Pedindo BECA (bolsas de estudo) no exterior.







O desemprego express do meu marido, gerou muito assunto novo, como já havia dito.


Nessa hora acho que em todos os 4 cantos do planeta, o plano é economizar de todas as maneiras. Você pega seu orçamento e enxuga o máximo que pode, tira todos os supérfluos, diz um adeus temporário ao Costco e a Zara e faz um plano ¨Tortillas y Frijoles¨ , como chamamos aqui em casa.

E nesse plano todo me deparei com um gasto alto na nossa planilha: Escola.

Sempre falei pra vocês que escola aqui é mais barata. Sim, continuo falando que escola aqui é MAIS BARATA, comparada ao Brasil. Mas depois de 3 anos ganhando em pesos mexicanos, perdendo referências de comparativos com o real, já sei que pra padrões locais a escola da minha filha é cara.

Eu não queria tirar ela do colégio, tinha pagado tudo já e esse, é seu último ano de primária. Aqui eles fazem a famosa festa de formatura e a turminha dela que , já estão juntos há 3 anos, vai viajar pra um acampamento super tradicional. Ou seja, esse é o assunto do ano entre eles, o famoso ano da formatura.

O que eu fiz então?

Fiz o que a maioria das mães fariam, vesti minhas ¨sandálias da humildade¨, marquei um horário no departamento de Becas, e aí fui.
Becas? São as bolsas de estudo, famosas.

Aí que me surpreendí horrores: não era só chegar e expor toda minha dramática etapa da vida. Eles me ouviram atentamente, e , super solícitos me informaram que eu poderia sim pedir uma bolsa para minha filha só tinha que fazer o seguinte procedimento:






  • Redigir uma carta informando toda a história ao conselho.
  • Junto a essa carta, anexar todos os comprovantes de gastos mensais: extratos bancários, aluguéis, carro (se temos ou não financiamentos...), o que gastamos com comida, se temos empregada....tudo!
  • Anexar um comprovante de desligamento do trabalho.
  • O aluno tem que ter notas boas, para justificar o interesse do colégio em proporcionar uma beca a família.
  • Estar ciente de que o aluno não poderá participar de atividades extra curriculares (como intercâmbios ou viagens de estudo ...)


Depois de praticamente uma Declaração de Imposto de Renda ao colégio, pensam que acabou?

Se convencerem ao conselho, sim. Se este tiver alguma dúvida quanto aos dados informados, contratam uma empresa terceirizada, bancada por você mesmo, pra fazer uma visita a sua casa e averiguar toda a informação necessária. (FBI!!!!)


Ou seja, as becas são dadas sim, mas a quem realmente precisa.


Minha filha sempre foi uma excelente aluna, e , nossa situação foi convincente. Nos deram 3 meses de uma porcentagem de bolsa, que nos ajudaria bastante. Acho que chegar lá, com a blusa do avesso e com 3 km de olheira deve ter ajudado (#abafa!).


Felizmente , depois do desemprego express, já liguei ao departamento de Becas do Colégio, agradeci muito a posição deles e falei que não precisávamos mais. A secretária, nos elogiou mais ou menos uns 10 minutos, pela honestidade, mas assim, bem emocionada mesmo! Me senti feliz e satisfeita. Valores. É isso. 
Se outro dia, Deus nos livre, precisarmos, tenho certeza que outra vez, nos ajudariam.


* Não sei se todo colégio é assim, mas achei legal compartilhar minha experiência. Saludos.







Share:

0 comentários