4 Motivos pelos quais FAZER AMÉRICA nao é uma boa opcao no Mexico

Brasil está vivendo a maior crise da história, não só porque não há emprego, segurança, a educação consegue piorar a cada dia, mas principalmente porque acabou a esperança. A corrupção, a impunidade estão minando a cada dia a boa vontade das pessoas de bem. Se somamos isso ao fato das redes sociais nos permitirem acesso a qualquer parte do planeta, e um dos efeitos dessa nova sociedade é que postamos sempre os melhores momentos, a grama verde, a selfie calculada.






Há mais de um século, o 3º mundo sonha em fazer América, não é nenhuma novidade, mas nunca pareceu tão fácil fazer isso. Podemos fazer um check list em algumas horas de tudo que necessitamos para mudar de país, como escolher uma casa, encontrar emprego em sites internacionais, documentação necessária. Milhares de blogs disponíveis por pessoas que desbravaram terreno antes, trilharam caminhos e as vezes parece fácil, porque, verdade seja dita, vemos, lemos, ouvimos e absorvemos o que queremos. Mas não é fácil. Nunca foi, e não é porque temos ligação gratuita via internet, vitrine de fotos no Instagram ou facebook, que a saudade e ausências doem menos. Não é porque lemos a respeito em blogs sobre as dificuldades de adaptação ou Choque Cultural que o impacto será menor quando nos sentirmos frustrados, tristes ou inadequados.





Eu entendo completamente os brasileiros que querem buscar melhores oportunidades, eu fui uma delas, e apesar de não viver no mundo perfeito já não tenho vontade nenhuma de voltar ao meu amado país, mas realmente acho que muita gente está iludida em relação ao sonho de morar fora. Quando eu saí do Brasil tinha o frio da barriga e nenhuma ilusão que seria fácil, não tinha referencias do que me esperava e estava disposta a abrir várias portas no escuro. Já tentei descrever o que há por trás dessas portas no blog, mas ler não é o mesmo que viver.

Recebemos diariamente mensagens e e-mails de brasileiros que estão dispostos vir com cara e coragem para tentar uma nova vida, e infelizmente sabemos que haverá muita decepção e riscos nesse caminho. Maiores problemas a serem enfrentados?




  • Golpes contra estrangeiros.





Gente, nunca antes escutamos tantas histórias de golpes virtuais. Malfeitores se aproveitam da necessidade e boa fé e efetuam golpes. Não acredite em agencias que cobram de você para conseguir trabalho, não alugue casa pela internet, mesmo pessoalmente não pague nada antes de ter um contrato ou chaves (o mesmo vale para carros). Infelizmente esse tipo de crime está cada vez mais organizado, tem páginas na internet, e-mails, telefone. Se conseguir um trabalho pesquise bem a empresa, aqui no México uma empresa precisa ter autorização para contratar estrangeiros, não é uma tarefa fácil e há muita proteção, portanto, via de regra, as oportunidades estão em grandes multinacionais.




  • Segurança.






México é um pais inseguro. Ponto final. Nas grandes metrópoles, onde normalmente estão as oportunidades de trabalho, ao menos. Para viver bem nelas, vivemos na bolha e pagamos caro por isso. E não somos ricos para viver nessa bolha, trabalhamos duro e as vezes o salário é justo, mas aqui não tem muitas opções de meio termo. Podemos sim encontrar qualidade de vida, lugares bons para morar, escolas boas para nossos filhos, bons carros para dirigir, e é relativamente mais fácil obter tudo isso do que no Brasil, mas custa caro, em todos os aspectos. Vir para cá sem uma estrutura razoável é perigoso, especialmente para mulheres e crianças. (pesquise sobre índices de feminocidios e sequestro ou “sustraccion de niños niñas y adolescentes”).







  • Deportação.





O volume de brasileiros fugindo do Brasil é imenso. Para aqueles que querem tentar vir sem visto de trabalho, para tentar a sorte aqui, além de todos os riscos que correm de vir sem uma devida infraestrutura, ainda podem ser barrados na migração. Está acontecendo em todos os grandes países do mundo, brasileiros estão se tornando fator de risco, especialmente se for jovem, mulher e sem um bom trabalho fixo no Brasil. É direito de uma nação determinar sem ter que explicar porque, quem entra e quem sai. A menos que entre com um visto de trabalho, familiar ou de estudante, corre riscos. Nos EUA e Europa já ouvimos relatos de pessoas irem presas (cadeia, não “salinha”) sem qualquer explicação até serem deportados de volta. Mundo pós set/11, era Trump...







  • Fazer dinheiro Fácil.



Gente, viver fora custa caro. Criar uma infraestrutura segura custa caro. No México, no EUA, na Europa. México paga mal, se vier SEM um bom trabalho vai viver mal e estar sujeito a riscos desnecessários. Se vier COM um bom emprego e quiser fazer sua vida na bolha e pagará caro por ela, e quando digo bolha, nao falo em condominios luxuosos e escolas internacionais para expatriados, falo de buscar um condominio fechado com segurança, na classe média mexicana, que já é um padrao de vida muito mais caro que a imensa maioria da populaçao local.



Se achar que vai chegar aqui. como turista e encontrar um BOM EMPREGO logo de cara as chances de se frustrar são imensas. Não tenha ilusões, algumas coisas custam mais barato, mas o custo de um estrangeiro é sempre maior que de um local, é o custo da adaptação. Ah eu posso viver como um local, sem luxos. Sim pode. Mas saiba que está sujeito sim a mais riscos, porque nao é um local e nunca será. Eu, como paulista sou ludibriada facilmente no RJ, no Nordeste por exemplo. E falamos de diferenças regionais. Diferenças culturais em outro país sao uma ponte muito mais longa a ser percorrida.





A intençao desse post é basicamente mostrar que nem tudo que lemos ou vemos em redes sociais é verdade. Busque informacoes reais, nao apenas pontos de vista alheios ou percepcao. Analise seu estilo de vida e seja muito honesto consigo mesmo. Vale a pena? Que preciso para obter essa experiencia? Sou capaz de lidar com os problemas reais que vao ocorrer?

Se fizer isso e vier consciente, boa sorte, o mundo está sempre aberto para pessoas que estao a fim de se superar e fazer um bom trabalho!!


Escrito por:





Fabiana Giannotti, brasileira radicada no México desde 2008.. Blogueira, escritora, fotografa, assessora a expatriados. Me considero afortunada por viver no México, aprender a respeitar e conhecer essa bela cultura. Conhecer, adaptar-se, aprender, mudar, acostumar, respeitar, amar o diferente são algumas coisas que descobri nos últimos anos, além do fato que, por mais perfeito que seja o plano tudo pode mudar de repente...


Ebook, livro digital - Venda Direta: fabiana.giannotti@yahoo.com.br












Se gostou desse texto, comparta com seus amigos, conheça nossa fanpage e faça parte dessa enorme familia brasileira no Mexico!















Share:

0 comentários