México Segundo os Brasileiros - San Luis Potosí

Entrevista - San Luis Potosí






 San Luis Potosí é a capital do estado do mesmo nome, no México. Situa-se no centro do país à cerca de 363 km da Cidade do México. Tem cerca de 761 mil habitantes. Foi fundada em 1592. (Wiki)




1 – V.E.M.M.:  Nome completo, idade.


Maria Isabel Fioroni Teixeira, 36 anos.






2 – V.E.M.M.:  Como veio parar aqui no México, na cidade  San Luis Potosí?


Meu esposo, na época meu noivo, foi chamado para trabalhar para a construção da fábrica da BMW aqui em São Luís Potosi. Logo depois de casarmos, larguei tudo no Brasil e me mudei para cá para acompanhá-lo. Atualmente faz dez meses que estamos aqui.



3 – V.E.M.M.:  O que mais gosta da cidade?


O clima... está sempre numa temperatura amena. Apesar da maior parte do tempo ser bem seco, eu acho bem mais agradável do que no Brasil.


Catedral - Plaza de Armas




4 – V.E.M.M.: O que menos gosta?


É uma boa cidade, mas depois de um tempo não tem muita coisa diferente para fazer. Sentimos falta de mais atividades culturais e mais lazer.



5 – V.E.M.M.: E o custo de vida, como é?


Comparado com o estado de São Paulo, em geral, as coisas aqui são mais baratas. Principalmente artigos americanos, que no Brasil são caríssimos. Mas, infelizmente, o custo de vida está aumentando e cada vez ficando mais parecido com o Brasil.






6 -  V.E.M.M.: Tratando-se de segurança, como você qualifica a cidade?


Acredito que São Luís Potosi é uma cidade segura. Até agora não tivemos problemas. Porém, às vezes tem rumores de alguns incidentes. Sinto que não tem muita informação sobre as coisas que acontecem na cidade.



7 –  V.E.M.M.: Quais são os pontos turísticos que você indicaria pra um turista que quiser conhecer sua cidade?


Os lugares que valem a pena conhecer por aqui são o Centro Histórico, o Cerro de São Pedro e o Parque Tangamanga. No estado de São Luís Potosi também tem muitas outras atrações como a Huasteca Potosina e a cidade fantasma Real de Catorze.



Plaza Arazanzu




8 – V.E.M.M.:  Qual o prato típico da sua cidade?


Enchiladas potosinas, uma espécie de tortilha preparada com pimentão vermelho e recheada com uma mistura de queijo com  pimenta e cebolinha. É servida acompanhada de queijo crema, alface e guacamole.



9 – V.E.M.M.: As pessoas te acolheram bem quando você chegou?


Antes de chegar já fiz amizade com a Mel... e foi uma super amiga desde o começo. Logo conhecemos mais brasileiros que moram aqui. Fomos muito bem acolhidos. Os mexicanos que conhecemos também sempre foram muito amáveis. Em geral, acredito que os mexicanos simpatizam muito com nós brasileiros.






10 –  V.E.M.M.: A cidade que você mora tem algum artesanato típico?


Em um pueblito chamado Santa Maria del Rio são feitos os rebozos de Santa Maria, uma espécie de xale feito manualmente.



11 – V.E.M.M.: Como é o clima da sua cidade?


Como mencionei antes, é muito agradável. Mesmo no verão, pela manhã é sempre friozinho, em torno de 14 graus. E durante o dia o clima esquenta, chegando próximo dos 30 graus. No inverno, pela manhã chega próximo a zero grau e durante o dia esquenta até 20 graus. O clima, em geral é bastante seco, mas nos meses de Setembro e Outubro chove bastante, causando algumas enchentes já que a cidade parece não estar preparada para tanta água.






12 – V.E.M.M.:  Quais são bairros bacanas pra viver, de  acordo com classes (média e alta)?


Os melhores bairros estão na região sudoeste, próximo ao Parque Tangamanga e à Plaza San Luiz. Mas também existem bons condomínios em outras regiões da cidade.







DICAS:


Hotel pra se hospedar:  Hotel San Agustin no centro histórico, Holiday Inn Quijote, Real Inn, Hilton.


Restaurante imperdível: Argentino na Plaza Citadela, tudo é gostoso apesar dos preços serem um pouco salgados.


Café imperdível: difícil escolher, mas recentemente descobrimos o Bistronomia, um café pequeno e charmoso com opções deliciosas.






*todas as fotos e texto são de responsabilidade do entrevistado em questão. O Blog agradece pela disponibilidade em colaborar! Gracias! Viviendo en el México Mágico!


Share:

0 comentários