REGIAO NORTE - Naucalpan,Tlalnepantla, Atizapan de Zaragoza, Nicolas Romero, Ecatepec, Cuautitlán Izcalli, Azcapotzalco

Nicolas Romero / Ecatepec/ Cuautitlán Izcalli:


São regiões mais ao Norte, sei que há brasileiros que vivem lá e fizeram sua estrutura, vivem bem com suas famílias, mas pessoalmente eu não gosto dessas regiões, portanto não recomendo. Em primeiro lugar está longe da “cidade”, chegar em um bom hospital demora horas, ou a qualquer ponte de acesso central. O transito é pesadíssimo, porque são regiões populares e muito povoadas, o fluxo e pessoas que vai em direção ao centro é imenso, por todas as vias. 






Os níveis de insegurança e criminalidade estão entre os mais altos da região de CDMX e EDOMEX, é onde mais “desaparecem” pessoas, não falo de sequestros motivados por dinheiro, mas desaparecimento, especialmente crianças e mulheres, muitas das comunidades pobres. Vejam bem, posso ser taxada de elitista, mas eu prefiro sacrificar outras coisas em função da segurança, e nessa região não me sinto segura. Se tiver que trabalhar nessa região, sugiro viver nas Delegaciones de Tlalnepantla ou Atizapan de Zaragoza






Azcapotzalco  -


(tente falar 3 vezes sem engasgar, rs). Se considerar a direção centro-norte, é a última delegación dentro da Ciudad de México antes de entrar na Zona Metropolitana do EDOMEX. Trata-se de uma região industrial, com alguns centros empresariais e pouca estrutura residencial. Não é considerada uma zona segura, não há boas referências de hospitais, escolas infantis, as zonas residenciais não oferecem estrutura de segurança para indivíduos ou família, eu pessoalmente, não recomendo morar lá.  É uma região com transito pesado nos horários de pico e relativamente bom em outros horários.
Da mesma maneira que citei acima, para quem vai trabalhar por lá eu também recomendo viver em Atizapan,Tlalnepantla ou Nalcaupan.






Tlalnepantla –






Municipio que faz fronteira com a Ciudad de México, é cruzada pelo Periférico Norte, do lado direito (centro/norte) é uma zona industrial, feia, pouco segura, parecida com Azcapotzalco. Do lado esquerdo do periférico é parte do Valle de México, uma região antiga e residencial, eu brinco que é mais “normal” ou seja, com menos estrangeiros por m2.

Tlalnepantla é enorme, e tem vários bons bairros para se viver. Bellavista e Club de Golf Bellavista, Satelite, El Dorado, Mirador, Jardines de Santa Monica, Jardines de la Cañada, Arboledas, Calvario, Valle Dorado, Pirules, todos tem saídas ao Periferico, encontram casas, condomínios e edifícios com valores de 10 a 20 mil pesos, serviços em geral mais baratos. Encontram hospitais medios, facil acesso aos melhores da cidade, possui boas escolas, serviços em geral. Em Tlalnepantla é possivel alugar uma boa casa ou apartamento de classe média de 9 a 15 mil pesos.


Naucalpan 




Também fronteira com Ciudad de Mexico Naucalpan foi uma região planejada nos anos 70, com ideia de ser um subúrbio de classe média, conta com o mais antigo e tradicional shopping da região – Plaza Satélite, várias escolas, hospitais.  



A região de Satélite é totalmente formada por circuitos onde não há semáforos, construída de forma inteligente para não incrementar o transito, e surpreendentemente funciona até hoje, apenas de naturalmente saturar nas área onde encontra vias expressas como Periférico ou Gustavo Baz. 




Há muitas opções de moradia em Naucalpan, com boa infraestrutura e fácil acesso a toda cidade, por periférico ou carretera. Também é um município grande, é bom escapar da zona mais central, pelo transito e segurança. Recomendo os bairros: Satelite, Echegaray, Lomas Verdes, Jardines de San Mateo, Fuentes de Satelite, Santa Cruz e outros, mas aqui sugiro que redobrem a atenção nos cuidados ao escolher a casa pensando em segurança. Os valores de aluguel variam em torno de 10 a 20 mil pesos, de casas ou aptos com segurança.


Atizapan de Zaragoza –






Uma região muito gostosa para se morar, parte dela é reserva ecológica, por isso recebe mais subsídios do governo para serviços (quando se mantem o consumo baixo) que outras, da mesma forma se o consumo for alto, os valores podem ser exorbitantes! 



Atizapan é uma grande área que se destaca de Naucalpan e Tlalnepantla porque possui áreas “comuns” e nobres. Porém, assim como Naucalpan é uma região onde a violência e criminalidade aumentaram bastante ultimamente.



Possui uma fácil via de acesso pela Carretera México – Lecheria que dá acesso a carretera México Toluca, e também pelo periférico na região mais próxima ao Valle de México. A região de Zona Esmeralda é uma área planejada, relativamente nova, possui condomínios de luxo, com bons níveis de segurança, dizem as más línguas que há muitas famílias de narcotraficantes na região, inclusive é onde o mais famoso chefão da máfia do narco está cumprindo prisão domiciliar, depois de cumprir algumas décadas na cadeia. Em Zona Esmeralda temos Chiluca, Hacienda, Valle Escondido, Sayavedra. Os alugueis aqui estao em torno de 15 a 30 mil pesos, dependendo do tamanho da residencia pode subir bem mais.

Há boas escolas, centros comerciais, serviços em geral, falta um hospital mais perto, mas via carretera chegamos no Hospital Angeles de Interlomas. Apesar de uma zona muito agradável, as vias de acesso a cidade são um pouco saturadas, então há que pensar bem se compensa a distância de onde se trabalha. 



Fora de Zona Esmeralda temos várias opções de bairros mais simples, mas com boa estrutura em geral, com valores bem mais acessíveis. Dentre eles destaco: Arboledas, Calacoaya, Presa Madin, Club de Golf Bellavista, Jardines de Atizapan, Arboledas, Mayorazgos, Vergel de Arboledas. Nessas ultimas regioes um alguel custará entre 12 a 18 mil pesos com segurança.


Fiquem ligados que se trata de uma série de posts!


Veja também:


REGIÕES CDMX: Centro - Polanco

REGIAO PONIENTE - Santa Fé, Cuajimalpa e Interlomas.






Escrito por:








Fabiana Giannotti, brasileira radicada no México desde 2008.. Blogueira, Escritora, Fotografa, Assessora a expatriados. Me considero afortunada por viver no México, aprender a respeitar e conhecer essa bela cultura. Conhecer, adaptar-se, aprender, mudar, acostumar, respeitar, amar o diferente são algumas coisas que descobri nos últimos anos, além do fato que, por mais perfeito que seja o plano tudo pode mudar de repente...

E-book, livro digital – Venda direta: fabiana.giannotti@yahoo.com.br:







Se gostou desse texto, comparta com seus amigos, conheça nossa fanpage e faça parte dessa enorme familia brasileira no Mexico!





Share:

0 comentários