La Reina del Sur - A Rainha da Zorra Toda


A musiquinha da abertura bem típica mexicana e nada inspiradora, anuncia a chegada da "Tia Teresa Mendonza" ou simplesmente La Reina del Sur.







A Telemundo resolveu inovar em 2011, produzir uma novela baseada em fatos reais, cujo a protagonista é uma traficante internacional de drogas. Ta parecendo uma novela da Globo 'né nom'?
A Rainha do sul (que não é gaúcha, tampoco catarinense rsrs), inaugurou um modismo que desde então toma conta do horário nobre da emissora estaduinidense, as narcoseries ou narconovelas, histórias baseadas na vida de grandes narcotraficantes.


Alvo de muitas críticas por seu conteúdo pesado, este tipo de produções mesmo com desgaste gigante, ainda faz sucesso não só na Telemundo mas em vários países que exibem suas histórias, ou até mesmo criam suas próprias versões. Além do Brasil já exibir via tv a cabo algumas destas histórias (inclusive a própria "Rainha do Tráfico", nome que a Globo escolheu para ter mais sentido aqui do Braseeel) e atualmente fazer algo semelhante com a personagem da Juliana Paes na novela das 9, países resistentes a promover estas histórias em seus canais principais como o México, acabaram entrando na onda, a versão mexicana de Rosário Tijeras (Tv Azteca) e La Piloto (Televisa), são exemplos.







Teresa Mendoza (Kate del Castillo), uma mulher de 23 anos que vive com o namorado, "El Güero" (Rafael Amaya, que depois  disso viveria um grande astro deste tipo de série "El Señor de los Cielos"), um traficante de drogas e estrela em ascensão no cartel de Sinaloa, México. Na verdade ″El Güero″ é um agente infiltrado da DEA (Departamento anti-drogas do governo dos Estados Unidos) e suas ações visam reduzir os lucros do cartel. Ele acaba sendo assassinado por ordem de Epifanio Vargas (Humberto Zurita), o líder do cartel, que descobre o seu disfarce. Teresa acaba tomando conhecimento da tragédia através de um telefonema e acredita equivocadamente que ele foi morto por rivais da organização. Acreditando que Vargas é seu protetor, entrega a ele a agenda comercial de "El Guero", com muitos segredos do cartel, em troca de sua ajuda para fugir do país, para iniciar uma nova vida..





A partir daí iludida, revoltada e atraída por tanto dinheiro "fácil", Teresa torna se a rainha da Zorra Toda! Com direito a muito palavrão, tiro - porrada e bomba, e até beijo lésbico.
Os hatters dizem que este tipo de história só prejudica todo o racismo enfrentado pelos mexicanos e latinos em geral nos Estados Unidos.
Kate Del Castillo, ja havia feito muito sucesso em suas novelas na Televisa (La Mentira, Muchachitas), e também no cinema, mas foi aqui que sua carreira deslanchou, tão rápido como afundou.
Sim, isso mesmo! Pra quem não sabe, Dona Kate se meteu em um babado daqueles...
Imagina que a Interpol está atrás de um dos narcotraficantes mais procurados do mundo, o mexicano "El Chapo". Aí ele esta foragido, aí a própria Kate sabe onde ele está, e tem encontros com ele e o ator americano   Sean Penn   , segundo eles para fazer acertos para produzir o filme biográfico da vida do foragido. Aí esta história vaza .... aí BOOM! Kate no olho do furacão, dizem as más linguas que ela está proibida de pisar em terras mexicanas.
Bom aí está resumidamente tudo o que envolve ela que abriu caminho para todas estas novidades que estão acontecendo na telemadrugia latina, nada mas, nada menos "La tía Teresa Mendoza"...








Kate Del Castillo,   44 anos filha do grande ator mexicano Eric Del Castillo, com vários novelas no curriculun, sendo a sua estreia na novela juvenil "Muchachitas", mega sucesso de 1991. Com fama de namoradeira, inclusive de ter pescado o dono da Televisa, seguiu carreira com novelas juvenis até a chegada de outro grande sucesso "La Mentira". A partir de 2004 deu preferencia ao cinema, e pontas em séries americanas.




Escrito por:





Nathan Delfino, desde muito pequeno por volta dos 8 anos já fã inexplicavelmente da cultura mexicana (o que chegava a assustar os pais), até o espanhol aprendeu autodidaticamente. O nérd da escola, ainda se destacou em dois festivais de dança infantil (2000-2001), que ganhou ambos em segundo lugar, e a partir de 2007 em uma cia de teatro amador da cidade de Torres-RS, tendo aulas de teatro em SC em 2011, em busca de me especializar na área.


Em 2010, uma rápida passagem como modelo fotográfico, mas no mesmo ano uma decisão foi tomada: unir dois sonhos, o profissional (seguir carreira na atuação) com o pessoal (ir para o lugar dos meus sonhos o México); e a partir de então levando isso a serio, e driblando os preconceitos em 2012, criou o blog como forma de se expressar, e falar sobre aquilo que para ele era importante. Graças as redes sociais, hoje tudo se facilitou e já no primeiro trimestre de 2015, a primeira parte do seu sonho se realizou : México!


Share:

0 comentários