Fisgada pelo estômago! - Sopa de Tortilla e Guacamole

Eu adoro comer!!! Só quem não adora isso é meu metabolismo, mas, nem tudo pode ser perfeito!
Sempre que viajamos faço questão de pedir pelas especialidades locais, de preferência em restaurantes fora do circuito de turismo... Faz parte do pacote estou em outro país, vou pular de ponta na cultura local!
Tive um certo receio de mudar meu status de turista, que experimenta a culinária do destino e volta pro maravilhoso arroz e feijão, para, como residente, encarar diariamente a culinária completamente diferente. É difícil! É muito diferente você escolher num sábado um restaurante mexicano pra comer seus tacos e nachos com guacamole do que você encontrar todo dia o abacate na sua vida! E eu particularmente, nunca havia comido abacate versão prato salgado, só com leite condensado , e cá entre nós, tudo que vai leite condensado fica bom! :)
Quando mudei pra cá, fui surpreendida com uma cultura que sempre achei fofo nos filmes: conquistar a simpatia dos seus vizinhos pelo estomâgo! Eles chegavam na minha porta, meus vizinhos, se apresentavam com "regalitos", um prato típico e os dados deles, sempre acompanhado de um "Aqui tienes tu casa!", nome e celular. Eu, no auge do meu espanhol de 4 frases prontas, só repetia mil vezes "Gracias"e confiava na linguagem universal do sorriso!. E assim comi tamales, chocolates Constanzo, pães caseiros, empanadas, enchiladas, e........ comecei a correr!!!! (literalmente, correr mesmo).  Pra retribuir, eu, que nunca fui de ter tempo de cozinhar muito, mas tenho uma mãe meio Ana Maria Braga, resolvi pensar em receitas tipicamente brasileiras e fiz coxinhas e brigadeiros. PARA TUDO! Conquistei grande parte do condomínio ... Ficaram malucos! E....Assim iniciou-se muitas amizades!!!! Entre tamales e coxinhas, empanadas de cajeta e brigadeiros.... A culinária unindo pessoas! 

Eu e minha vizinha Vick, gostamos muito de cozinhar, e nessa história de troca de gentilezas, combinamos que faríamos nas sextas feiras, aulas em casa! Ela escolhia um prato mexicano e eu , respondia com um prato brasileiro! Um sucesso nossa parceria! E porque não dividir com o pessoal do blog???

Vamos lá então, na aula de hoje, 2 receitas:

Guacamole.
Sopa de Tortilla.

Já da pra fazer uma noite mexicana em casa!!!! rs :)

SOPA DE TORTILLA 

Um dos meus top 5 da culinária mexicana! Adoro!

Ingredientes:

- 10 tortillas mexicanas, ou, no Brasil, RAP 10, da pulmann (pra substituir)


- 4 tomates maduros
- 1 cebola média
- 2 dentes de alho
- 2 caldos de galinha
- Queijo branco
- 1 abacate maduro
- Crema , ou, no Brasil, substituir por requeijão.
- 3 pimentas vermelhas secas
- Sal, pimenta, a gosto
- Oleo para fritar

Passo a passo:

Primeiro de tudo, cortamos as tortillas em tirinhas, aqui chamadas de Julianas (nao sei por que), e depois, fritamos em óleo quente (colocamos sal enquanto entao sendo fritas...):



RESERVE.



1 - Numa panela, colocar 1,5 l de agua e os tomates e levar ao fogo.


2 - Adcionar 2 dentes de alho inteiros,


3 - A cebola, descascá -la, cortar em pedaços e antes de junta-la a panela com o tomate e o alho, colocar em uma panelinha com azeite e leva-la uns minutos ao fogo pra tirar a acidez. Depois disso , junta-la a panela com os tomates, ao fogo.




4 - As pimentas vermelhas secas, abrir, tirar todos os carinhos e juntar a panela ao fogo.


5-  Enquanto ferve a panela, aproveitamos pra cortar cubinhos do queijo e do abacate.


RESERVE.

6 - Depois de mais ou menos 20 minutos de fervura, colocar todo conteudo da panela bara bater no liquidificador, junto com 2 cubos de caldo de frango.


7 - Peneirar o conteudo em uma panela e adicionar uma colher de azeite e umas 3 folhas de Epazote, ou, mastruz no Brasil. O Epazote é uma erva típica da culinária mexicana, com um aroma de limão. Se não acharem pode ser substituído por coentro, mas é distinto o sabor.


Deixar ferver mais um pouco e temperar a gosto.


Para montar o prato de sopa de tortilla, colocar no prato primeiro tirinhas fritas, depois o caldo, e adicionar os cubinhos de queijo branco e abacate. O toque final é colocar la crema/o requeijão, num saquinho plástico, fazer um furinho na ponta e adicionar ao prato ( como um chantilly).


 Pra acompanhar:

 GUACAMOLE

O nome "guacamole" tem origens indígenas: "Ahuacatl" (abacate) e "mole" é um nome genérico para "molho", embora o verdadeiro guacamole seja totalmente diferente, levando na sua composição chocolate.

Essa é a verdadeira: uma receita de guacamole tão autêntica que você quase pode ouvir os Mariachis cantando e vai ter vontade de tomar tequila e gritar ARRRIIIIBA. ;) (sem chocolate, aí, pra mim é demais)

Ingredientes:
- 4 abacates maduros descascados
- 1 colher de sopa de cominho moído
- 1 tomate médio maduro, sem sementes, em cubos
- 1/2 xícara de cebola branca picada
- 2 pimentas serrano, sem sementes, picadas
- 1/4 de xícara de folhas de coentro picadas
- 4 colheres de sopa de suco fresco de limão
- Tempero de pimenta, sal marinho e pimenta branca a gosto.

Preparo:
Pique o abacate em pedaços grandes e esmague grosseiramente em uma tigela grande com um garfo. Adicione os ingredientes restantes e misture suavemente - não deixar ficar homogêneo, os pequenos pedaços fazem parte da receita. Prove e ajuste o tempero com mais molho de pimenta, sal e pimenta se desejar.

Pra acompanhar Nachos, ou , Doritos sem  sabor mesmo.


Como dizem aqui....

...TODO MUY EXQUISITO!!!! RIQUISIMO! Provecho! :)





Share:

4 comentários

  1. Que tudooo! Agora no frio essa sopinha cai bem! Eu sempre compro tortilhas neste lugar www.villabuena.com.br, mas nunca fiz sopa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sim, aproveita que tá frio e posta na pagina do face pra gente ver!!!! :)

      Excluir
  2. Comi essa sopa em dezembro e a comadre Pakita de Madero faz um guacamole bien rico

    ResponderExcluir