só. Mas sem reclamar, agora sai bem mais rápido, antes demorava meses.

Vou tentar um passo a passo:

1 - PASSAPORTE VÁLIDO, checar se seu passaporte está ok.




2 - FORMULÁRIO DS-160. 

É chato, é demorado e tem que prestar a maior atenção, porque todos os dados que você preenche lá, são enviados a Embaixada Americana. Diga sempre a verdade e não omita informações.
Uma coisa muito importante é salvar a cada passo e anotar o seu código para recuperar o formulário salvo. Ele meio que reseta o seu acesso de tempos em tempos, e como o formulário é gigante você vai precisar salvar e reconectar algumas vezes. Geralmente, preencher o formulário com atenção leva de 1-2 horas, então reserve tempo e paciência.  Os documentos que você precisa ter em mãos são: Passaporte, RG, vistos anteriores, dados de filiação, dados de contatos nos USA e de sua possível viagem.
Não precisa mais de fotos, você vai tirar no dia.



3 - PAGUE A TAXA DE SOLICITAÇÃO!
Você pode pagar online mesmo, por cartão de crédito (você tem a opção de pagar por boleto também). O valor atual é de US 160 (dólares). É bom levar em consideração que não é porque você pagou que em caso do visto ser recusado, você vai reaver esse dinheiro. Negativo! 
Bom citar também, que esse preço já inclui o envio o passaporte com o visto, por "paqueteria", a seu domicílio.

4 - HORA DE AGENDAR A ENTREVISTA!
Já disse que você vai precisar ir duas vezes, em dois dias diferentes: a primeira vez você vai ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto), que é onde você vai tirar a foto e as digitais, e a segunda vez é no consulado, onde você vai fazer a entrevista. No caso de Guadalajara, fica bem próximo um do outro. (No CASV fiquei uma eternidade esperando, mas bem organizado, são agendados turmas de 15 em 15 minutos...Atrasou 3 horas :/)
O problema é que você precisa ir primeiro no CASV e depois no consulado. Só que o site te obriga primeiro a marcar a entrevista no consulado e depois a ida ao CASV. Então sempre marque a ida ao consulado sabendo que em algum momento antes disso você vai precisar ir ao CASV. Se você não mora na cidade do CASV/Consulado, pode ser bem esperto e marcar o consulado para terça e o CASV para segunda, assim você pode dormir na cidade e resolver tudo de uma vez.
Você pode alterar no site as datas da sua ida ao CASV e ao consulado com até 24h antes do agendamento, tudo com o número do seu DS160 , que vem no protocolo. Se você decidir mudar de consulado, é possível sim (eu fiz isso!). Mas você tem que gerar um DS160 novo, e reagendar (tem um campo de edição no seu agendamento que você insere o novo número...).



Depois disso tudo....
Chegue linda (o) e disposta no dia do CASV. Lá você entra por turmas de horários pré definidos, então não seja mané e não chegue mil horas antes. 15 minutos é suficiente. Tem que desligar o celular e não pode entrar com aqueles objetos que estamos carecas em saber: frascos de vidro com liquidos, facas, objetos pontiagudos....
Lá você vai tirar suas fotos e digitais. Sem stress. Ele vem depois ....Na entrevista....kkkkkk!
O Consulado é mais organizado, cheguei na hora e passei na hora. Fui sem bolsa, sem nada, só com minha filha e os documentos....rs Foi super de boa e muito funcional. A única coisa que eu quase enlouqueci é que na hora da verificação dos documentos, antes da entrevista , a senhora reteve nossos passaportes e levou pra dentro. Filme de terror!!!! 1 hora de puro pânico e tudo vindo na minha cabeça... Maldita mente pessimista! Já me imaginei como a Sol, deportada....rs (da novela...). Enfim, nunca vou saber o que houve, mas....Segui pra fila depois e , minha entrevista demorou assim....3 minutos!
APROVADA! E sai mil quilos de tensão das suas costas (detalhe que já é meu 4. visto pros USA!)



Não me pediram nenhum documento adicional , mas é bom ter em mãos sempre, pra caso de questionamentos:
- FM2 ou FM3, ou seja, seu visto de permanência no México.
- Certidão de Nascimento/Casamento
- Extratos bancários dos últimos três meses (a movimentação deve ser compatível com a renda declarada)
- Imposto de Renda.
- Comprovante de Endereço.
- Carta convite da empresa e/ou instituição caso vá participar de cursos ou congressos.

Deixe para comprar as passagens e reservas de hotéis somente depois de ter seu visto aprovado, vai que né? Só se você tiver rasgando dólares.

Agora só esperar o visto chegar, ele demora até 10 dias! :)

Se quiser mais informações só entrar no site da Embaixada:




Depois disso só plantar dólares e BOA VIAGEM! rs Arrumar dólares acho que tá mais difícil....rs




Parceiros do Blog:








Share:

14 comentários

  1. Muito bom...foi isso mesmo, tirei em Df e foi exatamente assim.

    ResponderExcluir
  2. Melissa,
    Sou brasileira e vou ao México em novembro. Solicitei meu passaporte nessa semana, mas estão demorando para entregar e vou poder retirá-lo somente em outubro. Meu visto americano já expirou, e eu tinha a intenção de passar uns dias nos EUA já que vou estar tão perto. Sabe me dizer se consigo tirar o visto americano na CDMX sendo turista no México? (Como vou passar poucos meses não pretendo tirar visto de permanência.) Porque acho que se eu tentar por aqui não vai dar tempo devido a essa demora no passaporte...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola! Nao consegue. Como turista vc nao consegue dar entrada nos papeis do visto, pois para isso precisa apresentar uma serie de documentos que só quem vive aqui e tem residencia, possui. Saludos!

      Excluir
  3. Putz! Obrigada pela resposta. Será que consigo o visto de permanência e para trabalhar com imagen (eventos) e como modelo já estando aí?

    ResponderExcluir
  4. OI, desculpa incomodar com a pergunta hahaha, mas estou como estudante aqui no México, ficarei por 9 meses, será que que consigo tirar um visto de turista pra USA?

    ResponderExcluir
  5. Oi Melissa, sabe me dizer se posso entrar com o celular na Embaixada? Não me locomovo muito bem no Mexico sem ele!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Melissa,
    Irei estudar por um semestre no México e tenho tido dificuldades em encontrar acomodação. Vc recomenda algum site que ofereça boas condições para estudantes?
    Saludos!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada por compartilhar todas essas informações, Mel! Tirou minhas dúvidas! Gratidão!

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde. Eu estou morando em Monterrey a trabalho. peguei aquela autorizacao na imigracao do aeroporto na cdmx de 180 dias de permanencia. Como vou ficar aqui muito tempo, queria passar o final de ano com amigos da empresa nos estados unidos. Sera que so com essa permissao de 180 dias eu consigo o visto ou gastei 160 dolares a toa? ja preenchi o ds-160 e ja paguei a taxa. falta agendar entrevista e tirar a foto. Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ui! Sinto informar mas o visto legalmente só é concedido q estrangeiros com visto de residencia temporal/permanente. Vc pode arriscar já que já pagou (!), mas, tenho quase certeza que será negado. Esse visto que vc tem nao aplica. Mas tenta né, perdido por perdido, quem sabe tem sorte :)

      Excluir
  9. Nossa que decepcao. Mas em lugar algum la no site da CEAC quando preenchi o DS-160 informou esse detalhe. Que pena. :( Obrigado mesmo assim

    ResponderExcluir
  10. eu sou brasileiro e quero fazer o visto americano, eu preciso fazer a traducao dos meu documentos ?

    ResponderExcluir